quarta-feira, 2 de abril de 2014



Fernando Liguori


अथ आसनम्
हठस्य प्रथमाण्गत्वादासनं पूर्वमुच्यते।
कुर्यात्तदासनं स्थैर्यमारोग्यं चाण्ग लाघवम्॥ १७॥

Os āsanas são tratados em primeiro lugar, e é a primeira parte do háṭha. Assim, se deve praticar os āsanas, que dão firmeza ao yogī, o mantém saudável e tornam seus membros flexíveis.

Haṭhapradīpikā, I: 17


Postura ou āsana se refere a um estado de ser em que a pessoa pode se manter física e mentalmente estável, calma, imóvel e confortável. No Yogasūtra de Patañjali há uma definição concisa sobre o que é o āsana. Ele diz: sthirasukham-āsanam (II: 46), o que significa que a postura deve ser firme, confortável e estável. Neste contexto, āsanas são praticadas para desenvolver a habilidade do praticante em sentar confortavelmente em uma postura por um longo período de tempo, como é necessário durante a meditação.

No pātañjala-yoga, āsana se refere a uma postura sentada, mas no haṭha-yoga significa algo mais. As posturas se ajustam de forma específica de maneira que abrem canais de energia e centros psíquicos. Elas são ferramentas para uma consciência mais elevada, provendo uma estrutura estável para a exploração do corpo, da respiração, da mente e do que está mais além. Os haṭha-yogīs descobriram que, desenvolvendo o controle do corpo mediante o āsana, a mente também é controlada. Por isso, segundo o haṭha-vidyā, o āsana deve ser praticado primeiro.

Āsana e prāṇa

O prāṇa, a energia vital, permeia todo o corpo, fluindo por caminhos definidos chamados nāḍīs, sendo responsável pela manutenção de toda atividade celular no indivíduo. A rigidez corporal deve-se ao bloqueio do prāṇa e subseqüente acúmulo de toxinas. Quando prāṇa começa a fluir, as toxinas são removidas do sistema, assegurando a saúde do corpo inteiro. Como o corpo se torna flexível, posturas que pareciam impossíveis se tornam de fácil execução. A firmeza e a graça no movimento se desenvolvem. Quando a quantidade de prāṇa é aumentada a um grau elevado, o corpo assume determinadas posturas por si só, é quando āsanas, mudrās e prāṇāyāmas ocorrem espontaneamente.

Āsana e kuṇḍalinī

O propósito último do Yoga é despertar a kuṇḍalinī-śakti, a energia de evolução no homem.1 Ao praticar āsanas, os cakras são estimulados e a energia gerada é distribuída pela kuṇḍalinī por todo o corpo.2 Aproximadamente, trinta e cinco āsanas atendem a este propósito: bhujaṃgāsana para o mūlādhāra-cakra, sarvāṅgāsana para o viśuddhi, śīrṣāsana para o sahasrāra etc. Os outros āsanas regulam e purificam as nāḍīs, facilitando a condução do prāṇa ao longo do corpo. O maior objetivo do haṭha-yoga é criar equilíbrio entre as atividades vitais, o processo do prāṇa e as forças mentais. Uma vez que isso tenha sido alcançado, os impulsos gerados passam a despertar a suṣumṇā-nāḍī, o caminho central na coluna, pelo qual a kuṇḍalinī-śakti se eleva até o sahasrāra-cakra, iluminando assim o mais alto centro de consciência humana.3

O haṭha-yoga, portanto, não só fortalece o corpo, possibilitando saúde, mas também ativa e desperta os mais elevados centros responsáveis pela evolução da consciência humana.

Āsanas dinâmicos e estáticos

Práticas dinâmicas envolvem movimentos corporais energéticos. São destinadas para desenvolverem os músculos, criar flexibilidade, aumentar a circulação, soltar os músculos e juntas, relaxar os bloqueios energéticos e remover a estagnação de sangue em diversas partes do corpo. Estes āsanas tonificam a pele e os músculos, fortalecem os pulmões, encorajam o movimento dos sistemas digestivo e excretor. Práticas dinâmicas são especialmente úteis para iniciantes, diminuem tamas encorajando o crescimento de rajas e desaceleram o processo do kapha agravado, aumentando pitta e vāta. Posturas dinâmicas incluem a série pawanmuktāsana, sūrya-namaskāra, candra-namaskāra, paścimottānāsana e halāsana dinâmicos etc.

Āsanas estáticos são executados por praticantes intermediários e avançados ou por pacientes com vāta e pitta agravados. Eles têm um efeito sutil e poderoso no corpo energético (prāṇamaya-kośa) e na mente (manomaya-kośa). São praticados com pouco ou nenhum movimento, o corpo freqüentemente permanece em uma postura por alguns minutos. Estes āsanas proporcionam um massageamento suave nos órgãos internos, nas glândulas e nos músculos, bem como relaxam os feixes nervosos que percorrem o corpo. Os āsanas estáticos têm como objetivo essencial promover a tranqüilidade mental, preparando o praticante para as mais elevadas técnicas de Yoga como a meditação, por exemplo. Posturas executadas desta maneira têm o poder de provocar a abstração mental (pratyāhāra).

Āsana, prāṇāyāma e pratyāhāra

Na execução do sādhanā, embora a prática siga etapas, os processos estão completamente integrados. A execução de posturas estáticas, como mencionado acima, recebe o nome de āsana-pratyāhāra. É uma prática poderosa capaz de introverter os sentidos. É a abstração das percepções externas e o foco nas experiências internas, na medida em que elas aparecem na consciência. O prāṇāyāma é, em si, uma prática de pratyāhāra. Sua execução produz o estado de paz e relaxamento necessário para que a mente se introverta. Todavia, a realização do prāṇāyāma segue etapas, como mencionamos no capítulo 6. A primeira etapa ou estágio é a consciência do prāṇa. Isso nós conseguimos pela execução de posturas dinâmicas como a saudação ao sol (sūrya-namaskāra), pela respiração psíquica, conhecida como ujjāyī-prāṇāyāma etc.

O modo ayurvédico de praticar āsanas

Nós vamos falar muito acerca da cultura do āsana na tradição do Yoga, mas colocaremos ênfase na maneira ayurvédica de executar as posturas. Cada nova introdução aos āsanas será uma oportunidade de nos aprofundarmos na ciência das posturas para que possamos utilizá-las como ferramentas terapêuticas e para o nosso crescimento interior. Em outras palavras, iremos abordar o āsana sob a perspectiva espiritual e terapêutica.4

A Āyurveda não olha para os āsanas como forma fixas que por si só diminuem ou aumentam os doṣas. Ela os vê como veículos de energia que podem ser usados para ajudar a balancear os doṣas, se usados corretamente. O mesmo para a maneira que a Āyurveda vê a comida. Enquanto alimentos individuais têm seus efeitos específicos para o aumento ou a diminuição dos doṣas, como preparamos a comida, como temperamos, como combinamos ou cozinhamos os alimentos para misturar as qualidades da comida em um todo harmônico, é tão importante como os itens a serem preparados individualmente.

Enquanto a Āyurveda diz que alimentos com certos gostos são mais propensos a aumentar ou diminuir os doṣas, também diz que precisamos de um pouco de todos os gostos. Assim também nós precisamos fazer com todos os tipos principais de āsanas. É a intensidade e o esforço que variam com o tipo constitutivo. Cada pessoa precisa de um amplo leque de exercícios que lida com toda variedade de movimentos do corpo.

Para Āyurveda, a prática de āsanas deve ser como uma refeição: cada uma deve conter um pouco de cada um dos seis gostos (doce, azedo, salgado, pungente, amargo e adstringente) e um pouco de todos os tipos de nutrientes que o corpo precisa (amidos, açúcares, proteínas, óleos, vitaminas e minerais), mas ajustados para as necessidades de cada constituição individual. Do mesmo modo, a prática de āsana deve conter todos os tipos principais de āsanas necessários para o exercício e relaxamento do corpo todo, ajustado de acordo com os fatores de constituição individual. Deve conter posturas sentadas, em pé, deitadas (em decúbito frontal ou dorsal), expansivas, contráteis, com movimentos ascendentes e descendentes, mas de uma maneira e seqüência que nos mantenha em equilíbrio e leve em conta nossa estrutura individual, condições energéticas e mentais.

Chaves para praticar āsana para seu tipo

Tipo vāta

·         Geral: Mantenha sua energia firme, equilibrada e consistente; modere e leve seu entusisasmo de maneira sustentável.
·  Corpo: Mantenha o corpo calmo, centrado e relaxado; realize a postura vagarosamente e gentilmente, sem uso de rompantes de força, evitando movimentos abruptos.
·         Prāṇa: Mantenha a respiração profunda, calma e forte, enfatizando a inalação.
·         Mente: Mantenha a mente calma e concentrada, aterrada no momento presente.

Tipo pitta

·       Geral: Mantenha sua energia refrescante, aberta e receptiva, como uma lua cheia.
·      Corpo: Mantenha o corpo fresco e relaxado, faça as posturas como uma entrega, para remover o calor e a tensão.
·    Prāṇa: Mantenha a respiração fresca, relaxada e difusa; exale através da boca para evitar o calor, se necessário.
·     Mente: Mantenha a mente receptiva, desapegada e atenta, porém não afiada e nem crítica.

Tipo kapha

·       Geral: Garanta um aquecimento adequado e então faça as posturas com esforço, velocidade e determinação.
·        Corpo: Mantenha o corpo leve, em movimento, quente e seco.
·     Prāṇa: Mantenha o prāṇa movendo-se para cima e circulando; faça respirações rápidas e profundas para manter a energia.
·        Mente: Mantenha a mente entusiasmada, desperta e focada como uma chama.

0 comentários:

Postar um comentário