terça-feira, 25 de março de 2014



Fernando Liguori

O saṅkalpa é uma técnica poderosa e deve ser usada de forma inteligente. Velhos hábitos persistentes, dos quais não nos sentimos capazes de nos libertar, não constituem problemas sérios por si mesmos. São sintomas de algo mais profundo; suprimir um sintoma – por exemplo, o fumo – fará apenas com que ele apareça sobre outra forma. A menos que um vício em particular se torne especialmente infeliz e não consigamos determinar sua origem, não é aconselhável utilizar o propósito para se livrar dele. É muito mais construtivo empregar a resolução [saṅkalpa] para um fim positivo que influencie toda uma vida, que inclua um desejo verdadeiro de mudar a personalidade. Ao obter um resultado assim, ganhamos automaticamente a força necessária para vencer hábitos e vícios indesejáveis.

Swami Satyananda Saraswati

MUITAS pessoas no caminho do Yoga estão verdadeiramente comprometidas com a transformação pessoal. Este foco ativo na busca pelo crescimento interior sempre vem acompanhado de uma análise acurada dos condicionamentos e maus hábitos que modulam o caráter e comportamento humano. A maioria de nós, buscadores sinceros, possui o desejo real de mudar um hábito ou um padrão psíquico específico, mas muitas vezes isso se torna impossível porque não sabemos a causa – indescritível – que se encontra por trás das ações.

Resistindo ou aceitando estes aspectos da psique que parecem estar fora do controle consciente, temos de vê-los sempre como um produto das respostas padronizadas profundamente enraizadas no subconsciente e inconsciente e que normalmente são inacessíveis.

Se não conseguimos alcançar estes padrões negativos inconscientes profundamente enraizados em nossa psique, como podemos nos transformar em seres mais positivos e portanto mais felizes?

A yoga-nidrā fornece as ferramentas para se eliminar estes padrões negativos inconscientes e em seu lugar planta profundas sementes positivas na mente subconsciente, o que, gradualmente, permite a expressão do mais elevado aspecto do Ser.

Tudo o que é experienciado pelos sentidos, desde a infância, adolescência, idade adulta, interação social com amigos e familiares etc., tudo, absolutamente tudo, fica impresso na mente. As camadas profundas do inconsciente e subconsciente estão completamente fora do alcance do ser humano médio. São verdadeiros armazéns onde todas as impressões recebidas pelos sentidos se acumulam. Essas impressões mnemônicas da mente formam-se como arquétipos ou sementes, genericamente chamados de saṃskāras.

Estes saṃskāras têm o poder e a capacidade de influenciar nosso comportamento e tendências na vida cotidiana. Em outras palavras, os seres humanos são o resultado de sua mente mais profunda e seu depósito de incontáveis impressões do passado. É como olhar para um grande armário cheio de fotos, brinquedos antigos e cartas dos amantes e amigos. Há muitas partes do Ser armazenadas dentro do armário e um breve olhar sobre o seu conteúdo torna impossível saber exatamente o que está lá dentro.

Pode-se pensar de forma consciente: quero ser positivo. Quero superar minhas reações de raiva, estresse e depressão. Mas o padrão sorrateiro ou as formas de pensamentos negativos freqüentemente surgem antes que possam ser parados! Então, o que pode ser feito para apoiar a mudança positiva e começar a superar os padrões negativos incrustados nas profundezas da mente? O que pode estar causando desequilíbrio emocional, físico e energético? Como esses padrões podem ser mudados quando eles parecem estar cada vez mais escondidos?

A yoga-nidrā é uma técnica de relaxamento profundo que permite ao praticante acesso à mente inconsciente de forma consciente. Ao colocar o praticante em um estado entre a vigília e o sono, por um período significativo de tempo, a yoga-nidrā induz um estado semelhante ao do sono profundo. No entanto, ao contrário do sono normal, onde a pessoa não tem consciência do mundo externo, na yoga-nidrā a consciência é ativa, enquanto o corpo e a mente relaxam profundamente.

Na fase de visualização da yoga-nidrā, com o uso de imagens guiadas, os conteúdos do inconsciente podem surgir e ser integrados na experiência consciente. Às vezes saṃskāras surgem como memórias dolorosas, desejos insatisfeitos, conflitos, medos, etc., ou muitas vezes o que se apresenta são apenas cores ou imagens aparentemente sem significado.

Seja o que for, é importante manter o estado de testemunha da experiência, visualizando o conteúdo da mente como um filme. Isso é fácil de se fazer quando nos encontramos no estado de profundo relaxamento da yoga-nidrā, mas no estado de vigília, no dia-a-dia, é quase impossível manter a mente em um estado de alerta, de vigília. Nós reagimos e interagimos sempre a partir da força do padrão e, assim, na maioria das vezes é o padrão negativo que formula a conduta.

Permanecer como testemunha em um estado relaxado, desbloqueia a energia dos conteúdos que anteriormente estavam reprimidos e presos para que possam ser utilizados em outras atividades. Manter-se nessa atitude ajuda a limpar o jardim da mente das ervas daninhas difíceis, que causam a negatividade e doenças, permitindo que as flores positivas possam ser cultivadas.

A fim de reforçar o crescimento das sementes positivas, yoga-nidrā utiliza a prática do saṅkalpa.

O saṅkalpa é uma declaração curta e positiva, uma afirmação repetida mentalmente enquanto se aprofunda no estado relaxado. Da mesma forma que as grandes empresas anunciam seus produtos para plantar as sementes do desejo no subconsciente, sementes positivas podem ser plantadas no subconsciente com a prática do saṅkalpa, afetando as ações do praticante e manifestando profundas mudanças em sua vida.

A palavra saṅkalpa é derivada de duas raízes sânscritas: sam que significa união ou estar junto e kalpa que significa possibilidade – qualquer possibilidade na existência. Quando o saṅkalpa é usado, a consciência se dirige a uma possibilidade particular que existe no interior, apresentando uma meta que, com o uso repetido, vai gradualmente se manifestando.

A diferença entre o saṅkalpa e uma simples resolução de ano novo é que o saṅkalpa é usado quando o praticante está em um estado receptivo. No momento da repetição do saṅkalpa na prática da yoga-nidrā, as ondas cerebrais alfa são dominantes. Estas são as ondas cerebrais de criatividade, do relaxamento e da receptividade. Uma resolução afirmada (ou plantada) quando a mente estiver no estado de vigília normal é como plantar uma semente em um solo infértil. É preciso haver bastante solo para a raiz entrar profundamente a fim de que se possa estabelecer as raízes de uma planta forte e constante.

Inúmeras agências de publicidade trabalham nosso subconsciente de maneira consistente nos expondo a suas imagens, slogans e propagandas. Ser submetido a esse bombardeio constante por parte das campanhas de publicidade parece ter pouco efeito sobre a mente consciente, mas o subconsciente está gravando e absorvendo todos os detalhes deste bombardeamento.

Embora o constante plantio dessas impressões negativas não possa ser completamente evitado, podemos plantar sementes positivas e regá-las com a prática diária de saṅkalpa durante a yoga-nidrā.

O McDonalds sempre utiliza a imagem dos Arcos Dourados, seu slogan é amo muito tudo isso e em suas canções nos anúncios da TV sempre vemos a frase repetida: não há nada como um McDonalds. Da mesma maneira deve ser a prática do saṅkalpa: ele deve ser claro, repetido sempre com as mesmas palavras e na mesma entonação no mesmo estágio da prática. Ele deve ser formulado com cuidado, utilizando uma linguagem positiva, concisa e incisiva. Isso é muito importante para o propósito do praticante.

É extremamente importante que o propósito [saṅkalpa] se expresse em termos claros e positivos. Por exemplo, atrás de uma frase como vencerei o medo, existe uma atitude negativa. É preciso reorientar nossa atitude dizendo desenvolvo coragem e força. Com o desenvolvimento das qualidades opostas, um elemento indesejável desaparece. A resolução [saṅkalpa] deve ser repetida mentalmente, com fé sincera de que promoverá resultados positivos em nossa vida. A repetição mecânica não tem efeito sobre a mente. Precisamos sentir nosso propósito, pois o inconsciente reconhece sugestões que trazem em si a força do impulso emocional e reage sob influência delas.

Swami Satyananda Saraswati

Um saṅkalpa executado com determinação e convicção, mentalmente repetido diariamente, irá criar raízes fortes que florescerão em pouco tempo.

Um dos muitos benefícios do saṅkalpa é sua aplicação prática na mudança e transformação de padrões mentais e físicos: ele pode ser usado para quebrar um hábito profundamente arraigado em casos como drogas ou álcool. Sua repetição mental pode ser usada para acalmar o sistema nervoso, livrando o praticante da fadiga e do estresse. Em casos de doenças físicas ou terminais, o saṅkalpa pode ser utilizado para incentivar a cura, aumentar o poder de vontade e promover o pensamento positivo.

A sociedade treina o indivíduo a ignorar que o poder de transformação está dentro dele. Há sempre uma tendência de culpar fatores externos para a infelicidade e dificuldades que sofremos. Temos de questionar as ações e padrões mentais inconscientes para podermos enxergar que eles são de fato a plataforma a partir do qual o mundo externo é visto e interagido. Embora a maioria o faça de maneira inconscientemente, nós podemos criar nossa própria realidade.

A yoga-nidrā ensina a mente consciente a testemunhar os padrões da mente subconsciente e inconsciente. Isso revela a porta de entrada para os recessos mais profundos de nossa mente. Utilizando o saṅkalpa, fornecemos as ferramentas necessárias para plantar tudo o que é desejamos na vida. A única limitação é a imaginação.

Semeie um pensamento e colherás uma ação; semeie uma ação e colherás um hábito; semeie um hábito e colherás um caráter; semeie um caráter e colherás um destino.

Swami Sivananda Saraswati


0 comentários:

Postar um comentário