Swāmi Satyasangānanda Saraswatī
O objetivo do Tantra é sucintamente definido pela
própria palavra. Ela é a combinação de duas raizes sânscritas: tanoti, que significa expansão e trayati, que significa liberação.
Isto implica que o Tantra é o método para se expandir a mente e liberar a
energia potencial latente. A fim de se entender o Tantra, primeiro precisamos compreender exatamente o que significa expandir a mente e liberar a energia.
O alcance de nossa
experiência relacionada ao universo interno e externo é severamente limitado.
Nós apenas podemos ver, escutar, sentir, saborear e cheirar através da
utilização dos sentidos grosseiros, físicos. Se um de nossos sentidos
encontra-se comprometido, a experiência e o conhecimento relacionados aquele
sentido são definitivamente restringidos e prejudicados. Portanto, a percepção
e a cognição são totalmente e impiedosamente dependentes dos sentidos. Este é
um adjunto limitante em nossas vidas porque o conhecimento derivado dos
sentidos é restrito pelos limites do tempo, espaço e objeto.
Tempo,
espaço e objeto existem apenas como categorias da mente individual. Se não existe
mente individual, não existe tempo, espaço ou objeto e vice versa. Estas três
categorias da mente são finitas e não podem ser consideradas como ponto de
partida para o conhecimento ilimitado, infinito e imperecível. Na medida em que
atuamos apenas através do reino dos sentidos e da mente, não conseguimos
ultrapassar essas limitações finitas que nos restringem.
Por exemplo, para
ver a beleza brilhante de uma flor, é necessário ter uma na frente dos olhos
abertos; para sentir o cheiro da fragrância do sândalo ou da lavanda, é
necessário tê-los próximo ao nariz; para sentir o gosto adocicado do chocolate
ou a pungência de um pimentão, eles precisam ser mastigados. Este tipo de
experiência é objetiva, pois depende da existência de um objeto, dos sentidos e
da mente em relação a ambas.
Contudo, existe
uma experiência de alcance muito maior quando se pode ver com os olhos
fechados, sentir paladares na ausência de alimentos e escutar sons musicais sem
a presença de instrumentos. Isso é o que podemos chamar de experiência
puramente subjetiva e ela não está conectada as categorias da mente finita,
individual. O conhecimento adquirido
através da experiência subjetiva é muito mais acurado e preciso que o
conhecimento adquirido através da experiência objetiva, pois ele é a
consequência de uma mente expandida.
A expansão da
mente é o fenômeno que permite o indivíduo experimentar o reino além dos
sentidos, tempo, espaço e matéria. Neste reino, ele não está conectado a
distância ou tempo. Pode viajar para o passado ou para o futuro e saber o que
acontece em todos os lugares sem a necessidade de estar presente fisicamente.
Isso é a expansão da mente, mas é algo irrealizável na medida em que se
encontra sugeito a experiência sensorial. A mente operando através dos sentidos
e do ego categoriza todas as experiências de acordo com raga e dveṣa, quer dizer,
gostos e desgostos que são incalculáveis. Esta imposição da mente cria uma
distorção no conhecimento adquirido através de qualquer experiência, não
permitindo assim o crescimento do conhecimento puro e refinado.
O conhecimento
adquirido através de uma mente expandida gradualmente envolve e finalmente
culmina no conhecimento intuitivo, declarado por muitos mestres como eterno e
absoluto, o verdadeiro conhecimento. Mas a expansão da mente não ocorre da noite
para o dia. O adepto deve passar por uma variada série de experiências, algumas
moderadas, outras intensas, algumas prazerosas, outras desagradáveis. É um
crescimento gradual que finalmente culmina no conhecimento absoluto (brahma-jñāna).
Uma criança não
cresce para adolescência da noite para o dia. A transformação é gradual. A
linha de demarcação entre a infância e a adolescência é tão sutil que não se
pode definir onde uma acaba e outra começa. O mesmo pode ser dito em relação a
adolescência e a vida adulta. Similarmente, a consciência do homem está
evoluindo a cada instante. A mente se expande e cruza novos limites. A
transformação ocorre a passos graduais, com uma mudança sutil.
A fim de acelerar
a evolução da mente e dirigir sua transformação, você terá de se integrar com
as práticas tântricas e yogīs. Estas
práticas são designadas para acelerar a liberação de energia da matéria e
manifestar a pura e inata consciência que é a fonte de todo conhecimento.
Tradução livre de Fernando Liguori
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