segunda-feira, 12 de maio de 2014



Swāmi Satyānanda Saraswatī


A ênfase nos ṣaṭ-karmāṇi

Agora vem o lado prático. No rāja-yoga de Patañjali, você tem oito passos: yama e niyama são os dois primeiros, āsana, prāṇāyāma são o terceiro e quatro, pratyāhāra e dhāraṇā são o quinto e o sexto e dhyāna e samādhi o sétimo e oitavo. A contenção de Patañjali é que você tem de aperfeiçoar yama e niyama primeiro. Sem a perfeição em yama e niyama, āsana, prāṇāyāma etc. não darão os resultados desejados. O que é yama e niyama? Yama significa auto-controle, normas e observâncias: verdade, não-violência, castidade, não roubar e não-engrandecimento. Pureza externa e interna, contentamento etc. são niyama.

Patañjali foi contemporâneo de Buda e portanto, penso que seu sistema de Yoga foi influenciado pela filosofia budista como observamos em yama e niyama. Mas os autores do haṭha-yoga são muito claros sobre isso. Eles não dizem que yama e niyama formam a base do sistema. A ordem aqui é diferente – primeiro vem os ṣaṭ-karmāṇi. Neti, dhauti, basti, kapālbhāti, trāṭaka e nauli constituem os ṣaṭ-karmāṇi. Mas os ṣaṭ-karmāṇi apenas não constituem a totalidade do haṭha-yoga. Depois dos ṣaṭ-karmāṇi vem āsana, prāṇāyāma, mudrā e bandha. Em seguida vem pratyāhāra, dhāraṇā, dhyāna e samādhi.

Os autores dos textos do haṭha-yoga eram muito conscientes das dificuldades práticas de cada homem em relação aos yama e niyama. Além disso, yama e niyama tem mais a ver com religião do que com a vida espiritual do homem.

Essa é a razão pela qual os textos sobre haṭha-yoga não darem ênfase em yama e niyama. Eles imediatamente começam com os ṣaṭ-karmāṇi e dizem que você deve primeiro purificar o corpo todo: estômago, intestinos, sistema nervoso e outros sistemas. Somente então deve começar āsana e prāṇāyāma. Após isso, deve-se praticar kriyās como vajrolī, sahajolī, khecarī e śāṃbhavī. Em seguida deve-se praticar as mudrās como viparīta-karaṇī, yoga-mudrā e outros. Desta forma, será possível alcançar a meditação profunda.

O controle da mente através do controle do prāṇa

Há uma outra diferença entre o sistema de Patañjali ou rāja-yoga e o sistema tradicional de haṭha-yoga. Os autores dos textos do haṭha-yoga estavam conscientes da dificuldade de controlar as flutuações da mente. Na verdade, não é possível controlar as flutuações da mente. Você pode fazer isso por algum tempo, mas ainda assim não será capaz de sustentar o processo o tempo todo.

Assim, eles projetaram um outro método. Os textos do haṭha-yoga atestam claramente que ao controlar o prāṇa, a mente é controlada automaticamente. O prāṇa exerce influência na mente e a mente exerce influência no prāṇa. Quando os prāṇas estão agitados, afetam a mente e quando a mente está agitada, afeta os prāṇas. Algumas pessoas acham mais fácil controlar a mente do que o prāṇa. Eu falei muito sobre isso. Talvez algumas pessoas possam até ter sucesso, mas a maioria das pessoas não podem controlar a mente apenas pela mente. Quanto mais eles tentam, mais a agitação cresce.

Há outro ponto importante a ser observado. Às vezes você se encontra inspirado, se sente muito bem, com a mente unidirecionada. Mas isso não acontece todo dia. Portanto, os autores do haṭha-yoga expuseram minunciosamente outro tema. «Não se preocupe com a mente, ignore-a. Pratique prāṇāyāma

Praticando corretamente o prāṇāyāma, a mente é automaticamente conquistada. Mas os efeitos do prāṇāyāma não são tão simples de gerenciar. Eles criam um intenso calor adicional no corpo, despertam alguns centros no cérebro, podem parar a produção de esperma e testosterona, podem diminuir a temperatura interna do corpo, diminuir a taxa respiratória, alterar as ondas cerebrais etc. Quando essas mudanças ocorrem, você pode não ser capaz de lidar com elas. Portanto, o haṭha-yoga diz que os ṣaṭ-karmāṇi devem ser praticados em primeiro lugar para evitar que isso ocorra futuramente como resultado da prática de prāṇāyāma.

O objetivo na ênfaze dos ṣaṭ-karmāṇi é, então, preparar uma base para as práticas mais avançadas de prāṇāyāma. Os ṣaṭ-karmāṇi purificam todo o sistema e removem bloqueios nos caminhos de iḍā e piṅgalā. Quando não há bloqueios nesses caminhos, a respiração em ambas as narinas flui de forma sistemática. Quando a narina esquerda flui, significa que iḍā está ativa. Quando a narina direita flui, significa piṅgalā está ativa. Mais uma vez, quando a narina esquerda flui, significa que a mente é dominante. Quando a narina direita flui, significa que os prāṇas são dominantes. O fluxo alterado de ar nas narinas indica a posição dos sistemas nervoso simpático e parassimpático.

Agora, se iḍā está fluindo e você está praticando meditação, logo dormirá e seu cérebro produzirá ondas delta. Se a narina direita está fluindo e você está tentando meditar, seu cérebro vai produzir ondas beta e logo estará envolvido em uma gama sem fim de pensamentos. Quando ambas as narinas fluem de forma equilibrada, significa que suṣumṇā está fluindo. Quando a suṣumṇā flui, você pode meditar sem qualquer dificuldade. Despertar a suṣumṇā e fazê-la fluir é de suma importância no Yoga.


Tradução livre de Fernando Liguori.

0 comentários:

Postar um comentário