Swāmi Satyānanda
Saraswatī
Na literatura yogī,
temos alguns textos confiáveis sobre haṭha-yoga. Um foi escrito pelo yogī
Gorakṣanātha e é conhecido como Gorakṣa-saṃhitā. Outro texto é a Gheraṇḍa-saṃhitā,
escrita pelo grande sábio Gheraṇḍa. Além desses dois, há um outro texto muito
conhecido no haṭha-yoga, é a Haṭhayoga-pradīpikā, escrita pelo yogī
Swātmārāma. Existe um quarto texto sobre haṭha-yoga conhecido como Haṭha-ratnavali.
Todos esses textos foram supostamente escritos a partir do séc. VI ou IX d.C.
Existem algumas referências
menores sobre o haṭha-yoga nas antigas upaniṣads. As upaniṣads
antecedem o período budista, que ocorreu por volta do séc. VI a.C. As
referências sobre o haṭha-yoga contidas nas upaniṣads provam que esta
ciência era conhecida muito antes desse período. Há um outro texto muito
importante conhecido como Śrimād-bhāgavatam, a história de Śrī Kṛṣṇa.
Nesse livro volumoso, há vários capítulos que contêm referências sobre o haṭha-yoga.
Isto é só para lhe
dar um vislumbre do aspecto histórico do haṭha-yoga. Durante séculos
esses livros têm guiado os aspirantes espirituais. Muitas seitas se originaram na
Índia, Nepal e Tibete tendo como base o haṭha-yoga. Qual é o tema
central destes livros? É sobre manter um corpo jovem, para obter as siddhis
(poderes psíquicos) ou para desenvolver a capacidade de despertar a kuṇḍalinī
e alcançar o samādhi? Se analisarmos estes textos cuidadosamente, o
objetivo se torna muito claro.
Definindo o haṭha-yoga
A fim de tornar o
assunto claro, foi definido que esta ciência chamaria-se ha-ṭha-yoga.
Haṭha é a combinação de duas letras: «ha» e «ṭha». Ha
representa a lua e ṭha o sol. O sol e a lua não devem ser entendidos
como o sol e a lua externos. Foi nos ensinado no haṭha-yoga que o sol
representa o prāṇa, a força da vida, e a lua representa a mente, a
energia mental. Então haṭha-yoga é a união das forças prânica e
mental. Quando a união entre as forças prânicas e mentais ocorre, em
seguida, um grande evento ocorre no homem. É o despertar da consciência
superior.
Um ponto
importante que foi negligenciado pelos comentadores é que o haṭha-yoga
não é apenas a união do prāṇa e da mente. Na verdade, significa a união
do prāṇa e da mente com o Self. Agora, vamos deixar isso um pouco mais
claro. Na coluna há três nāḍīs conhecidas como iḍā, piṅgalā
e suṣumṇā. Nāḍī aqui não significa nervo, pois não é um canal
físico. Nāḍī significa fluxo, como o fluxo de eletricidade dentro de um
cabo. Um fio transporta a força negativa e um outro carrega a força positiva de
electricidade. Assim, no haṭha-yoga, iḍā-nāḍī representa a
força negativa, o fluxo de consciência; piṅgalā-nāḍī representa a
força positiva, o fluxo de energia vital; e suṣumṇā-nāḍī
representa a força neutra, o fluxo de energia espiritual.
A união, a conexão
entre esses três fluxos, ocorre no ājñā-cakra. Portanto, vamos
rever o significado literal do haṭha-yoga. Os comentadores têm dito que a
união entre iḍā e piṅgalā é haṭha-yoga. Mas sou obrigado a
dizer que a união de iḍā, piṅgalā e suṣumṇā é haṭha-yoga.
Quando esta união acontece,
ocorre um despertar automático no mūlādhāra-cakra na base da coluna
vertebral. Esta é a morada da energia primal ou kuṇḍalinī-śakti. O
despertar da kuṇḍalinī é o tema central do haṭha-yoga. Através
das práticas que são ensinadas no haṭha-yoga, essa união é provocada.
Como resultado dessa união, o despertar da kuṇḍalinī acontece. Ao
despertar, a kuṇḍalinī sobe aos reinos mais elevados de consciência e,
finalmente, se estabelece no sahasrāra-cakra.
Quando a kuṇḍalinī
se estabelece no sahasrāra-cakra, isso
é chamado de Yoga, não haṭha-yoga. Esta é a diferença entre Yoga
e haṭha-yoga. Por Yoga eu quero dizer a união entre Śakti e Śiva.
Śakti é a energia kuṇḍalinī, Śiva é a consciência suprema assentada no sahasrāra-cakra. Quando
o despertar acontece no mūlādhāra-cakra a kuṇḍalinī
começa a ascender.
Ela ascende pela suṣumṇā,
não por iḍā ou piṅgalā. Suṣumṇā é o caminho da kuṇḍalinī.
Ela passa por vários cakras, às vezes muito rápido e às vezes
lentamente. Quando a suṣumṇā se une com iḍā e piṅgalā no ājñā-cakra, isso é chamado
de haṭha-yoga. Então, depois desta primeira união, forja-se à frente o
alcance do sahasrāra-cakra. Ali ocorre a união com a consciência
suprema, Śiva. Isso é chamado de Yoga, que significa união final.
Portanto, o objeto final do haṭha-yoga é experimentar o Yoga.
Tradução livre de Fernando Liguori.
0 comentários:
Postar um comentário