sexta-feira, 11 de abril de 2014



Fernando Liguori


A Āyurveda é em si mesma uma forma de Yoga. Ela pode ser chamada de Yoga da Cura. Emprega aspectos de todos os tipos de Yoga, dependendo do nível, temperamento e constituição do indivíduo no processo de cura, correto estilo de vida e desenvolvimento espiritual. O verdadeiro praticante Āyurveda é, portanto, um Yogī. Ele não apenas é mestre de seu corpo, mas também dos prāṇas e de sua mente, com conhecimento sobre o corpo sutil e a alma. Um verdadeiro terapeuta Āyurveda cura através da força da vida, não através de sua energia pessoal. A mente de um verdadeiro curador sempre está sintonizada com o ser divino interior.

A Āyurveda deveria ser praticada como karma-yoga, uma forma de serviço a todos os seres vivos. Deveria ser praticada com o objetivo de ajudar as pessoas e não pela busca de benefícios próprios ou objetivos egoístas. Se não for praticada no sentido de serviço, a Āyurveda não pode auxiliar no crescimento do curador interno. A Āyurveda em si não pode crescer no interior do praticante.

Um bom terapeuta Āyurveda deve ter conhecimento de haṭha-yoga e seus nuances: postura, respiração e consciência. Como a Āyurveda emprega técnicas do Yoga Clássico de Patañjali para cura do corpo sutil e da mente, seus adeptos deveriam examinar o Yogasūtra e possuir conhecimento de seu sistema e aplicação.

A Āyurveda utiliza o mantra-yoga não apenas como um mecanismo de cura, mas como um mecanismo de projeção das energias curadores. Os medicamentos da Āyurveda são tradicionalmente preparados com mantras para que sejam energizados em um nível mais sutil. Nas terapias da Āyurveda também são empregados mantras para as mais diversas finalidades. Portanto, um bom terapeuta Āyurveda também estuda o sânscrito como base para o entendimento e a formulação dos mantras que utiliza em suas terapias e no feitio de seus medicamentos.


0 comentários:

Postar um comentário