Swāmi Satyānanda
Saraswatī
«Hari Oṃ
Tat Sat» é um mantra muito antigo registrado nos Veda. «Hari Oṃ» é um mantra
e «Oṃ Tat Sat» é outro. Os dois juntos formam «Hari Oṃ Tat Sat». «Hari»
representa o universo manifesto e a vida. «Oṃ» representa a realidade absoluta
e não manifesta. Com a palavra «realidade» eu me refiro à existência total.
Você pode até mesmo usar a palavra Deus. Realidade, existência, Deus, Brahman,
o absoluto, todas estas palavras são termos sinônimos que apontam para um único Ser, contudo estas palavras não
são capazes de defini-lo.
Esta realidade possui dois estágios. Um
estágio é o absoluto e o outro é o manifesto. Este universo concreto com
milhões de sóis, luas, estrelas, espaço, tudo o que existe além deste pequeno
planeta onde vivemos são manifestações daquela realidade, e não criações
daquela realidade. Há uma diferença entre o processo de criação e o de
manifestação. Você pega o algodão e faz um tecido com ele, e então uma camisa.
Da mesma forma, há uma grande força invisível. Ninguém pode ver esta força, ninguém
jamais a viu, exceto algumas pessoas que chamamos «Avatáras» (literalmente
descida, manifestação corporal de um ser supremo, imortal).
A realidade manifesta, este mundo, é
representado pelo mantra «Hari». «Oṃ» é a realidade não manifesta, invisível, o
aspecto não criado do absoluto. Portanto, «Hari Oṃ Tat Sat» significa Aquilo
é Real. Aquilo que eu vejo com meus olhos e aquilo que está além dos meus
olhos são ambos idênticos, não são diferentes. O criador não criou a criação,
mas se manifestou ou transformou-se na criação.
Todas estas verdades estão representadas no
mantra «Hari Oṃ
Tat Sat». Quando eu digo «Hari Oṃ Tat Sat» isto me lembra que o visível e o invisível são ambos a
mesma coisa.
Tradução
livre de Sn. Karunānanda Saraswatī.
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