quinta-feira, 31 de julho de 2014




Maurizzio Canali
Yogī Vīra


É indicado que todo aspirante espiritual pratique diariamente, pela manhã, o mantra-sādhanā. Quando digo "pela manhã", é praticar como tua primeira ação pela manhã, antes de fazer quaisquer outra coisa, e no período de até no máximo, uma hora após o despertar.

Quando dormimos, a mente se torna gradualmente tranquila, mergulhando num estado de passividade — a superfície da mente, como a superfície de um lago tranquilo. Assim, acordamos pela manhã, com a mente serena e relaxada, sem distração mental, emocional ou física. Os sentidos aquietdos.

Se neste estado mergulhamos imediatamente nos afazeres diários, trazemos à mente as preocupações e temores do dia anterior, projetamos novas preocupações sobre nosso dia, e se ligamos a tv ou o rádio em busca de notícias, a mente e o corpo entram logo em estado de agitação, assimilando e fantasiando a respeito das versões apresentadas para os diversos fatos: escândalos, acidentes, guerras, e todo o tipo de notícias fatalistas próprias dos jornais televisivos. Estas atitudes só fazem como agitar as águas, até então, tranquilas dos lago da mente, refornçado as tendências condicionadas da mente e os vṛttis, mantendo-a tensa durante todo o dia.  

Assim, como as sementes de uma planta só germinam se plantadas em solo próprio, e regadas diariamente, as sementes do mantra devem ser plantadas no solo fértil de uma mente tranquila, serena e receptiva, de modo que suas raízes penetrarem na mente subcosnciente — sendo o mantra a primeira impressão que recebe todas as manhãs. 

Mahāmṛtyuñjaya-mantragāyatrī-mantra e durgā-mantra são três mantras que devem ser incorporados ao sādhanā (pratica espiritual) de todo sadhaka (o praticante), plantando resoluções para a saúde física (Mahāmṛtyuñjaya-mantra), bem-estar mental, sabedoria e clareza interior (gāyatrī-mantra), e superação das dificuldades na vida (durgā-mantra). Praticando o mantra-sādhanā todos os dias, como a primeira atividade no dia, dizem os mestres que "você obterá coragem, força interior e paz. Suas amizades e relacionamentos irão melhorar. Você crescerá e encontrará equilíbrio. Estará no controle de sua vida e mente".

Durante o evento de Sītā Kalyanam de 1998, Paramahaṃsajī — Swāmi Satyānanda — recomendou a todos a prática do mahā-mṛtyunjaya-mantra e o gāyatrī-mantra. Referindo-se àqueles que desejam saúde e cura, ele recomendou a prática do mahā-mṛtyunjaya-mantra, dizendo:

— eu lhes garanto que se fizerem isso com tamanha concentração, vontade, pureza de coração e sentimento verdadeiro, não há dúvida de que a saúde e a cura vão se manifestar, tanto para você quanto para os outros. 

Quanto ao significado do mahā-mṛtyunjaya-mantra, é comum se dizer que  é um mantra dedicado a Śiva, e em outro texto falei da tradução literal, do significado de cada palavra.Porém, mais importante que saber o significado do que se está pronunciando é a vibração que se cria ao vocalizá-lo.

Swami Niranjan ensina que "no mantra, a combinação dos sons cria uma vibração específica no corpo. Nosso corpo também tem uma dimensão vibratória e todas as células e átomos estão vibrando em harmonia uns com os outros. No momento em que essa harmonia se rompe começa a deterioração do corpo e começamos a morrer. Na morte, as pulsações do corpo param, a atividade das células cessa e a energia vital abandona o corpo. As vibrações são os sinais manifestos da força vital. Estas vibrações se representam simbolicamente nos chakras ou centros psíquicos. Quando usamos uma combinação de mantras ou sons silábicos, estamos ativando e carregando o potencial destas vibrações que existem em forma inerente no corpo".

"Quando usamos uma cadeia de vibrações como o mahā-mṛtyunjaya-mantra, ocorre um realinhamento das perturbações do sistema vibratório. As doenças e enfermidades podem ser tratadas de forma específica com este mantra. Em nossos ashrams praticamos este mantra de cura todo sábado à noite, acompanhado de um saṅkalpa (resolução, propósito), um sentimento de que os poderes curativos do mantra curem nosso corpo e o corpo daqueles que estão sofrendo. Se desejarmos incorporar em nossa rotina prática de mantras o mahā-mṛtyunjaya-mantra, tenha certeza de que ele irá proporcionar cura a nós e todos aqueles que direcionarmos nossa intenção de curativa. Cada sábadopratique pelo menos um mālā para seu bem-estar pessoal e para o de cada pessoa que o rodeia" — afirma Swami Niranjan.

De início, nenhuma preparação é necessária. Lembre-se de praticar os três mantras pela manhã, antes de se levantar da cama ou ir ao banheiro (a menos que seja realmente necessário, buscando não tirar a mente do estado de tranquilidade), e, desta forma, estará, gradualmente, transcendendo a natureza condicionada da mente. Se você tem um mālā pode utilizá-lo para contar as repetições. 

Mantra-sādhanā da manhã

Quando acordar pela manhã:

1. Foque o centro entre as sobrancelhas. Inspire e expire profundamente sete vezes. Relaxe a cada expiração.
2. Entoe o Oṃ três vezes, concentrando em sua vibração. Sinta como se a entoação estivesse criando um campo de força ao redor do corpo.
3. Inspire e expire profundamente mais sete vezes e relaxe o corpo.
4. Faça um saṅkalpa para saúde física e bem-estar mental e entoe o mahāmṛtyuñjaya-mantra 11 vezes.
5. Faça um saṅkalpa para sabedoria, clareza interior e conhecimento intuitivo e entoe o gāyatrī-mantra 11 vezes.
6. Faça um saṅkalpa para superação e remoção das dificuldades da vida e entoe o durgā-mantra 3 vezes.
7. Inspire e expire profundamente sete vezes e relaxe o corpo.

Lembre-se de definir um saṅkalpa para cada mantra, procurando definir sua intenção e formulá-lo numa sentença curta e objetiva, e use sempre a mesma, a cada prática.

Repita o mesmo processo a noite, antes de dormir.

Abaixo seguem os mantras. Como apoio indico links no youtube onde você pode ouvir o audio para se familiarizar com a pronúncia.
E segue aqui também uma explicação mais detalhada sobre os mantras dadas por Swami Niranjan: 

Orientação de Swami Niranjan

Primeiro Mahamrityunjaya Mantra

महामृत्युञ्जय मन्त्र
 त्र्यम्बकं यजामहे सुगन्धिं पुष्टिवर्धनम्।
उर्वारुकमिव बन्धनात् मृत्योर्मुक्षीय मामृतात्॥

Mahāmṛtyuñjaya Mantra (saṅkalpa para cura, poder, imunidade e força)
oṃ tryambakaṃ yajāmahe sugandhiṃ puṣṭivardhanam |
urvārukamiva bandhanāt mṛtyormukṣīya māmṛtāt ||

Segundo Gayatri Mantra

गायत्री मन्त्र
 भूर् भुवः स्वः तत्सवितुर्वरेण्यं।
भर्गो देवस्य धीमहि धियो यो नः प्रचोदयात्॥

Gāyatrī Mantra (saṅkalpa para sabedoria, clareza interior, conhecimento intuitivo, aprendizado)
oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ tatsaviturvareṇyaṃ |
bhargo devasya dhīmahi dhiyo yo naḥ prachodayāt ||

Terceiro 32 Nomes de Durga

दुर्गाद्वात्रिंशन्नाममाला
 दुर्गा दुर्गार्तिशमनी दुर्गापद्विनिवारिणी। दुर्गमच्छेदिनी दुर्गसाधिनी दुर्गनाशिनी।
दुर्गतोद्धारिणी दुर्गनिहम्त्री दुर्गमापहा। दुर्गमज्ञानदा दुर्ग दय्तिलोकदवानला।
दुर्गमा दुर्गमालोका दुर्गमात्मस्वरूपिणी। दुर्गमार्गप्रदा दुर्गमविद्या दुर्गमाश्रिता।
दुर्गमज्ञानसंस्थाना दुर्गमध्यानभासिनी। दुर्गमोहा दुर्गमगा दुर्गमार्थस्वरूपिणी।
दुर्गमासुरंहन्त्री दुर्गमायुधधारिणी। दुर्गमाण्गी दुर्गमता दुर्गम्या दुर्गमेश्वरी।
दुर्गभीमा दुर्गभामा दुर्गभा दुर्गदारिणी।

Durgādvātriṃśannāmamālā (saṅkapa para superação de dificuldades, paz e harmonia na vida)
oṃ durgā durgārtiśamanī durgāpadvinivāriṇī| durgamachchhedinī durgasādhinī durganāśinī|
durgatoddhāriṇī durganihamtrī durgamāpahā| durgamajñānadā durga daytialokadavānalā|
durgamā durgamālokā durgamātmasvarūpiṇī| durgamārgapradā durgamavidyā durgamāśritā|
durgamajñānasaṃsthānā durgamadhyānabhāsinī| durgamohā durgamagā durgamārthasvarūpiṇī|
durgamāsuraṃhantrī durgamāyudhadhāriṇī| durgamāṇgī durgamatā durgamyā durgameśvarī|
durgabhīmā durgabhāmā durgabhā durgadāriṇī|

Um aviso importante: não use o mantra de forma distraída ou para "impressionar" os amigos, colegas ou mesmo teus alunos. E não banalize estes ensinamentos divulgando-os sem critério no meio virtual ou impresso. Descrevo-os aqui para tua prática pessoal. Saiba receber estes ensinamentos como uma ferramenta muito especial que o ajudará a entrar em contato com com o próprio Íntimo e com o teu Guru — que irá, então, instruí-lo, com práticas personalizadas e adequadas ao teu temperamento e expressão no mundo. Este contato se dará a partir da purificação e alinhamento que esta prática propicia, a medida em que torna cada vez mais passiva, a tua personalidade em relação ao Ser. 


Para informações mais detalhadas, e orientação segura, entre em contato comigo (maurizzio_canali@uol.com.br) ou com o Centro Autorizado de Satyananda Yoga no Brasil (www.satyanandayoga.com.br/site)

0 comentários:

Postar um comentário