domingo, 11 de maio de 2014



Swāmi Satyānanda Saraswatī


Na literatura yogī, temos alguns textos confiáveis sobre haṭha-yoga. Um foi escrito pelo yogī Gorakṣanātha e é conhecido como Gorakṣa-saṃhitā. Outro texto é a Gheraṇḍa-saṃhitā, escrita pelo grande sábio Gheraṇḍa. Além desses dois, há um outro texto muito conhecido no haṭha-yoga, é a Haṭhayoga-pradīpikā, escrita pelo yogī Swātmārāma. Existe um quarto texto sobre haṭha-yoga conhecido como Haṭha-ratnavali. Todos esses textos foram supostamente escritos a partir do séc. VI ou IX d.C.

Existem algumas referências menores sobre o haṭha-yoga nas antigas upaniṣads. As upaniṣads antecedem o período budista, que ocorreu por volta do séc. VI a.C. As referências sobre o haṭha-yoga contidas nas upaniṣads provam que esta ciência era conhecida muito antes desse período. Há um outro texto muito importante conhecido como Śrimād-bhāgavatam, a história de Śrī Kṛṣṇa. Nesse livro volumoso, há vários capítulos que contêm referências sobre o haṭha-yoga.

Isto é só para lhe dar um vislumbre do aspecto histórico do haṭha-yoga. Durante séculos esses livros têm guiado os aspirantes espirituais. Muitas seitas se originaram na Índia, Nepal e Tibete tendo como base o haṭha-yoga. Qual é o tema central destes livros? É sobre manter um corpo jovem, para obter as siddhis (poderes psíquicos) ou para desenvolver a capacidade de despertar a kuṇḍalinī e alcançar o samādhi? Se analisarmos estes textos cuidadosamente, o objetivo se torna muito claro.

Definindo o haṭha-yoga

A fim de tornar o assunto claro, foi definido que esta ciência chamaria-se ha-ṭha-yoga. Haṭha é a combinação de duas letras: «ha» e «ṭha». Ha representa a lua e ṭha o sol. O sol e a lua não devem ser entendidos como o sol e a lua externos. Foi nos ensinado no haṭha-yoga que o sol representa o prāṇa, a força da vida, e a lua representa a mente, a energia mental. Então haṭha-yoga é a união das forças prânica e mental. Quando a união entre as forças prânicas e mentais ocorre, em seguida, um grande evento ocorre no homem. É o despertar da consciência superior.

Um ponto importante que foi negligenciado pelos comentadores é que o haṭha-yoga não é apenas a união do prāṇa e da mente. Na verdade, significa a união do prāṇa e da mente com o Self. Agora, vamos deixar isso um pouco mais claro. Na coluna há três nāḍīs conhecidas como iḍā, piṅgalā e suṣumṇā. Nāḍī aqui não significa nervo, pois não é um canal físico. Nāḍī significa fluxo, como o fluxo de eletricidade dentro de um cabo. Um fio transporta a força negativa e um outro carrega a força positiva de electricidade. Assim, no haṭha-yoga, iḍā-nāḍī representa a força negativa, o fluxo de consciência; piṅgalā-nāḍī representa a força positiva, o fluxo de energia vital; e suṣumṇā-nāḍī representa a força neutra, o fluxo de energia espiritual.

A união, a conexão entre esses três fluxos, ocorre no ājñā-cakra. Portanto, vamos rever o significado literal do haṭha-yoga. Os comentadores têm dito que a união entre iḍā e piṅgalā é haṭha-yoga. Mas sou obrigado a dizer que a união de iḍā, piṅgalā e suṣumṇā é haṭha-yoga.

Quando esta união acontece, ocorre um despertar automático no mūlādhāra-cakra na base da coluna vertebral. Esta é a morada da energia primal ou kuṇḍalinī-śakti. O despertar da kuṇḍalinī é o tema central do haṭha-yoga. Através das práticas que são ensinadas no haṭha-yoga, essa união é provocada. Como resultado dessa união, o despertar da kuṇḍalinī acontece. Ao despertar, a kuṇḍalinī sobe aos reinos mais elevados de consciência e, finalmente, se estabelece no sahasrāra-cakra.

Quando a kuṇḍalinī se estabelece no sahasrāra-cakra, isso é chamado de Yoga, não haṭha-yoga. Esta é a diferença entre Yoga e haṭha-yoga. Por Yoga eu quero dizer a união entre Śakti e Śiva. Śakti é a energia kuṇḍalinī, Śiva é a consciência suprema assentada no sahasrāra-cakra. Quando o despertar acontece no mūlādhāra-cakra a kuṇḍalinī começa a ascender.

Ela ascende pela suṣumṇā, não por iḍā ou piṅgalā. Suṣumṇā é o caminho da kuṇḍalinī. Ela passa por vários cakras, às vezes muito rápido e às vezes lentamente. Quando a suṣumṇā se une com iḍā e piṅgalā no ājñā-cakra, isso é chamado de haṭha-yoga. Então, depois desta primeira união, forja-se à frente o alcance do sahasrāra-cakra. Ali ocorre a união com a consciência suprema, Śiva. Isso é chamado de Yoga, que significa união final. Portanto, o objeto final do haṭha-yoga é experimentar o Yoga.

Tradução livre de Fernando Liguori.


0 comentários:

Postar um comentário