sábado, 12 de julho de 2014




Swāmi Satyānanda Saraswatī


Assim como as pessoas ao redor do mundo observam o dia de todos os santos ou o dia de finados, na Índia, na ocasião do Guru Pūrṇimā, comemoramos dia de todos os gurus. Pūrṇimā é a lua cheia, que representa o ponto mais alto de realização, quando a luz brilha na escuridão absoluta e total. Guru é aquele que brilha como a lua cheia em uma noite escura. Portanto, uma vez por ano, na lua cheia de julho, nos reunimos e comemoramos o Guru Pūrṇimā, dedicado a todos os gurus.

Observamos o Guru Pūrṇimā a cada ano a fim de lembrar-nos de nossa herança espiritual e para restabelecer a nossa ligação com as forças superiores que orientam nossa evolução. Guru é aquele que transformou completamente sua consciência. Ele vive neste mundo, mas seu espírito está sempre na dimensão superior além do espaço e do tempo. Depois de terminar o ciclo evolutivo, não há mais nada para ele fazer além de ajudar a elevar o nível de consciência da humanidade.

Muitas almas realizadas estão agora movendo-se entre as pessoas e ajudando a fazer o Yoga mais acessível, estabelecendo yogaśrams e centros ao redor do mundo. Hoje nós estamos testemunhando o começo de um grande renascimento do Yoga. Estamos nos preparando para um salto gigantesco na evolução da humanidade. Logo as pessoas em todos os lugares estarão praticando Yoga, e aqueles que não estiverem pelo menos saberão algo sobre. O Guru Pūrṇimā se tornará uma festa internacional, com homens, mulheres e crianças em todos os lugares se reunindo para dedicar ao guru a celebração da cultura do Yoga.

O Guru Pūrṇimā também é conhecido como o dia do «Vyāsa Pūjā», um momento muito auspicioso para iniciar qualquer prática espiritual.

Neste dia, Ṛṣī Vedavyāsa e os gurus brahma-vidyā são adorados. Vyāsa, uma encarnação do deus Viṣṇu, começou a escrever o Brahmasūtra neste dia memorável. Ele serviu a humanidade editando os quatro Vedas, escrevendo as dezoito Purāṇas, o Mahābhārata e o Bhāgavata-purāṇa.

Inicie um sādhanā a partir deste dia. Isso irá gerar novas ondas de espiritualidade. Deixe tudo o que você leu, ouviu, viu e aprendeu se transformado através do sādhanā de serviço altruísta, oração contínua e adoração ao Senhor. Não é necessário renunciar sua casa e deveres em prol da realização de Deus. Apenas desperte a fé inabalável e o amor supremo para com o deus interior.

Sua alma é todo-poderoso. O senhor é todo-poderoso. Ele está dentro de você e você será capaz de encontrá-lo em meditação. Ele virá a você em carne e osso. Ele vai falar com você e levá-lo pela mão. Na meditação, quando se eleva acima da consciência corporal, o senhor interior se manifesta e vem até você. Depois, você pode experimentar a sua presença amorosa e divina. Fortaleça sua fé nesta ocasião do Guru Pūrṇimā.

Pela Graça do Guru é-lhe dado o dharma, o sādhanā e a fé inabalável. Defenda estes três presentes constantemente. Tenha foco, seja verdadeiro e sério no seu sādhanā, a Deus e ao guru. Ninguém deve ser capaz de quebrar sua nobre fé e convicções espirituais.

O guru pode quebrar as correntes do apego e liberar o aspirante dos obstáculos da existência terrena. O guru é o próprio Deus. Ele orienta e inspira-nos a partir do núcleo mais íntimo de nosso ser. Ele é o Espírito Supremo em todos os lugares.

Eis que todo o universo é como o swārūpa-guru, a verdadeira forma do guru. Veja a mão que orienta, a voz que desperta e a sabedoria que ilumina do guru em cada objeto da criação. O guru vai revelar todos os segredos preciosos da vida e conferir todo o conhecimento. O guru supremo manifesto na natureza vai ensinar-lhe as lições mais valiosas da vida. Adore este guru dos gurus que ensinava até mesmo o avadhūta Dattatreya. O silêncio, toda terra com sua tolerância elevada, a árvore frutífera que provê a sombra com seu autossacrifício, a água pingando cuja persistência desgasta as rochas, os planetas e as estações do ano com sua ordem e regularidade – todos são gurus divinos para aquele que sabe olhar, ouvir e receber.

Esvazie-se do sentido mesquinho do ego. Torne-se puro e desapegado como a brisa da montanha e em seguida, todos os tesouros no seio da natureza serão seus. Seja como o rio que flui continuamente, de forma constante e constantemente em direção ao oceano. Cada momento de sua vida deve continuar se movendo em direção ao oceano. A cada momento de sua vida continue se movendo em direção ao estado supremo da existência-conhecimento-bem-aventurança.

Que todos os seus pensamentos, palavras e ações sejam direcionadas somente para este objetivo. Você vai progredir e atingir a perfeição em um tempo incrivelmente curto. Purifique-se através da reflexão da lua cheia da gloriosa luz do ātman.


Tradução livre de Fernando Liguori.

0 comentários:

Postar um comentário