Bruno P. Burddon
Prāṇāyāma é um aspecto importante tanto do rāja-yoga
quanto do haṭha-yoga. No Yogasūtra (II:49) Patañjali define prāṇāyāma como: «Em seguida vem o prāṇāyāma,
a separação dos movimentos de inspiração e expiração.» Prāṇāyāma é o controle da respiração durante a inspiração e expiração.
Vyāsa Bhaṣya explica os benefícios
do prāṇāyāma nas seguintes palavras: «não
há maior tapas que prāṇāyāma, eliminando
as impurezas e conduzindo à luz do real conhecimento.»
Geralmente, prāṇāyāma é explicado como a mudança de um
padrão automático de respiração para uma regulação consciente do processo respiratório.
Govindan afirma que prāṇāyāma manipula
o tempo da respiração, duração da inalação, exalação e retenção da respiração em
diferentes posturas corporais. De acordo com Swāmi Satyānanda, a palavra prāṇāyāma
é composta por duas palavras: «prāṇa»
e «āyāma». Prāṇa é a força vital
que permeia todo o corpo. De acordo com Swāmi
Niranjanānanda, «prāṇa é um complexo
multidimensional energético que consiste em uma combinação de energias elétrica,
magnética, eletromagnética, fotônica, térmica e mental». Āyāma significa «extensão ou expansão». Assim, prāṇāyāma é a extensão ou expansão
da dimensão do prāṇa ou força vital.
Transformando a
personalidade: aspectos físicos e mentais
Transformação da personalidade,
neste contexto, refere-se ao desenvolvimento positivo que acontece nos níveis físico
e mental. No nível físico quer dizer funcionamento apropriado e saudável do corpo,
ou seja, quando em descanso, todos os músculos do corpo ficam relaxados e as articulações
descontraídas para conservar energia, a taxa de metabolismo é muito baixa. Em situação
de emergência, há uma ativação simpática desencadeando várias mudanças no sistema
fisiológico: os músculos se tencionam, a digestão para, o coração acelera e assim
por diante. Quando a situação de emergência acaba, a homeostase é restabelecida.
Contudo, atualmente as pessoas estão sempre preocupadas, lidando com enormes tensões
todo o tempo. Como consequência, há uma contínua ativação no corpo que levam a inúmeras
desordens psicofisiológicas. Portanto, faz-se necessário treinar o corpo para retomar
à homeostase após as situações de estresse terem passado.
A transformação de personalidade,
no nível mental, refere-se ao desenvolvimento do poder de imaginação, criatividade,
estabilidade e força de vontade. Também se refere a interações saudáveis, um ponto
de vista mais positivo e otimista que produz menos tensão e conflito ao lidar com
outras pessoas. Uma pessoa mentalmente saudável é aquela que tem uma personalidade
equilibrada, livre de complexos e inconsistências, de tensão nervosa ou emocional
e de desordens ou conflitos. O desenvolvimento mental é uma necessidade para uma
personalidade adaptada e equilibrada.
De fato, desenvolvimento
físico e mental são inseparáveis. Toda personalidade é uma composição de traços
físicos e mentais. Para uma personalidade equilibrada, deve-se promover o bem estar
do corpo e da mente. Um não pode ser enfatizado à revelia do outro. Se a mente está
doente, não permitirá às células do corpo crescerem e se tornarem fortes e, se o
corpo estiver doente, tornará a mente negativa. Portanto, tanto o corpo quanto a
mente devem ser cuidados para uma efetiva transformação da personalidade. Um dos
métodos mais diretos e eficazes é a prática do prāṇāyāma.
Precauções
Uma vez que o prāṇāyāma é uma poderosa ferramenta para
se obter benefícios, é também acompanhado de riscos. A Haṭhapradīpikā (II:16) diz: «Pela prática de prāṇāyāma se livra
de todas as doenças. Pela prática errada, todas as doenças surgem no yogī.»
Isso significa que o prāṇāyāma pode erradicar
todas as doenças se praticado adequadamente, mas, se feito de maneira imprópria,
poderá agravar todas as doenças. O professor Fernando Liguori em suas aulas costuma
dizer que a prática equivocada de prāṇāyāma pode agravar severamente o doṣa
vāta. Portanto, certas precauções devem ser tomadas. As mais importantes são:
sempre praticar gradual e sistematicamente, dentro da capacidade pessoal. Pratique
o prāṇāyāma depois dos āsanas e
antes da meditação. Nunca faça prāṇāyāma
em um ambiente mal cheiroso, enfumaçado ou sujo. Evite praticar exposto ao sol e
ao vento. Não pratique após as refeições. Limpe a cavidade nasal regularmente. Mantenha
a coluna ereta durante a execução do prāṇāyāma.
Evite fumo e bebidas alcoólicas. Sempre pratique sob a orientação de um professor
de Yoga competente.
Como o prāṇāyāma
opera nos níveis físico e mental
Os aspectos principais
na prática de prāṇāyāma são a mente atenta
(foco, unidirecionamento da energia da mente, estado de presença), regulação consciente
da respiração e duração da inalação, exalação e retenção do ar (tanto interna quanto
externa). Esses aspectos influenciam o corpo e a a mente das seguintes maneiras:
Troca de gases
Nas práticas de prāṇāyāma, o corpo é suprido com uma grande
quantidade de oxigênio. Quanto maior a absorção de oxigênio, maior a quantidade
de dióxido de carbono a ser expelido. Quando retemos a respiração com os pulmões
cheios de ar, nós expandimos os pulmões e os preenchemos com ar puro. Este ar puro
é então capaz de alcançar cada célula e dessa forma as células dos pulmões são purificadas
e fortalecidas. Na retenção da respiração com os pulmões vazios, as células dos
pulmões se contraem e, o ar impuro é forçado a sair. Esse processo dual torna todo
o corpo limpo, puro e leve. Também aumenta a longevidade.
Capacidade vital
A capacidade vital aumenta com a prática de alguns tipos
de prāṇāyāma combinados com āsanas, mudrās e bandhas, uma vez que estes exercitam a musculatura envolvida na respiração.
Os músculos abdominais também são fortalecidos, uma vez que há a tendência de se
contrair mais os músculos abdominais à medida que se estende a exalação.
Saúde e imunidade
Prāṇāyāma produz energia e fortalece
diferentes órgãos do corpo, promovendo saúde e o poder de resistência às doenças.
Equilíbrio do sistema
nervoso autônomo
É alcançado particularmente por meio da respiração alternada
no nāḍī-śodhana-prāṇāyāma, que estimula
e equilibra o sistema nervoso simpático
e parassimpático, assim como regula
e equilibra iḍā e piṅgalā-nāḍīs.
Relaxamento
Respiração suave e contínua,
sem movimentos bruscos, diminui a taxa respiratória, aprofunda o processo respiratório
tornando-o rítmico. Isso reduz o nível de ansiedade e produz relaxamento profundo,
permitindo ao praticante descanso e centramento.
Calma mental
A consciência focada na
respiração proporciona tranquilidade e restringe a interferência do processo de
pensamentos. Isso aquieta os distúrbios da mente, liberando-a para entrar em sintonia
com os aspectos sutis do nosso ser.
Redução da atividade
mental e quietude interna
Quando retemos a respiração,
os impulsos nervosos são interrompidos em diferentes partes do corpo e os padrões
de onda cerebral são harmonizados. Isso reduz grandemente a atividade mental e intensifica
a experiência de estabilidade interior. Quanto maior o tempo de retenção da respiração,
maior o espaço entre os impulsos nervosos e a resposta cerebral. Quando a respiração
é retida por um tempo prolongado, a agitação mental e a dissipação são reduzidas.
Evolução do Ser
interior
Além das práticas de prāṇāyāma proporcionarem muitos efeitos positivos
nos níveis físico e mental, elas também são uma parte importante nas práticas avançadas
de Yoga que visam a uma total evolução
do Ser interior (Self).
Estudos empíricos
Pesquisas têm demonstrado
os efeitos positivos do prāṇāyāma, tanto
no corpo quanto na mente. Investigação sobre a dominância de uma das narinas, funcionamento
cerebral e atividade autonômica parece indicar que uma atividade excessiva do lado
esquerdo do cérebro e a dominância da narina direita resultam em ativação do sistema
nervoso simpático o que caracteriza estresse, enquanto o que o lado direito do cérebro
e a dominância da narina esquerda está por detrás da ativação do sistema parassimpático que caracteriza repouso
e relaxamento. O professor Fernando Liguori na Oficina de Prāṇāyāma estudou
o efeito do prāṇāyāma nas mudanças de
humor e percepção da vitalidade. Ele descobriu que uma sessão de trinta minutos
de āsanas seguidos de exercícios respiratórios (prāṇa-nigraha) produzem
um marcante aumento da percepção da energia física e mental. Ele concluiu que a
prática de prāṇāyāma aumenta a memória
espacial e causa variações na personalidade
em praticantes de meditação e prāṇāyāma.
No seu estudo, a prática de prāṇāyāma
e meditação produziu relaxamento, reduziu a tensão, aumentou a competência, direção
interna, flexibilidade, auto-atualização e auto-valorização. Ele ainda destacou
o efeito valioso da respiração e da meditação sobre o estresse, enfatizando que
as práticas de certas técnicas de prāṇāyāma
são benéficas no manejo dos sintomas da depressão.
Conclusão
Com base nas evidências
empíricas, observações experimentais e análises apresentadas a respeito dos efeitos
fisiológicos e psicológicos, está claro que a prática regular do prāṇāyāma promove no praticante uma transformação
positiva nos níveis físico, mental e espiritual. Prāṇāyāma equilibra os sistemas fisiológicos – cardiovascular, respiratório,
nervoso e endócrino. Muitos médicos e curadores estão agora incorporando técnicas
de prāṇāyāma junto com outros meios no
manejo de doenças relacionadas com estes sistemas. Simultaneamente, as técnicas
de prāṇāyāma são úteis na promoção da
saúde mental, incluindo o manejo de desordens mentais como a depressão, instabilidade
emocional e neurose de ansiedade. Além disso, prāṇāyāma pode ser reconhecido como o sādhanā mais importante para promover o despertar espiritual, almejando
uma vida feliz.
O prāṇa é expandido pelo pensamento,
volição, ação, movimento, conversação, escrita etc. Se você puder controlar a respiração
externa, então facilmente poderá controlar a força vital interna ou prāṇa. Os yogīs acumulam abundante
prāṇa através da prática regular de prāṇāyāma. Prāṇāyāma purifica as nāḍīs, estabiliza a mente
tornando-a preparada para concentração. Remove rajas e tamas. Prāṇāyāma reduz a velocidade
da mente fazendo girar em círculo cada vez menores.
Bibliografia
KUVALAYANANDA, Swami. Prāṇāyāma. São Paulo, Brasil.
Phorte Editora, 2008.
LIGUORI, Fernando. Oficina de Prāṇāyāma. Apostila
do T. P. P. (Treinamento Pré-Prāṇāyāma). Kaula Yoga Publicações, 2011.
___________________. Haṭhapradīpikā: Candeia sobre o Haṭha
Yoga. Manuscrito do autor.
MOTOYAMA, Hiroshi. Estudos Ocidentais & Orientais de
Medicina acerca do Pranayama e o Controle do Calor, em Pesquisa de Religião
e Parapsicologia. Tóquio, Japão. Associação Internacional de Religião e Parapsicologia,
1977. Texto em português pela Editora Vozes, 1981. Prefácio e apresentação por Prof.
Hermógenes.
Bruno estuda Yoga e Tantra com
Fernando Liguori. Dirige uma
empresa de reciclagem em Paraíba do Sul – RJ e
está terminando o curso de psicologia na UFJF.
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