Swāmi Satyānanda
Saraswatī
A base do prāṇāyāma
Prāṇāyāma é uma prática
muito difícil. Existem muitas variedades de prāṇāyāma, como nāḍī-śodhana,
brāhmarī, kapālabhāti, bhastrikā, ujjāyī etc. Estes
não são realmente prāṇāyāmas, são variações da prática. Nos textos do haṭha-yoga,
claramente é indicado que a retenção da respiração é prāṇāyāma. A
diferença entre inspiração e expiração é prāṇāyāma. Entre a inspiração e
expiração há uma lacuna. Esse lapso pode ser de um segundo, dez segundos ou um
minuto. Isto é chamado de retenção da respiração – kumbhaka. Isso é prāṇāyāma.
Quando eu uso a
palavra prāṇāyāma, não quero dizer nāḍī-śodhana, bhastrikā
ou brāhmarī. Estou falando apenas de retenção. Na prática do prāṇāyāma
você deve ser capaz de reter a respiração, mas não é assim tão fácil. Portanto,
a menos que você tenha preparado a base, yama e niyama não são
tão importantes. Claro, as pessoas são religiosas, dessa forma elas acreditam
que devem seguir um dogma. Toda religião tem seu próprio código de moral, mas
você sabe como é difícil colocar isso em prática. Temos que ser honestos com
nós mesmos, não é?
Então, a fim de se
praticar prāṇāyāma com uma base adequada, tem-se de ser capaz de
executar os bandhas. Prāṇāyāma sem os bandhas não tem nenhum
significado. Primeiro você deve saber o que os bandhas são. Prāṇāyāma
deve ser praticado com bandhas, em uma postura meditativa adequada e executando
a mudrā apropriada. Śāṃbhavī-mudrā (foco no centro entre
as sobrancelhas) ou nasikagra-mudrā (foco na ponta do nariz) deve
ser executada.
A combinação da mudrā,
bandha, prāṇāyāma e āsana irá ajudá-lo a conquistar a
mente. Aquele que conquistar o prāṇa conquistará a mente. E de acordo
com o haṭha-yoga, é mais fácil conquistar o prāṇa primeiro e
depois a mente.
A unidade por trás
da diversidade
Então, essa é a
forma como o haṭha-yoga é introduzido. O guru instrui seu discípulo na
prática do haṭha-yoga, lhe ensina sobre a śakti universal, da
qual a śakti individual é um aspecto. Em certo momento da experiência, o
discípulo quebra as barreiras da mente limitada. Quando as barreiras são
quebradas, então a śakti dele se funde com a śakti universal.
A mente inferior,
que não é verdadeira, se torna una com a mente cósmica. Afinal, a śakti
é apenas uma. Por conta de nossa ignorância, percebemos a nós mesmos como
diferentes e essa percepção equivocada tem de ser descartada. Eu não sou eu e
você não é você. Nós somos um. Mesmo nossos corpos não são diferentes. Tudo é um,
mas tentamos perceber isso de um ponto de vista limitado. Essa experiência
nascerá quando percebemos que a diversidade não existe, apenas a unidade é
real.
O real propósito
do haṭha-yoga
Nos últimos
quarenta ou cinquenta anos o haṭha-yoga tem sido aceito como uma ciência
terapêutica em todo o mundo e muitos estudos científicos têm sido realizados
nessa área. Hoje nós ensinamos haṭha-yoga para as pessoas porque é uma
necessidade geral. O homem tornou-se doente e a ciência médica não está sendo
capaz de enfrentar o desafio. O haṭha-yoga, no entanto, tem ajudado a
todos. Então, nós não queremos desencorajar este aspecto, mas ao mesmo tempo
não devemos esquecer o que o haṭha-yoga realmente representa.
Por trás de cada homem
doente, há um homem espiritual. Por trás de um diabético, há um yogī. Por
trás de um homem que sofre de depressão, há um aspirante. Quando um paciente
chega pedindo ajuda, ensinar-lhe Yoga é fazer dele uma pessoa melhor.
Trate sua doença, mas por favor, não pare por aí. Leve-o para o domínio
espiritual da vida.
Este é o erro que
a maioria dos professores de Yoga têm praticado, particularmente no Ocidente.
Eles apenas recebem pacientes com artrite, reumatismo ou insônia e ensinam-lhe
alguns exercícios. O haṭha-yoga não está sendo utilizado para tratar a
totalidade da personalidade. É por isso que os professores de Yoga não
estão sendo capazes de elevar o nível de seus alunos. Só para melhorar a
saúde física não é o suficiente. A saúde mental também deve melhorar. A natureza
tem de mudar. A personalidade tem de mudar. O psicológico e o quadro psíquico devem
mudar. Você não deve apenas se sentir livre das doenças, mas livre da
escravidão e dos caprichos da mente. Agora, chegou o momento que os professores
em todas as partes do mundo devem compreender e transmitir o verdadeiro
espírito do haṭha-yoga.
Tradução livre de Fernando Liguori.
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