quinta-feira, 8 de maio de 2014



Bruno P. Burddon


Prāṇāyāma é um aspecto importante tanto do rāja-yoga quanto do haṭha-yoga. No Yogasūtra (II:49) Patañjali define prāṇāyāma como: «Em seguida vem o prāṇāyāma, a separação dos movimentos de inspiração e expiração.» Prāṇāyāma é o controle da respiração durante a inspiração e expiração. Vyāsa Bhaṣya explica os benefícios do prāṇāyāma nas seguintes palavras: «não há maior tapas que prāṇāyāma, eliminando as impurezas e conduzindo à luz do real conhecimento.»

Geralmente, prāṇāyāma é explicado como a mudança de um padrão automático de respiração para uma regulação consciente do processo respiratório. Govindan afirma que prāṇāyāma manipula o tempo da respiração, duração da inalação, exalação e retenção da respiração em diferentes posturas corporais. De acordo com Swāmi Satyānanda, a palavra prāṇāyāma é composta por duas palavras: «prāṇa» e «āyāma». Prāṇa é a força vital que permeia todo o corpo. De acordo com Swāmi Niranjanānanda, «prāṇa é um complexo multidimensional energético que consiste em uma combinação de energias elétrica, magnética, eletromagnética, fotônica, térmica e mental». Āyāma significa «extensão ou expansão». Assim, prāṇāyāma é a extensão ou expansão da dimensão do prāṇa ou força vital.

Transformando a personalidade: aspectos físicos e mentais

Transformação da personalidade, neste contexto, refere-se ao desenvolvimento positivo que acontece nos níveis físico e mental. No nível físico quer dizer funcionamento apropriado e saudável do corpo, ou seja, quando em descanso, todos os músculos do corpo ficam relaxados e as articulações descontraídas para conservar energia, a taxa de metabolismo é muito baixa. Em situação de emergência, há uma ativação simpática desencadeando várias mudanças no sistema fisiológico: os músculos se tencionam, a digestão para, o coração acelera e assim por diante. Quando a situação de emergência acaba, a homeostase é restabelecida. Contudo, atualmente as pessoas estão sempre preocupadas, lidando com enormes tensões todo o tempo. Como consequência, há uma contínua ativação no corpo que levam a inúmeras desordens psicofisiológicas. Portanto, faz-se necessário treinar o corpo para retomar à homeostase após as situações de estresse terem passado.

A transformação de personalidade, no nível mental, refere-se ao desenvolvimento do poder de imaginação, criatividade, estabilidade e força de vontade. Também se refere a interações saudáveis, um ponto de vista mais positivo e otimista que produz menos tensão e conflito ao lidar com outras pessoas. Uma pessoa mentalmente saudável é aquela que tem uma personalidade equilibrada, livre de complexos e inconsistências, de tensão nervosa ou emocional e de desordens ou conflitos. O desenvolvimento mental é uma necessidade para uma personalidade adaptada e equilibrada.

De fato, desenvolvimento físico e mental são inseparáveis. Toda personalidade é uma composição de traços físicos e mentais. Para uma personalidade equilibrada, deve-se promover o bem estar do corpo e da mente. Um não pode ser enfatizado à revelia do outro. Se a mente está doente, não permitirá às células do corpo crescerem e se tornarem fortes e, se o corpo estiver doente, tornará a mente negativa. Portanto, tanto o corpo quanto a mente devem ser cuidados para uma efetiva transformação da personalidade. Um dos métodos mais diretos e eficazes é a prática do prāṇāyāma.

Precauções

Uma vez que o prāṇāyāma é uma poderosa ferramenta para se obter benefícios, é também acompanhado de riscos. A Haṭhapradīpikā (II:16) diz: «Pela prática de prāṇāyāma se livra de todas as doenças. Pela prática errada, todas as doenças surgem no yogī.» Isso significa que o prāṇāyāma pode erradicar todas as doenças se praticado adequadamente, mas, se feito de maneira imprópria, poderá agravar todas as doenças. O professor Fernando Liguori em suas aulas costuma dizer que a prática equivocada de prāṇāyāma pode agravar severamente o doṣa vāta. Portanto, certas precauções devem ser tomadas. As mais importantes são: sempre praticar gradual e sistematicamente, dentro da capacidade pessoal. Pratique o prāṇāyāma depois dos āsanas e antes da meditação. Nunca faça prāṇāyāma em um ambiente mal cheiroso, enfumaçado ou sujo. Evite praticar exposto ao sol e ao vento. Não pratique após as refeições. Limpe a cavidade nasal regularmente. Mantenha a coluna ereta durante a execução do prāṇāyāma. Evite fumo e bebidas alcoólicas. Sempre pratique sob a orientação de um professor de Yoga competente.

Como o prāṇāyāma opera nos níveis físico e mental

Os aspectos principais na prática de prāṇāyāma são a mente atenta (foco, unidirecionamento da energia da mente, estado de presença), regulação consciente da respiração e duração da inalação, exalação e retenção do ar (tanto interna quanto externa). Esses aspectos influenciam o corpo e a a mente das seguintes maneiras:

Troca de gases

Nas práticas de prāṇāyāma, o corpo é suprido com uma grande quantidade de oxigênio. Quanto maior a absorção de oxigênio, maior a quantidade de dióxido de carbono a ser expelido. Quando retemos a respiração com os pulmões cheios de ar, nós expandimos os pulmões e os preenchemos com ar puro. Este ar puro é então capaz de alcançar cada célula e dessa forma as células dos pulmões são purificadas e fortalecidas. Na retenção da respiração com os pulmões vazios, as células dos pulmões se contraem e, o ar impuro é forçado a sair. Esse processo dual torna todo o corpo limpo, puro e leve. Também aumenta a longevidade.

Capacidade vital

A capacidade vital aumenta com a prática de alguns tipos de prāṇāyāma combinados com āsanas, mudrās e bandhas, uma vez que estes exercitam a musculatura envolvida na respiração. Os músculos abdominais também são fortalecidos, uma vez que há a tendência de se contrair mais os músculos abdominais à medida que se estende a exalação.

Saúde e imunidade

Prāṇāyāma produz energia e fortalece diferentes órgãos do corpo, promovendo saúde e o poder de resistência às doenças.

Equilíbrio do sistema nervoso autônomo

É alcançado particularmente por meio da respiração alternada no nāḍī-śodhana-prāṇāyāma, que estimula e equilibra o sistema nervoso simpático e parassimpático, assim como regula e equilibra iḍā e piṅgalā-nāḍīs.

Relaxamento

Respiração suave e contínua, sem movimentos bruscos, diminui a taxa respiratória, aprofunda o processo respiratório tornando-o rítmico. Isso reduz o nível de ansiedade e produz relaxamento profundo, permitindo ao praticante descanso e centramento.

Calma mental

A consciência focada na respiração proporciona tranquilidade e restringe a interferência do processo de pensamentos. Isso aquieta os distúrbios da mente, liberando-a para entrar em sintonia com os aspectos sutis do nosso ser.

Redução da atividade mental e quietude interna

Quando retemos a respiração, os impulsos nervosos são interrompidos em diferentes partes do corpo e os padrões de onda cerebral são harmonizados. Isso reduz grandemente a atividade mental e intensifica a experiência de estabilidade interior. Quanto maior o tempo de retenção da respiração, maior o espaço entre os impulsos nervosos e a resposta cerebral. Quando a respiração é retida por um tempo prolongado, a agitação mental e a dissipação são reduzidas.

Evolução do Ser interior

Além das práticas de prāṇāyāma proporcionarem muitos efeitos positivos nos níveis físico e mental, elas também são uma parte importante nas práticas avançadas de Yoga que visam a uma total evolução do Ser interior (Self).

Estudos empíricos

Pesquisas têm demonstrado os efeitos positivos do prāṇāyāma, tanto no corpo quanto na mente. Investigação sobre a dominância de uma das narinas, funcionamento cerebral e atividade autonômica parece indicar que uma atividade excessiva do lado esquerdo do cérebro e a dominância da narina direita resultam em ativação do sistema nervoso simpático o que caracteriza estresse, enquanto o que o lado direito do cérebro e a dominância da narina esquerda está por detrás da ativação do sistema parassimpático que caracteriza repouso e relaxamento. O professor Fernando Liguori na Oficina de Prāṇāyāma estudou o efeito do prāṇāyāma nas mudanças de humor e percepção da vitalidade. Ele descobriu que uma sessão de trinta minutos de āsanas seguidos de exercícios respiratórios (prāṇa-nigraha) produzem um marcante aumento da percepção da energia física e mental. Ele concluiu que a prática de prāṇāyāma aumenta a memória espacial e causa variações na personalidade em praticantes de meditação e prāṇāyāma. No seu estudo, a prática de prāṇāyāma e meditação produziu relaxamento, reduziu a tensão, aumentou a competência, direção interna, flexibilidade, auto-atualização e auto-valorização. Ele ainda destacou o efeito valioso da respiração e da meditação sobre o estresse, enfatizando que as práticas de certas técnicas de prāṇāyāma são benéficas no manejo dos sintomas da depressão.

Conclusão

Com base nas evidências empíricas, observações experimentais e análises apresentadas a respeito dos efeitos fisiológicos e psicológicos, está claro que a prática regular do prāṇāyāma promove no praticante uma transformação positiva nos níveis físico, mental e espiritual. Prāṇāyāma equilibra os sistemas fisiológicos – cardiovascular, respiratório, nervoso e endócrino. Muitos médicos e curadores estão agora incorporando técnicas de prāṇāyāma junto com outros meios no manejo de doenças relacionadas com estes sistemas. Simultaneamente, as técnicas de prāṇāyāma são úteis na promoção da saúde mental, incluindo o manejo de desordens mentais como a depressão, instabilidade emocional e neurose de ansiedade. Além disso, prāṇāyāma pode ser reconhecido como o sādhanā mais importante para promover o despertar espiritual, almejando uma vida feliz.

O prāṇa é expandido pelo pensamento, volição, ação, movimento, conversação, escrita etc. Se você puder controlar a respiração externa, então facilmente poderá controlar a força vital interna ou prāṇa. Os yogīs acumulam abundante prāṇa através da prática regular de prāṇāyāma. Prāṇāyāma purifica as nāḍīs, estabiliza a mente tornando-a preparada para concentração. Remove rajas e tamas. Prāṇāyāma reduz a velocidade da mente fazendo girar em círculo cada vez menores.

Swāmi Śivananda Saraswatī.


Bibliografia

KUVALAYANANDA, Swami. Prāṇāyāma. São Paulo, Brasil. Phorte Editora, 2008.
LIGUORI, Fernando. Oficina de Prāṇāyāma. Apostila do T. P. P. (Treinamento Pré-Prāṇāyāma). Kaula Yoga Publicações, 2011.
___________________. Haṭhapradīpikā: Candeia sobre o Haṭha Yoga. Manuscrito do autor.
MOTOYAMA, Hiroshi. Estudos Ocidentais & Orientais de Medicina acerca do Pranayama e o Controle do Calor, em Pesquisa de Religião e Parapsicologia. Tóquio, Japão. Associação Internacional de Religião e Parapsicologia, 1977. Texto em português pela Editora Vozes, 1981. Prefácio e apresentação por Prof. Hermógenes.


Bruno estuda Yoga e Tantra com
Fernando Liguori. Dirige uma
empresa de reciclagem em Paraíba do Sul – RJ e
está terminando o curso de psicologia na UFJF.


0 comentários:

Postar um comentário