sábado, 31 de maio de 2014



Swāmi Satyānanda Saraswatī


Swāmi Satyānanda descreve as características mais importantes de um verdadeiro professor de Yoga e enfatiza a necessidade de encontrar um professor que não só tenha conhecimento acadêmico, mas qualidades espirituais. Gravado em um satsanga no Satyananda Aśram, Mangrove Mountain, Austrália, em 11 de agosto de 1980. Texto extraído do livro Early Teachings of Swami Satyananda Saraswati. Yoga Publications Trust, 2005.


Yoga é uma ciência que deve ser aprendida não só pelo conhecimento, mas para lançar sua influência positiva sobre o nosso corpo, mente e emoções. Portanto, é importante que encontremos um professor qualificado de quem possamos aprender Yoga. Uma das qualificações mais importantes de um professor de Yoga é que ele tenha uma mente estável e uma personalidade equilibrada. Se ele é inquieto, instável e é dominado pelas tempestades da vida, vivendo em transtornos emocionais, o máximo ele pode ser é um tutor.

Além de transmitir conhecimentos, os professores também devem transmitir sua vibração pessoal, magnetismo e qualidades espirituais.

O que um professor de Yoga pode lhe dar? Experiência e conhecimento. O conhecimento é limitado ao domínio intelectual do homem. Experiência é o que nos permite absorver o que aprendemos em um nível prático. O que é a experiência no Yoga? Enfrentar as situações da vida com paz, coragem e compreensão.

O verdadeiro ensinamento do Yoga, ou a inspiração que o professor de Yoga pode lhe dar, não está relacionado à instrução. Ele transmite a você através de uma emanação da sua personalidade, algo que é completamente independente das realizações intelectuais e acadêmicas.

[A pessoa] pode não ter aprendido nada, nem grego, latim ou sânscrito, nem as escrituras nem os livros sagrados, mas ainda assim ele pode ter atingido o equilíbrio e a compreensão e entendido a totalidade de sua personalidade. Isso ele pode transmitir a você, e isso é o que chamamos de emanações espirituais.

Quando você procura um professor de Yoga não deve ter a intenção de ver seus certificados. É verdade, às vezes, os certificados são necessários para a abertura de uma instituição, mas para um discípulo ou estudante, eles não são importantes. Não olhe para os certificados ou o quanto de conhecimento um professor possui, mas observe se há equilíbrio e acordo completo entre os dois lados de seu cérebro. Na maioria das pessoas, do lado direito e lado esquerdo do cérebro estão sempre em conflito.O que do lado direito pensa, o lado esquerdo discorda. O lado esquerdo aceita, o lado direito sempre critica. Essa é a fonte de conflito no comportamento do homem. Para se tornar um professor de Yoga deve haver harmonia entre estes dois gigantes dentro da mente.

Quem é o guru? A resposta final é: aquele que tem experimentado a paz dentro de si. Quando você sabe que o professor é disciplinado e unido em silêncio dentro de si, e que ele pode dar a você a experiência da paz, então você saberá que ele estabilizou a sua consciência.

Leia a Bhagavadgītā. O segundo capítulo, do versículo 57-73 esta questão é explicada corretamente: O professor ou o guru deve ser capaz de expressar-se e recolher-se como uma tartaruga [....] você deve ser capaz de se envolver na vida dos sentidos (isto é, o dia-a-dia), e imediatamente recolher-se quando você perceber o perigo (para melhor compreender a situação e definir a melhor atitude).

O professor ou o guru deve ter o domínio completo sobre o comportamento da sua mente e dos sentidos. Há muitos versos bonitos nesta seção da Gītā e todos deveriam estudá-los. Eles devem ser um guia para todos aqueles que desejam entender como o professor de Yoga deve ser. Gurus têm direito a escolher os discípulos, e os discípulos também devem ter um padrão para que possam selecionar o guru.

Tradução livre de Fernando Liguori.



0 comentários:

Postar um comentário