domingo, 15 de junho de 2014



Fernando Liguori


Texto retirado da apostila o curso «Oficina de Meditação», edição 2012. Instituto Kaula.


A partir deste módulo, vamos introduzi-lo na prática de ajapa-japa, uma poderosa técnica meditativa de pratyāhāra (retração dos sentidos). Essa técnica consiste de inúmeros estágios, dependendo do método adotado. Nós abordaremos apenas um estágio. Essa prática é uma parte integral do kriyā-yoga, quer dizer, auxilia no desenvolvimento da consciência respiratória e do mantra para as técnicas mais avançadas de kriyā-yoga. Portanto, as práticas de kriyā-yoga devem ser precedidas por ajapa-japa. Uma vez iniciada a prática, deve-se levá-la a cabo sem falhas, i.e. ela deve ser praticada todos os dias sem falta.

Em poucas palavras, Swami Satyangananda Saraswati explica os mecanismos da prática:

A prática sagrada do ajapa-japa tem sido muito bem guardada através dos séculos e foi ensinada apenas para aspirantes sérios e merecedores. No entanto a exposição científica e sistemática de ajapa-japa por Swami Satyananda coloca o mais elevado estado de consciência ao alcance de todos os aspirantes sinceros.

Ajapa-japa é um sādhanā [prática espiritual] excepcional, pois utiliza o que vem mais naturalmente a todos e a cada um de nós – a respiração. Não é apenas um exercício, mas um sādhanā completo que, sistematicamente, conduz os praticantes desde as fases preliminares até ao samādhi, a experiência espiritual mais elevada. Esta prática é particularmente apropriada para a sociedade de hoje, pois é considerada completa em si mesma e, através dela, pode-se entrar no reino espiritual da existência.

Ajapa-japa como sabemos, é uma prática de meditação extremamente importante que já foi citada em muitas escrituras antigas, como a Bhagavadgītā. A prática de ajapa utiliza o que se conhece como o ajapa-gāyatrī, ou o som natural da respiração. A respiração entra pelas narinas produzindo o som SO e sai com o som HAṂ. Qualquer mantra pode ser usado durante a prática de ajapa-japa, embora tradicionalmente, o mantra SOHAṂ seja o mais utilizado, pois corresponde ao som natural da inspiração e da expiração.

Japa é a repetição constante de um mantra. Japa torna-se ajapa (espontâneo) japa quando o mantra se repete automaticamente, sem esforço consciente. Diz-se que ajapa-japa vem do coração, enquanto japa provém da boca.

Uma característica que distingue o ajapa-japa de todas as outras práticas de Yoga é que em todas as práticas para se atingir samādhi tem-se que controlar e suspender a respiração. No ajapa-japa o truque não está em controlar a respiração, mas na ligação entre a consciência e a respiração. Durante a prática é preciso ter consciência completa e constante de cada inspiração e expiração enquanto a mente deve permanecer fixa no centro de meditação.

Ajapa-japa pode levar o praticante desde os níveis mais elementares da consciência – do corpo e do ambiente – ao ponto da total transcendência da consciência material. A prática regular torna o psiquismo fértil e receptivo. Em alguns meses de treino, o praticante pode libertar do inconsciente todos os desejos ocultos, medos e complexos que são a fonte de nossa infelicidade e sofrimento. Ao trazer esses saṃskāras e vāsanās ocultos à superfície, podemos aliviar a mente de todas as tensões e complexos. Isto, por sua vez, remove a causa da maioria das doenças físicas e mentais.

Todos os batimentos da vida como o pulsar da expansão e contração, fluxo e refluxo, prāṇa e apāna. Toda molécula, todo aspecto da existência, vibra, pulsa. Tudo se encontra em um estado contínuo e espontâneo de mudança cíclica. Absolutamente tudo se perpetua através da sutil repetição do mantra.

O homem palpita com esta pulsação da vida em muitas maneiras distintas. A mais óbvia são os batimentos cardíacos e a respiração. Os yogīs de outrora desenvolveram um sistema que utiliza esse constante pulsar da vida como um mecanismo de acalmar a mente e elevar o nível de consciência e entendimento. Eles observaram que a respiração flui em um ritmo constante que produz um mantra contínuo. Esse mantra é conhecido como sohaṃ, sahaṃ ou haṃso, haṃsa. Essa prática, portanto, é conhecida como ajapa.

Definição

Japa pode ser definida como a repetição contínua do mantra. O sufixo a na frente de japa transforma a palavra em espontâneo. Quer dizer, japa se transforma em ajapa quando a repetição mântrica ocorre por si mesma, sem esforço por parte do praticante, espontaneamente. O mantra é plantado tão profundamente através da prática de japa que todo o ser pulsa com a vibração mântrica. Japa requer esforço consciente e ajapa não. Japa vem da boca, ajapa do coração. Japa é uma prática preliminar, ajapa é a perfeição de japa.

Racional

O objetivo é criar condições para que o mantra possa repetir-se espontaneamente de forma contínua vinte e quatro horas por dia. O mantra deve sobrecarregar sua atenção, tornando-se um pano de fundo por trás de todos os seus pensamentos e ações. Não importa o que você esteja fazendo, trabalhando, descansando ou se divertindo, deve haver consciência contínua do mantra. Isso provoca um incrível direcionamento da mente. Com o tempo, todas as flutuações mentais irão se acalmar.

O mantra também deve estar sincronizado com a respiração. Portanto, a pessoa que atinge proficiência em ajapa-japa repete o mantra 26.000 vezes todos os dias (i.e. 15 respirações por minuto ou 900 por hora). Contudo, o número de repetições se reduz drasticamente, pois a prática de ajapa-japa conduz a um estado de relaxamento físico e mental que a proporção de respiração diminui. Em um nível avançado, a medida proporcional de respiração pode ser de duas a três vezes por minuto.

Todo o complexo corpo-mente deve vibrar incessantemente com o mantra. Isso não é fácil, pois primeiro é necessário um grande esforço mental para evitar que a mente vagueie de um lado para o outro. Esforço é requerido para treinar a mente a repetir o mantra, assim como na prática de japa. Na medida em que a mente vagueia, o mantra é esquecido. Mas quando o processo se torna espontâneo como em ajapa-japa, então nenhum esforço é requerido. Você deverá manter a atenção, o foco no mantra; você terá de ser atraído pelo mantra da mesma maneira que o ferro é atraído pelo imã. Mas para atingir este estágio, é necessário prática, esforço e tempo. Entretanto, se este estágio for conquistado, então toda a vida passará por uma transformação. A mente se tornará um refletor perfeito da consciência adquirida através da experiência.

Poucas pessoas são capazes de repetir o mantra ao longo de todo o dia. Portanto, é suficiente repetir o mantra, sincronizando-o com os movimentos da respiração, no horário escolhido para prática de ajapa-japa que descreveremos abaixo. Se executado diligentemente, a técnica trará muitos benefícios, entretanto, não como ajapa contínua durante o dia e a noite.

Integração com o mantra

Qualquer mantra pode ser integrado com o fluxo da respiração, mas o mantra sohaṃ é mais genericamente usado, pois ele ocorre naturalmente e corresponde ao som natural da inspiração e expiração. Observe cuidadosamente sua respiração. Você irá escutar o som so ao inspirar e haṃ quando expirar. Você terá uma maior consciência deste efeito mântrico na respiração quando associá-lo ao ujjāyī-prāṇāyāma. Dependendo da duração da respiração, o som so será prolongado: s-o-o-o-o-o-o; bem como o som haṃ: h-a-a-m-m-m. Pouca ou quase nenhuma imaginação é necessária. É por isso que o mantra sohaṃ é tão poderoso, ele ocorre naturalmente com o som da respiração.

Algumas vezes o mantra haṃsa é usado no lugar de sohaṃ. Essa é uma maneira diferente de se executar a prática, mas não é menos eficiente. De fato, se você é capaz de escutar qualquer som interno emergindo com a respiração, use-o. Não há problema nenhum nisso. Ao contrário, só haverá ganho. Você pode usar o mantra auṃ, raṃ, hrīṃ ou qualquer outro mantra de sua preferência. Você pode usar o guru-mantra ou o gāyatrī-mantra. No caso do gāyatrī-mantra, metade dele deve acompanhar a inspiração e a outra metade deve acompanhar a expiração. O importante é que o mantra venha naturalmente a você. Uma vez escolhido o mantra, não troque.

Contudo, nós aconselhamos a escolha do mantra sohaṃ, pois ele vem sendo praticado pelos yogīs através das eras em conexão com ajapa-japa. Este é o mantra que conduz a contínua integração entre a respiração e a consciência. No Kulārṇavatantra, este mantra (sohaṃ) é chamado de śrī-prasadapara-mantra, pois ele concede a graça sublime (prasada) e é considerado o mais elevado (para) de todos os mantras.

Significado do sohaṃ

O significado do mantra sohaṃ não é essencial para prática de ajapa-japa. Mas algumas palavras sobre ele são necessárias:

·         so: Śiva ou Ele
·         haṃ: Ahaṃ ou Eu sou

Portanto, sohaṃ quer dizer Eu sou Ele, Eu sou Śiva ou Eu sou Consciência. O significado pode ser lembrado continuamente através da prática de ajapa como um método de afirmação ou como um saṅkalpa (resolução). É um método excelente para aquelas pessoas que já passaram por experiências profundas, pois ajuda a manter o estado de consciência elevada. É um método de identificação intensa. Mas não é necessário associar o significado ao mantra enquanto se executa a prática, principalmente os iniciantes. Isso não é necessário na produção de resultados. A lembrança contínua do mantra e a atenção unidirecionada são o que de verdade importam.

Postura

Ajapa pode ser praticada em qualquer postura, em qualquer lugar ou em qualquer situação. Contudo, para prática meditativa disciplinada que abaixo iremos descrever, uma postura meditativa deve ser assumida. Padmāsana, siddhāsana, siddha-yoni-āsana, vajrāsana, swastikāsana, ardha-padmāsana ou sukhāsana podem ser executadas. Śavāsana também pode ser utilizada, mas nela é mais fácil cair no sono.

Integração do ujjāyī-prāṇāyāma e khecarī-mudrā

Tanto ujjāyī-prāṇāyāma quanto khecarī-mudrā são técnicas muito poderosas e devem ser integradas com ajapa-japa para aumento dos efeitos da prática e um ganho máximo de benefícios.

Ajapa-japa: estágio 1

A técnica que se segue é o estágio 1 e deve ser praticada todos os dias até que haja proficiência. Isso é essencial antes de seguir aos próximos estágios.

Técnica
Sente-se em uma postura confortável.
Feche os olhos e relaxe todo o corpo.
Mantenha a coluna ereta, mas não exagere no esforço.
Diga para si mesmo: durante toda a prática me mantenho no presente, no aqui e no agora.
Portanto, deixe lá fora seus problemas e seus compromissos. Mantenha sua consciência focada na prática de ajapa-japa.
Inicie ujjāyī-prāṇāyāma e execute khecarī-mudrā.
Torne-se consciente de todo processo respiratório.
Quando inspirar, esteja consciente de que está inspirando.
Quando expirar, tenha consciência de que está expirando.
Consciência total no ar que entra e sai pelas narinas. Sinta o ritmo, o fluxo natural de sua respiração (pausa).
Visualize que existe uma passagem psíquica que conecta seu abdômen a sua garganta. Na medida em que inspira, visualize o ar subindo do abdômen a garganta enquanto passa por essa passagem psíquica. Quando expirar, visualize o ar descendo da garganta ao abdômen pela passagem psíquica.
No início, essa visualização pode ser difícil. Mas não se preocupe, apenas tente. O importante é estar completamente consciente da respiração.
Deixe que a respiração se torne rítmica, profunda e prolongada, mas sem esforço. Ela deve ser natural. Quanto mais você relaxar, mais sua respiração se tornará lenta e profunda.
Mantenha a consciência (pausa).
Se a mente vaguear, o que certamente acontecerá, não lute com ela. Ao contrario, mantenha a consciência simultaneamente no processo respiratório. Não é fácil, mas você deve tentar (pausa).
A partir deste momento sincronize o mantra sohaṃ com o movimento de sua respiração.
Quando inspirar, visualize o ar subindo do abdômen até a garganta pela passagem psíquica enquanto mentalmente entoa so.
Quando expirar, visualize o ar descendo da garganta até o abdômen pela passagem psíquica enquanto mentalmente entoa haṃ.
Esteja completamente consciente da subida e descida do ar pela passagem psíquica na medida em que o mantra sohaṃ é produzido naturalmente. Deve haver consciência incessante do mantra sohaṃ na medida em que inspira e expira.
Se a sua mente vaguear, deixe-a. Mas lembre-se de que ela está vagueando e tente manter a consciência no mantra e sua sincronização com a respiração (pausa).
Inspira...
Expira...
Traga a consciência para o exterior na medida em que vagarosamente movimenta os dedos das mãos e se espreguiça completamente.
Abra os olhos.

Consciência

A essência de ajapa-japa, como todas as técnicas meditativas, é a atenção contínua na prática enquanto ela está sendo executada. Não é necessário suprimir as flutuações e distrações da mente. Ao invés disso, simultaneamente mantenha a consciência no processo respiratório e no mantra. Deixe que a mente vagueie. Tudo o que você tem a fazer é se manter consciente.

Benefícios

Ajapa-japa provê os mesmos benefícios de todas as outras práticas meditativas. Entretanto, os benefícios que você colherá dependerão de seu esforço, regularidade e prática para manter um grau relativamente profundo de harmonia na mente.


É uma excelente preparação para o kriyā-yoga, produz paz e harmonia interna, bem como unidirecionamento da mente, levando o praticante diretamente a meditação.

0 comentários:

Postar um comentário