terça-feira, 24 de junho de 2014



Fernando Liguori


Texto extraído da apostila do curso «Oficina de Meditação», edição 2011, ministrado pelo Instituto Kaula.


Desde nosso primeiro encontro, nós temos devotado nossa atenção aos aspectos que fundamentam a prática meditativa. Começamos do início. Aprendemos a importância de se relaxar para atingir estados profundos de meditação e como os exercícios pré-meditativos e a escolha de uma postura apropriada influenciam no desenvolvimento da prática. Aprendemos que sem o cultivo da consciência, sob todos os aspectos, a meditação torna-se impossível. Colocamos ênfase na importância de se conquistar uma postura e nela permanecer sem se movimentar, longe das distrações do corpo físico. E de todo este conjunto de informações importantes, tomamos consciência de que o primeiro objetivo das práticas meditativas é esquecer o corpo. Contudo, a prática que se segue, kāya sthairyam, parece contradizer esta regra básica. Em outras palavras, durante essa prática, o meditante procura manter total consciência em seu corpo, excluindo todo o resto. Ou seja, ao invés de esquecer o corpo, ele acentuará a consciência no corpo. Pode parecer paradoxal, entretanto, essa prática se baseia na compreensão dos processos pelos quais a mente opera.

A mente é como uma criança pequena. Se você manda uma criança fazer alguma coisa, frequentemente ela irá fazer exatamente o contrário. Parece rebeldia, uma necessidade de afronta. A mente age da mesma maneira. Se você força a mente a se esquecer do corpo e tenta direcioná-la para outro objeto, ela subitamente desenvolve um fascínio pelo corpo. Quanto mais você tenta esquecer o corpo, mais difícil torna-se. Conhecendo esta tendência da mente, a prática toma outro caminho. Quer dizer, ela força a mente estar consciente do corpo por um longo período de tempo. A mente, como de costume, se rebela. Automaticamente ela tenta se focar em outra coisa e se esquece do corpo. Esse é exatamente o objetivo das práticas meditativas. Após a intensificação da prática de kāya sthairyam por alguns minutos, você notará que a consciência espontaneamente se dirige para o interior. Neste momento existe uma introspecção quase que instantânea.

Kāya sthairyam é uma excelente técnica de preparação corporal e mental para práticas meditativas mais avançadas. Como tal, ela deve ser praticada sempre que possível antes de outras técnicas de meditação.

A palavra sânscrita kāya significa corpo; a palavra sthairyam significa estabilidade. Portanto, essa prática denomina-se o cultivo da estabilidade corporal.

Técnica
Sente-se confortavelmente em uma postura meditativa.
Ajuste sua postura até que se sinta completamente confortável.
Mantenha as costas eretas e a cabeça no prolongamento da coluna.
Apóie as mãos sobre os joelhos em cin ou jñāna-mudrā.
Feche os olhos e relaxe o corpo completamente.
Mantenha consciência em todo seu corpo.
Sinta que seu corpo faz parte do solo.
Imagine que seu corpo está crescendo a partir do solo, como uma árvore. O torço e a cabeça são o tronco da árvore, suas pernas são as raízes.
Convença a si mesmo que, como seu corpo faz parte do solo, ele não pode e não irá se movimentar.
Você está estável como uma grande árvore (pausa).
Esteja consciente de todas as sensações que seu corpo experimenta. Crie uma imagem mental de seu corpo. Esteja consciente de qualquer dor ou desconforto.
Direcione sua consciência para a fonte deste desconforto e nada mais. Deixe que essa dor seja o foco de sua consciência.
Se sua mente começar a vagar, deixe. Mas simultaneamente tente manter a consciência na dor e no desconforto do corpo (pausa).
Dirija a consciência para o pé direito. Torne-se completamente consciente de seu pé direito e nada mais. Crie uma imagem mental de seu pé direito e esteja consciente de todas as sensações que nele se manifestam (pausa).
Dirija a consciência para o pé esquerdo. Torne-se completamente consciente de seu pé esquerdo e nada mais. Crie uma imagem mental de seu pé esquerdo e esteja consciente de todas as sensações que nele se manifestam (pausa).
Dirija a consciência para a perna direita. Crie uma imagem mental de sua perna direita e esteja consciente de todas as sensações que nela se manifestam (pausa).
Dirija a consciência para a perna esquerda. Crie uma imagem mental de sua perna esquerda e esteja consciente de todas as sensações que nela se manifestam (pausa).
Transfira a consciência para as costas. Intensifique a consciência das costas eretas (pausa).
Dirija a consciência para os músculos do abdômen. Crie uma imagem mental dos músculos do abdômen e esteja consciente de todas as sensações que neles se manifestam (pausa).
Dirija a consciência para o peitoral. Crie uma imagem mental do peitoral e esteja consciente de todas as sensações que nele se manifestam (pausa).
Consciência total nas mãos, braços e ombros. Intensifique a consciência nas mãos, braços e ombros (pausa).
Consciência total nos músculos do pescoço, cordas vocais e garganta (pausa).
Consciência total em toda região da cabeça (pausa).
Isso é uma rodada.
Consciência total de seu corpo físico, dos pés a cabeça, consciência total.
Intensifique sua consciência o máximo possível. Mesmo que a mente esteja dispersa, mantenha consciência no corpo.
Faça outra rodada. Esteja consciente (pausa).
Repita para si mesmo: durante toda a prática permaneço completamente imóvel. Completamente estável. Completamente estável e imóvel. Tome a resolução de que você se manterá firme e imóvel durante toda a prática. Seu corpo deve estar imóvel como uma estátua (pausa).
Grave essa sugestão em sua mente. Dessa maneira você irá colher os melhores benefícios desta prática.
Mesmo que você sinta o impulso de mover um dedo, ajustar sua roupa ou se coçar, tente conquistar este impulso.
Se sentir a necessidade de se movimentar, diga para si mesmo: manterei meu corpo estável e imóvel até o fim da prática (pausa).
Movimente sua consciência nas diferentes partes do corpo. Sinta as diferentes partes do corpo como se nunca as tivesse sentido.
Após algum tempo você notará que seu corpo se torna firme, estável e rígido. Neste momento, será tomado por uma incrível sensação de leveza. Conseguirá ver seu corpo separado de si mesmo e sentirá que não precisa movimentar o corpo.
Essa estabilidade corporal é chamada de estabilidade psíquica. Neste estágio, você estará preparado para outras práticas meditativas onde o foco da consciência é o interior.

Duração

Pratique quantas vezes quiser na medida em que seu tempo permitir. Existem muitas pessoas que progrediram nas práticas meditativas usando apenas esta técnica. Ela pode ser executada por horas a fio, entretanto, praticada de dez a vinte minutos antes de qualquer técnica meditativa ou respiratória é o suficiente recomendado.

Sua utilização como técnica preparatória

Kāya sthairyam, como anteriormente mencionado, é uma excelente técnica meditativa em si. Contudo, seu uso mais comum é para estabilizar e relaxar o corpo, em preparação para outras técnicas. Alem do mais, um dos maiores obstáculos para a maioria das pessoas em atingir sucesso na meditação é a inabilidade de se abstrair do corpo. Nós somos completamente obcecados pela existência e as sensações corporais. Isso evita que nossa consciência seja unidirecionada a um objeto. Portanto, kāya sthairyam é uma técnica para indução sistemática do desinteresse pelo corpo. Como tal, deve ser executada antes de outras técnicas.

Desatenção

É claro que sua consciência não permanecerá no corpo durante toda a prática. Você estará constantemente sendo visitado por pensamentos e distrações. Sob nenhuma circunstância você deve suprimir essa tendência vagueante. Isso apenas criará tensão. Por outro lado, não se perca em seus pensamentos, se esquecendo completamente do corpo. Você deve estar simultaneamente consciente tanto do corpo quanto dos pensamentos que tentam interferir na prática.

Prolongando o tempo das posturas meditativas


Kāya sthairyam é uma excelente técnica para se aumentar, progressivamente, o tempo de permanência nas posturas de meditação. Primeiro, escolha uma das posturas discutidas no capítulo anterior. Nas próximas semanas, aumente o tempo de permanência nessa postura sem se mexer. Seja realista: apenas sente-se na postura por um longo período de tempo se você se sente confortável nela. A cada dia aumente a duração. Quando assumir a postura na prática de kāya sthairyam, faça a resolução de permanecer nela por um período de tempo. Tente não se movimentar, mesmo que sinta desconforto. Neste caminho, eventualmente você dominará a postura, ao mesmo tempo que prepara o corpo e a mente para técnicas meditativas mais avançadas, seja no momento ou no futuro.

0 comentários:

Postar um comentário