sábado, 26 de abril de 2014



Fernando Liguori


A palavra swara em sânscrito significa som ou nota musical, mas também significa o fluxo contínuo de ar através de uma narina. Portanto, swara-yoga é a ciência que trata da realização da consciência cósmica através da conscientização ou observação e então o controle ou manipulação do fluxo de ar através das narinas.

O swara-yoga é uma antiga ciência que antecede o período védico, mais de dez mil anos atrás. Era uma ciência secreta, acessível apenas a poucos eleitos, especialmente reis e buscadores sinceros e dedicados. Foi mantido como segredo fechado pelos antigos sábios e santos que receberam intuitivamente este conhecimento do Divino.

O swara-yoga é uma ciência tântrica revelada nos ágama-śāstras e śaiva-tantras (escrituras do śaivismo tântrico), onde o Senhor Śiva é o guru e Śakti o discípulo. Ela faz perguntas sobre a natureza e as forças que regem do universo. Em resposta, o Senhor Śiva lhe provê o conhecimento precioso do swara-yoga.

O swara-yoga envolve o estudo sistemático do fluxo de ar através das narinas (ou swara) em relação às fases predominantes da lua, hora do dia e direção espacial. Embora seja comum pensar em «prāṇāyāma» quando falamos de técnicas respiratórias associadas ao controle e expansão da respiração, no swara-yoga trata-se da associação da respiração com às atividades ou fases lunares, posição do sol, planetas, estações, hora do dia, condições físicas e mentais e, em seguida, tomar medidas adequadas de acordo com essas associações para regular o fluxo de ar nas narinas. Por exemplo, saber as fases da lua e verificar o fluxo de suas narinas antes de sair da cama de manhã e deixar o pé correspondente primeiro tocar o chão e dar o primeiro passo é uma prática simples que garante o sucesso em tudo que acontece durante o dia. O primeiro pé a tocar o chão começará o fluxo predominante e «bem sucedido» da energia do cosmos.

Quais as vantagens em aprender swara-yoga?

As práticas de swara-yoga relacionadas à observação dos diferentes padrões da respiração são utilizadas para compreender as forças que governam vida, ter um entendimento da natureza, do universo e os efeitos dos elementos no corpo e na mente. Elas são utilizadas para ir além das limitações da mente.

O mais fascinante no swara-yoga é que apenas por estar ciente do swara (narina predominante) em relação ao meio ambiente, podemos manipular os resultados de qualquer coisa que estamos prestes a fazer. Em outras palavras, podemos descobrir qual será o caminho de sucesso. Pode ser uma atitude simples como a verificação do ar nas narinas antes de sair da casa, observando a direção em que desejamos ir e, em seguida, escolher o pé apropriado com o qual daremos o primeiro passo, garantindo o sucesso e os resultados positivos para tudo que se segue depois.

Outras vantagens do swara-yoga

1.    Aprender a fazer a coisa certa no momento certo;
2.    Trazer equilíbrio e ordem para vida;
3.    Aprender a ser mais relaxado e consciente da próprio natureza interior antes de iniciar uma atividade;
4.    Aprender a viver em constante consciência do universo interior e exterior;
5.    Aprender a se sintonizar com ritmos e leis da natureza para ter mais vitalidade, saúde e bem-estar;
6.    Praticantes de swara-yoga nunca sofrem com desilusões e descontentamento;
7.    Aprender a mudar o padrão vibracional do ambiente;
8.    Através do conhecimento do swara-yoga pode-se tornar-se livre de todos os tipos de influências negativas do destino e atingir maior nível de consciência;
9.    Através do swara-yoga aprende-se a cura física e psíquica;

10. O conhecimento do swara-yoga ajuda a se libertar do ciclo de vida e morte.

0 comentários:

Postar um comentário