quinta-feira, 1 de maio de 2014



Fernando Liguori


De acordo com a filosofia do Yoga, o corpo físico é uma manifestação da consciência. É uma cristalização dos padrões kármicos (comportamentais) criados pela mente. Assim, a chave para o trabalho com o corpo é entender a consciência por trás dele, que geralmente nos passa desapercebida. Isso requer que pratiquemos āsanas atentos não apenas nas tecnicidades das posturas, mas também nos estados mentais e emocionais que eles criam dentro de nós.

A Āyurveda compartilha essa teoria do Yoga. Vê o corpo como uma manifestação dos doṣas, que não são apenas fatores físicos da consciência, mas também prânicos e psicológicos. Nós não podemos olhar para o impacto dos āsanas nos doṣas em um nível puramente físico, mas também devemos considerar os efeitos psicológicos.

O Yoga vê os āsanas não apenas como posturas estáticas, mas como condições energéticas, que por sua vez são manifestações da consciência. A energia e a atenção que colocamos na postura é tão importante quanto a postura em si. Nós podemos ver isso na vida diária, em que, como nos sentimos em um plano psicológico, determina a maneira como nos movemos no plano físico. Padrões de sentimentos e de energia em longo prazo determinam a forma e o ritmo do corpo.

Āsana como estrutura física

No nível mais básico, um āsana é uma postura física, um tipo de gesto corporal. Na prática de āsana nós colocamos o corpo em uma posição que tenha um resultado e uma mensagem específica, dependendo da forma que ele cria com o corpo. Cada āsana tem seu próprio efeito natural. Posturas sentadas proporcionam estabilidade na coluna. Algumas proporcionam flexibilidade atrás das pernas. Como a maioria das posturas sentadas gera um estímulo parassimpático, elas criam uma influência agradável e calmante. Posturas em pé elevam a força e a energia em geral. Extensões tendem a nos excitar (estímulo simpático), aumentam a extensão da coluna e criam força nos músculos que elevam o tronco. Posturas de relaxamento equilibram e acalmam as energias criadas pelas práticas de āsana. Todos os āsanas, em grupos ou individualmente, têm suas arquiteturas próprias.

No entanto, como todos os corpos não possuem a mesma estrutura, a experiência de um āsana irá variar dependendo da constituição, flexibilidade e condições orgânicas do indivíduo. O efeito do āsana é uma combinação da estrutura do āsana, que é igual para todo mundo, e a estrutura corporal própria da pessoa, que irá variar não apenas entre indivíduos, mas também ao longo tempo.

Āsana como energia prânica

O corpo físico é um veículo para nossas energias internas, que são definidas por prāṇa. Āsanas são um veículo pelo qual o prāṇa é direcionado. Um āsana não é meramente uma estrutura física, mas uma condição energética. Āsanas expressam uma qualidade de energia, e mesmo posturas para aquietar podem conter por trás uma condição mental e prânica dinâmica. Esse fato dá a todos os āsanas certa neutralidade em seus efeitos energéticos, neutro exatamente como um veículo em si, com o objetivo de sua viagem dependendo do motorista. O āsana é como o carro com o prāṇa sendo sua força motriz. Não é apenas uma questão de ter o veículo certo, mas também movê-lo no sentido certo. O impulso do prāṇa por trás do āsana é tão importante quanto o próprio āsana.
Isso significa que, dependendo de como nós direcionamos nosso prāṇa, o mesmo āsana pode nos levar a diferentes lugares. Por exemplo, uma postura sentada executada com um forte prāṇāyāma pode ter um efeito bastante energético, enquanto com uma respiração comum vai nos aquietar ou mesmo nos colocar para dormir. A energética prânica de um āsana depende de alguns fatores, incluindo o quão rápido fazemos a postura, o grau de força que usamos e, sobretudo, como respiramos durante o āsana. De fato, o objetivo da prática de āsana é acalmar o corpo para então podermos trabalhar o prāṇa. O prāṇa se manifesta quando o corpo está imóvel. Esta é a importância das posturas sentadas para desenvolver o curador interior.

Āsana como pensamento e intenção

Āsana não é apenas estrutura e energia, mas também um reflexo de pensamento e intenção. Nós poderíamos definir āsana como uma forma-pensamento do exercício. Os efeitos do mesmo āsana irão depender de nossa mente estar clara ou nublada, e nossas emoções estarem calmas ou turbulentas. Podemos executar um āsana com precisão técnica, mas nosso estado mental é que realmente determinará o quão libertador o āsana é para nossa consciência.

Nosso estado mental se reflete em nossa respiração. Quando a mente está calma, a respiração está calma. Quando a mente está transtornada, a respiração está transtornada. Portanto, a energética da mente e do prāṇa caminham juntas. Enquanto nós podemos mudar o efeito do prāṇa em um āsana pela respiração, também podemos mudar os efeitos mentais de um āsana por meio da concentração e meditação. Um āsana deve ser um tipo de meditação em forma ou movimento. E assim sendo, nós devemos sempre colocar nossas mente em um espaço sagrado de silêncio, observação e desapego durante a prática do Yoga.

Se nossa consciência não está envolvida durante o āsana, então nossa prática permanece em um nível superficial. Prāṇa segue a energia da intenção, e postura corporal é o resultado disso. O tipo de postura que as pessoas têm reflete como elas colocam suas atenções na vida e o que comumente fazem. É, por isso, que tantos de nós estamos corcundas hoje em dia. Nossa principal postura é sentar-se à mesa, no carro ou no sofá da sala. Isso coloca nossa energia fora de nós e, então, nossa energia interna entra em colapso e se esvai.

Em suma, portanto, o efeito estrutural do āsana é o primeiro fator. O modo como energizamos o āsana com o prāṇa é o segundo. Isso inclui como nós movimentamos através do āsana e respiramos nele. Nosso estado mental é o terceiro fator. A principal regra na prática de āsana é manter a mente calma, controlada e interessada, pois assim não perdemos o foco da prática. Devemos considerar todos os três fatores para um exame ayurvédico dos āsanas. Todos esses fatores estão inter-relacionados. O doṣa freqüentemente possui a chave para o estado estrutural, prânico e emocional de uma postura.

Efeito ayurvédico dos āsanas

Cada āsana possui um efeito particular definido e relacionado com os três doṣas. Isso é igual à classificação ayurvédica para os alimentos, de acordo com seus efeitos bons ou ruins para os doṣas, dependendo dos paladares e dos diferentes elementos que compõem cada item da comida. Nós podemos analisar diferentes āsanas de acordo com suas habilidades estruturais, para aumentar ou diminuir os doṣas.

No entanto, essa equação de doṣas com āsanas não deve ser considerada rigidamente, porque o efeito prânico do āsana pode se sobrepor ao seu efeito estrutural, como acabamos de notar. A forma do āsana não é seu principal fator. Pelo uso da respiração nós podemos modificar ou até mesmo mudar os efeitos dos doṣas de um āsana. Nós também devemos lembrar da importância do pensamento e da intenção na prática de āsanas. Considerando o āsana, prāṇa e a mente, podemos alterar um āsana particular ou ajustar uma prática inteira na direção de um resultado específico nos doṣas. Por meio da combinação de āsanas específicos, prāṇāyāma e meditação, um equilíbrio interno completo pode ser criado e mantido.

O princípio dos doṣas usado na prática de āsanas possui dois pontos:
·         De acordo com a constituição individual definida por seu tipo, como vāta, pitta e kapha e suas combinações.
·         Relacionado ao impacto do āsana nos doṣas como funções fisiológicas gerais. Cada doṣa tem seu lugar e ação no corpo, que os āsanas irão afetar dependendo de suas orientações.

Aplicação do conceito de tipos constitutivos

Tipos constitutivos vāta têm a estrutura corporal e se movimentam de maneira diferente dos tipos pitta e kapha. Igualmente, pittas e kaphas possuem seus movimentos particulares e posturas em que eles assumem sua constituição, como uma assinatura dos doṣas em seus corpos e mentes. Esta diferença entre os doṣas é refletida no movimento de cada tipo constitutivo.

·         Tipos vāta têm um movimento tipo cobra – como uma descarga de eletricidade, com movimentos rápidos, abruptos, imprevisíveis e irregulares. Suas energias internas e pensamentos têm a mesma rapidez, luminosidade, imprevisibilidade e descontinuidade.
·         Tipos pitta têm um movimento de sapo, que é flexível, firme ou direcionado por natureza. Vão pulando em um movimento constante até atingirem seus objetivos. O movimento deles é como fogo que sobre quando alimentado com combustível. Eles agem com foco e determinação, indo passo a passo. Sua energia interna e pensamento têm a mesma determinação, bem como o movimento e o fluxo direcionado.
·         Tipos kapha têm movimentos como os de um cisne, amplo e fluído – vagarosa, graciosa e elegantemente, agindo em seu tempo de uma forma ondulante. A energia deles flui como um rio calmo e sinuoso, tomando seu próprio tempo pelo caminho, com a certeza de seu objetivo final. Porém, quando kapha se acumula, seu movimento lembra o da água fluindo através de um pântano, com resistência e levando a estagnação. Suas energias internas e pensamentos são os mesmos dos movimentos aquosos e com tendência à inércia.

Impacto dos āsanas nos doṣas

Cada tipo constitutivo possui sua estrutura particular e uma expressão energética na vida, que se estende à prática de āsana. A prática de āsana deve considerar o tipo contitutivo da pessoa para ser realmente efetiva.

·         A energia de vāta é impulsiva e errática, como o vento que sopra forte, mas não por muito tempo. Contudo, se nos opusermos a ela, irá escapar o quebrar. Essa energia deve ser gentilmente segurada e apoiada, aterrada e estabilizada. Deve ser harmonizada e colocada em uma continuidade, de maneira consistente e determinada.
·         A energia de pitta é focada e penetrante, podendo cortar e machucar. Deve ser gentilmente relaxada e espalhada. É como um farol alto que machuca os olhos e é estreita em seu campo de iluminação. Porém, quando expandida, pode ser uma real força iluminadora.
·         A energia de kapha é resistente e complacente. Deve ser movida e estimulada por etapas, como um gelo que deve ser vagarosamente derretido até que possa fluir suavemente. Devemos energizar e estimular consistentemente o tipo kapha para posterior ação.

No entanto, o fato de um āsana não ser bom para um tipo contitutivo não significa que nunca se deve fazê-lo. Isso quer dizer que uma pessoa deve praticar o āsana de um modo que a proteja de potenciais desequilíbrios. Tome, por exemplo, extensões. Feitas de maneira forte ou rápida, extensões completas podem agravar fortemente vāta, com severas pressões no sistema nervoso, talvez mais do que qualquer outro āsana.

Cada família de āsanas, como posturas em pé, flexões ou invertidas, possui benefícios gerais para o corpo e seu potencial de movimento como um todo. Cada família de āsanas exercita certos músculos e órgãos que, como parte de nossa estrutura corporal total, não devem ser negligenciados. Para evitar qualquer tendência para o desequilíbrio, você deve selecionar as posturas dentro de cada família de āsanas que são as melhores para seu tipo de corpo do que as outras do mesmo grupo. Em geral, você deve garantir que todos os principais grupos musculares do corpo estão representados em sua prática pelo menos vários dias de cada semana.

Similarmente, o fato de um āsana ser bom para um doṣa particular não quer dizer que todas as pessoas com o tipo constitutivo predominante deste doṣa devem fazê-lo. Isso significa que o āsana pode ser bom para elas se executado de maneira correta e se elas forem fisicamente capazes para tal postura. Cada āsana possui seu grau de dificuldade que pode exigir certo aquecimento ou posturas preparatórias para uma entrada segura. Por exemplo, a preparação correta para parada de cabeça cria a musculatura dos braços e dos ombros necessárias para sustentar bem e de maneira segura o equilíbrio da cabeça. E, também, pelo fato de a parada de cabeça ser boa para seu tipo constitutivo não significa que você deve ir direto para a postura ou fazê-la, sem o risco de efeitos colaterais.

Além do mais, os efeitos dos diferentes āsanas variam de acordo com a seqüência em que eles são feitos. Isso significa que a prática de āsana deve sempre ser vista como um todo – não meramente em termos de āsanas individuais que a compõem, mas em termos do fluxo e da relação entre todos os āsanas particulares executados. A prática de āsana – no sentido da seqüência e maneira de se praticar, bem como os āsanas específicos – deve ser montada para manter os doṣas em equilíbrio de acordo com a constituição e condição do indivíduo.

É útil ver a seqüência de āsanas como uma fórmula de ervas. Uma fórmula herbática da Āyurveda contém uma variedade de ervas usadas para vários propósitos que contribuem para o efeito geral da fórmula, preenchendo funções específicas. O efeito geral do doṣa da fórmula é determinado pela fórmula como um todo, não por todas suas ervas vistas isoladamente.

Para os professores prescreverem āsanas efetivamente, devem combinar estas considerações ayurvédicas com os fatores gerais listados acima, e também aprender a:

·         Conhecer o tipo constitutivo e desequilíbrios da pessoa.
·         Conhecer a condição estrutural da pessoa, incluindo sua postura, idade e condições físicas.
·         Conhecer sua condição prânica, seu controle da respiração e dos sentidos, juntamente com sua vitalidade e entusiasmo.
·         Conhecer o estado mental da pessoa, sua atenção, vontade e motivação, bem como sua condição emocional.

O mesmo āsana deve ser feito de maneira diferente levando em consideração o doṣa. Também, o mesmo āsana deve ser executado de maneira diferente de acordo com a idade, sexo e condição física da pessoa. Deve variar, dependendo se a pessoa possui uma vitalidade forte ou fraca. Variações adicionais irão ocorrer se a pessoa estiver sofrendo de raiva, tristeza, estresse ou depressão. Isso reflete quatro objetivos primários para uma prática ayurvédica de āsanas:

·         Equilibrar os doṣas.
·         Melhorar a condição estrutural do corpo.
·         Facilitar o movimento e desenvolvimento do prāṇa.
·         Acalmar e energizar a mente.


0 comentários:

Postar um comentário