sexta-feira, 9 de maio de 2014



Swāmi Satyasangānanda Saraswatī


O objetivo do Tantra é sucintamente definido pela própria palavra. Ela é a combinação de duas raizes sânscritas: tanoti, que significa expansão e trayati, que significa liberação. Isto implica que o Tantra é o método para se expandir a mente e liberar a energia potencial latente. A fim de se entender o Tantra, primeiro precisamos compreender exatamente o que significa expandir a mente e liberar a energia.

O alcance de nossa experiência relacionada ao universo interno e externo é severamente limitado. Nós apenas podemos ver, escutar, sentir, saborear e cheirar através da utilização dos sentidos grosseiros, físicos. Se um de nossos sentidos encontra-se comprometido, a experiência e o conhecimento relacionados aquele sentido são definitivamente restringidos e prejudicados. Portanto, a percepção e a cognição são totalmente e impiedosamente dependentes dos sentidos. Este é um adjunto limitante em nossas vidas porque o conhecimento derivado dos sentidos é restrito pelos limites do tempo, espaço e objeto.

Tempo, espaço e objeto existem apenas como categorias da mente individual. Se não existe mente individual, não existe tempo, espaço ou objeto e vice versa. Estas três categorias da mente são finitas e não podem ser consideradas como ponto de partida para o conhecimento ilimitado, infinito e imperecível. Na medida em que atuamos apenas através do reino dos sentidos e da mente, não conseguimos ultrapassar essas limitações finitas que nos restringem.

Por exemplo, para ver a beleza brilhante de uma flor, é necessário ter uma na frente dos olhos abertos; para sentir o cheiro da fragrância do sândalo ou da lavanda, é necessário tê-los próximo ao nariz; para sentir o gosto adocicado do chocolate ou a pungência de um pimentão, eles precisam ser mastigados. Este tipo de experiência é objetiva, pois depende da existência de um objeto, dos sentidos e da mente em relação a ambas.

Contudo, existe uma experiência de alcance muito maior quando se pode ver com os olhos fechados, sentir paladares na ausência de alimentos e escutar sons musicais sem a presença de instrumentos. Isso é o que podemos chamar de experiência puramente subjetiva e ela não está conectada as categorias da mente finita, individual. O conhecimento adquirido através da experiência subjetiva é muito mais acurado e preciso que o conhecimento adquirido através da experiência objetiva, pois ele é a consequência de uma mente expandida.

A expansão da mente é o fenômeno que permite o indivíduo experimentar o reino além dos sentidos, tempo, espaço e matéria. Neste reino, ele não está conectado a distância ou tempo. Pode viajar para o passado ou para o futuro e saber o que acontece em todos os lugares sem a necessidade de estar presente fisicamente. Isso é a expansão da mente, mas é algo irrealizável na medida em que se encontra sugeito a experiência sensorial. A mente operando através dos sentidos e do ego categoriza todas as experiências de acordo com raga e dveṣa, quer dizer, gostos e desgostos que são incalculáveis. Esta imposição da mente cria uma distorção no conhecimento adquirido através de qualquer experiência, não permitindo assim o crescimento do conhecimento puro e refinado.

O conhecimento adquirido através de uma mente expandida gradualmente envolve e finalmente culmina no conhecimento intuitivo, declarado por muitos mestres como eterno e absoluto, o verdadeiro conhecimento. Mas a expansão da mente não ocorre da noite para o dia. O adepto deve passar por uma variada série de experiências, algumas moderadas, outras intensas, algumas prazerosas, outras desagradáveis. É um crescimento gradual que finalmente culmina no conhecimento absoluto (brahma-jñāna).

Uma criança não cresce para adolescência da noite para o dia. A transformação é gradual. A linha de demarcação entre a infância e a adolescência é tão sutil que não se pode definir onde uma acaba e outra começa. O mesmo pode ser dito em relação a adolescência e a vida adulta. Similarmente, a consciência do homem está evoluindo a cada instante. A mente se expande e cruza novos limites. A transformação ocorre a passos graduais, com uma mudança sutil.

A fim de acelerar a evolução da mente e dirigir sua transformação, você terá de se integrar com as práticas tântricas e yogīs. Estas práticas são designadas para acelerar a liberação de energia da matéria e manifestar a pura e inata consciência que é a fonte de todo conhecimento.


Tradução livre de Fernando Liguori

0 comentários:

Postar um comentário