domingo, 29 de junho de 2014



Fernando Liguori


Quando nós pegamos um livro para ler e compreender seu conteúdo, precisamos primeiro saber ler. É necessário passar pelo A B C D. Aprender palavras, depois sentenças e no devido curso, quando conseguimos aprimorar a leitura, somos capazes de ler o livro e comentá-lo. Similarmente, sem treinamento e educação básica não é possível haver paz na mente.

Se a vida apresenta uma perturbação e você deseja encontrar a paz, imediatamente sua busca por ela se inicia, gerenciando os distúrbios apresentados. Dessa maneira, a paz ocorre de forma espontânea. Assim, aprendam a identificar o que está acontecendo dentro de suas mentes. Nela, existe a discórdia, mas também o desejo de paz. Você pode estar negando a discórdia e a tensão, dizendo, «eu preciso de paz.» Neste caminho, não está gerenciando a causa da tensão e contenda interior, frustrando-se por não conseguir encontrar paz e por não conseguir ver uma possível solução. Esta atitude, ideia e pensamento estão incorretos. Sempre existirá um antídoto a qualquer situação. É uma solução que precisa ser descoberta e essa descoberta começa com o gerenciamento das faculdades da mente.

Quando a mente está identificada com o mundo externo, sensorial, grosseiro e material, evoca respostas relacionadas à sua identificação sensorial. Se você vê uma mala de dinheiro jogada no chão, os olhos vêm e a mente identifica. Neste momento, um estado alterado na mente se inicia, modificando o comportamento normal. Este estado é a ganância, que faz com que você vá e pegue a mala com dinheiro.

Quando você vê uma criança e sente afeição, lembre-se de que este é um estado alterado da mente. Cinco minutos atrás você não estava sentindo afeição alguma, mas algo aconteceu, fazendo com que a mente manifestasse aquela resposta particular. A resposta pode ser inveja, ciúme, ganância ou frustração, dependendo da situação. Esta resposta mental a determinada situação ou em relação aos objetos dos sentidos indica um estado alterado da mente.

Um estado alterado na mente significa um estado diferente do estado normal de equilíbrio. Uma vez que estes estados mentais dominam o comportamento da mente, eles se tornam hábitos, conhecidos como vṛttis em sânscrito. Estes hábitos ou vṛttis podem ser tanto prazerosos quanto dolorosos. O Yogasūtra «I: 5» diz:

vṛttayaḥ pañcatayyaḥ kliṣṭākliṣṭāḥ.

As flutuações da consciência são de cinco tipos, sendo aflitas e não-aflitas.

Kliṣṭā e akliṣṭā, aflição e não-aflição, difícil e fácil. Os vṛttis ou hábitos da mente, formados devido à identificação e associação com os objetos dos sentidos e o mundo sensorial, se tornam a causa de distração e tensão na vida. Distração e tensão levam a dissipação das forças da mente e a perda de clareza mental.


Existe um ditado que diz que a qualidade de vida depende da qualidade dos pensamentos e a qualidade dos pensamentos depende da qualidade de nossas associações. Se nos associamos às pessoas certas, a qualidade de nossos pensamentos será diferente. Se a qualidade dos pensamentos for positiva, otimista e criativa, a qualidade de vida será diferente. Portanto, se você deseja melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos. Se você deseja melhorar a qualidade de seus pensamentos, melhore a qualidade de suas associações. Se você deseja melhorar a qualidade de suas associações, melhore a qualidade da grande mente e de todas as suas funções, pois a mente gravita em torno de diferentes associações de acordo com seus desejos e necessidades.

0 comentários:

Postar um comentário