quinta-feira, 15 de maio de 2014




Swāmi Satyānanda Saraswatī


Texto extraído do livro «Dynamics of Yoga: The Foundations of Bihar Yoga», Yoga Publications Trust, 2002.


Meditação é um método, um caminho para a auto-realização. Sua prática, quando efetivamente realizada, nos conduz a um processo de autotransformação em todos os aspectos de nossa vida. No entanto, meditar é muito difícil. Quando nos sentamos para meditar muitos pensamentos vêm à tona, muitos problemas aparecem na tela mental e não conseguimos nos desidentificar das emoções e flutuações da mente que surgem como o resultado do incessante trabalho cognitivo. Portanto, como meditar pode ser o primeiro problema a ser enfrentado por qualquer aspirante. Até mesmo os buscadores mais interessados muitas vezes ignoram as técnicas mais simples de meditação, o que acaba gerando um bloqueio futuro. É muito difícil se livrar da consciência corporal e dos estímulos exteriores e forçar a mente focada a permanecer por um tempo prolongado em um objeto requerido. Assim, desde o início deve estar claro que a maestria sobre a mente não se consegue em um dia. Nenhuma escola emite um certificado de proficiência no momento da matrícula. Assim ocorre com a meditação. Meditação é um termo muito vago para qualquer iniciante, pois ele não se encontra apto a perceber o escopo total a que o termo implica.

As técnicas meditativas são um exercício para disciplina mental. Elas dirigem a mente a um propósito desejado. Por meio de técnicas meditativas, manias, extravagâncias, conflitos internos e emoções divergentes como aflições, ansiedades, indecisões, medos, bloqueios psíquicos etc., são curados. A prática meditativa provê a chance de uma introspecção real, o que desbloqueia, limpa ou clareia a manifestação do Ser, tirando de seu caminho as doenças psíquicas geradas pelo ego e suas manifestações na personalidade.

O homem do Séc. XXI permanece com a consciência completamente extrovertida por todo o dia. Nos dias atuais encontramos pouco tempo para olharmos dentro de nós mesmos a fim de descobrirmos a Verdadeira Realidade que se encontra além das manifestações do ego no complexo corpo-mente. Portanto, assim como encontramos tempo para cuidar de nosso corpo e necessidades pessoais, da mesma maneira o Ser interior precisa de alguns minutos de atenção diariamente. Se o corpo físico necessita da evacuação, do banho, da alimentação e de roupas para vestir, então também o corpo mental não necessita de algo cuja natureza seja abstrata? A mente, sem momentos de descanso está fadada a padecer de males como o estresse, uma mazela que acomete inúmeras pessoas, comprometendo o envolvimento com o mundo. Portanto, a mente precisa de um zelo cuidadoso. Até mesmo as máquinas descansam após horas de trabalho. Você pode nomear alguma técnica para remover e tranquilizar as tensões nos nervos exceto os métodos yogīs de relaxamento e revitalização? O acúmulo de ondas mentais pode ser completamente varrido da mente através do processo de meditação.

A meditação é o caminho mais direto para se acessar o Ser interior. Através das técnicas de meditação as faculdades latentes ou em desuso da mente e dos centros cerebrais3 são completamente despertos. Se a mente se encontra livre das memórias de experiências passadas – se estiver livre de tensão e focada – sua energia pode ser direcionada a exploração de regiões desconhecidas e ocultas. Uma enorme carga de conhecimento transcendental pode ser canalizada através de uma mente focada e dirigida. Problemas que anteriormente se encontravam sem solução, cuja mente trabalhava horas, dias, meses ou talvez anos incessantemente para conseguir a solução, podem ser sanados através da prática constante das técnicas meditativas. Elas trazem uma nova luz a consciência. A meditação profunda, concentrada e focada abre novos horizontes para uma vida cheia de conhecimento e sabedoria.

Todas as vicissitudes da mente ainda são desconhecidas pela humanidade. Os maiores cientistas admitem que a verdade última ainda não é conhecida. Através da meditação, este campo do desconhecido pode ser completamente explorado, o que traz benefícios em todos os aspectos da vida. A prática meditativa ajuda na descoberta e cura de inúmeras doenças como pressão alta, dores etc. Sua aplicação terapêutica já é amplamente difundida por inúmeros médicos e cientistas.

Freud sustentava que as ocorrências diárias no físico são manifestações de desejos inconscientes. Se isso for verdade, a raiz de toda miséria, doença e enfermidade é o sagrado id de Freud. Os psicólogos hindus, os sábios de eras passadas, sustentavam uma visão similar, mas com diferença na terminologia. O id de Freud é senão uma fagulha daquilo que conhecemos como citta, o depósito de todos os desejos e instintos primitivos. Todas as doenças se originam primeiro na mente. A simples ideia ou medo de que eu posso pegar um resfriado ou de que eu posso contrair alguma doença prepara o corpo para recepção de germes, fungos, vírus etc. A prática regular de meditação desenvolve o poder da vontade e livra a mente do apego a noções erradas, falsas ideias, bloqueios e medos.

A meditação culmina no samādhi, a evolução máxima da mente humana. Através da concentração, contemplação e meditação o praticante pode transcender os limites de sua mente. A mente e o corpo são os espinhos que cravam a alma humana, causando dor e miséria. Se a mente e o corpo são transcendidos, não existe mais sofrimento, angústia ou ignorância; dessa maneira nada pode limitar o poder da alma. Um pássaro livre do cativeiro pode voar para as mais elevadas altitudes. Da mesma maneira, a Consciência transcende os limites do complexo corpo-mente, desfrutando de suprema bem-aventurança, luz e poder. Talvez seja errado dizer desfrutando. Corretamente, não há mais dualidade, não há mais a existência dual da consciência, do conhecedor e daquilo que é conhecido. A consciência se torna una com a Consciência Cósmica. Esse é o objetivo primordial da meditação. Se, através da prática do desapego aos objetos externos desejados, o praticante sinceramente atingir proficiência em focar sua mente na direção do divino transcendental, se libertará do hábito de reagir aos incidentes frívolos da vida.

Tradução livre de Fernando Liguori.


0 comentários:

Postar um comentário