Fernando Liguori
Texto retirado da
apostila o curso «Oficina de Meditação», edição 2012. Instituto Kaula.
A partir deste módulo, vamos introduzi-lo na prática de ajapa-japa, uma poderosa técnica
meditativa de pratyāhāra (retração dos
sentidos). Essa técnica consiste de inúmeros estágios, dependendo do
método adotado. Nós abordaremos apenas um estágio. Essa prática é uma parte
integral do kriyā-yoga, quer dizer,
auxilia no desenvolvimento da consciência respiratória e do mantra para as técnicas mais avançadas
de kriyā-yoga. Portanto, as práticas
de kriyā-yoga devem ser precedidas
por ajapa-japa. Uma vez iniciada a
prática, deve-se levá-la a cabo sem falhas, i.e. ela deve ser praticada todos
os dias sem falta.
Em poucas palavras, Swami Satyangananda Saraswati explica os mecanismos da
prática:
A prática sagrada do ajapa-japa tem sido muito bem guardada
através dos séculos e foi ensinada apenas para aspirantes sérios e merecedores.
No entanto a exposição científica e sistemática de ajapa-japa por Swami Satyananda coloca o mais elevado estado de
consciência ao alcance de todos os aspirantes sinceros.
Ajapa-japa é um sādhanā [prática espiritual] excepcional, pois utiliza o que vem
mais naturalmente a todos e a cada um de nós – a respiração. Não é apenas um
exercício, mas um sādhanā completo
que, sistematicamente, conduz os praticantes desde as fases preliminares até ao
samādhi, a experiência espiritual
mais elevada. Esta prática é particularmente apropriada para a sociedade de
hoje, pois é considerada completa em si mesma e, através dela, pode-se entrar
no reino espiritual da existência.
Ajapa-japa como sabemos, é uma prática de
meditação extremamente importante que já foi citada em muitas escrituras
antigas, como a Bhagavadgītā. A
prática de ajapa utiliza o que se
conhece como o ajapa-gāyatrī, ou o som natural da respiração.
A respiração entra pelas narinas produzindo o som SO e sai com o som HAṂ.
Qualquer mantra pode ser usado durante a prática de ajapa-japa, embora tradicionalmente, o mantra SOHAṂ seja o mais
utilizado, pois corresponde ao som natural da inspiração e da expiração.
Japa é a repetição constante de um mantra. Japa torna-se ajapa (espontâneo) japa quando o mantra se
repete automaticamente, sem esforço consciente. Diz-se que ajapa-japa vem do coração, enquanto japa provém da boca.
Uma característica que
distingue o ajapa-japa de todas as
outras práticas de Yoga é que em
todas as práticas para se atingir samādhi
tem-se que controlar e suspender a respiração. No ajapa-japa o truque não está
em controlar a respiração, mas na ligação entre a consciência e a respiração.
Durante a prática é preciso ter consciência completa e constante de cada
inspiração e expiração enquanto a mente deve permanecer fixa no centro de
meditação.
Ajapa-japa pode levar o praticante desde os
níveis mais elementares da consciência – do corpo e do ambiente – ao ponto da
total transcendência da consciência material. A prática regular torna o
psiquismo fértil e receptivo. Em alguns meses de treino, o praticante pode
libertar do inconsciente todos os desejos ocultos, medos e complexos que são a
fonte de nossa infelicidade e sofrimento. Ao trazer esses saṃskāras e vāsanās
ocultos à superfície, podemos aliviar a mente de todas as tensões e complexos.
Isto, por sua vez, remove a causa da maioria das doenças físicas e mentais.
Todos os batimentos da vida como o pulsar da expansão e contração, fluxo e
refluxo, prāṇa e apāna. Toda molécula, todo aspecto da existência, vibra, pulsa.
Tudo se encontra em um estado contínuo e espontâneo de mudança cíclica.
Absolutamente tudo se perpetua através da sutil repetição do mantra.
O homem palpita com esta pulsação da vida em muitas maneiras distintas. A
mais óbvia são os batimentos cardíacos e a respiração. Os yogīs de outrora desenvolveram um sistema que utiliza esse
constante pulsar da vida como um mecanismo de acalmar a mente e elevar o nível
de consciência e entendimento. Eles observaram que a respiração flui em um
ritmo constante que produz um mantra
contínuo. Esse mantra é conhecido
como sohaṃ, sahaṃ ou haṃso, haṃsa. Essa prática, portanto, é
conhecida como ajapa.
Definição
Japa pode ser definida como a repetição
contínua do mantra. O sufixo a na frente de japa transforma a palavra em espontâneo.
Quer dizer, japa se transforma em ajapa quando a repetição mântrica ocorre
por si mesma, sem esforço por parte do praticante, espontaneamente. O mantra é plantado tão profundamente através da prática de japa que todo o ser pulsa com a vibração
mântrica. Japa requer esforço
consciente e ajapa não. Japa vem da boca, ajapa do coração. Japa é uma
prática preliminar, ajapa é a
perfeição de japa.
Racional
O objetivo é criar condições para que o mantra possa repetir-se espontaneamente de forma contínua vinte e
quatro horas por dia. O mantra deve
sobrecarregar sua atenção, tornando-se um pano de fundo por trás de todos os
seus pensamentos e ações. Não importa o que você esteja fazendo, trabalhando,
descansando ou se divertindo, deve haver consciência contínua do mantra. Isso provoca um incrível
direcionamento da mente. Com o tempo, todas as flutuações mentais irão se
acalmar.
O mantra também deve estar
sincronizado com a respiração. Portanto, a pessoa que atinge proficiência em ajapa-japa repete o mantra 26.000 vezes todos os dias (i.e. 15 respirações por minuto
ou 900 por hora). Contudo, o número de repetições se reduz drasticamente, pois
a prática de ajapa-japa conduz a um
estado de relaxamento físico e mental que a proporção de respiração diminui. Em
um nível avançado, a medida proporcional de respiração pode ser de duas a três
vezes por minuto.
Todo o complexo corpo-mente deve vibrar incessantemente com o mantra. Isso não é fácil, pois primeiro
é necessário um grande esforço mental para evitar que a mente vagueie de um
lado para o outro. Esforço é requerido para treinar a mente a repetir o mantra, assim como na prática de japa. Na medida em que a mente vagueia,
o mantra é esquecido. Mas quando o
processo se torna espontâneo como em ajapa-japa,
então nenhum esforço é requerido. Você deverá manter a atenção, o foco no mantra; você terá de ser atraído pelo mantra da mesma maneira que o ferro é
atraído pelo imã. Mas para atingir este estágio, é necessário prática, esforço
e tempo. Entretanto, se este estágio for conquistado, então toda a vida passará
por uma transformação. A mente se tornará um refletor perfeito da consciência
adquirida através da experiência.
Poucas pessoas são capazes de repetir o mantra ao longo de todo o dia. Portanto, é suficiente repetir o mantra, sincronizando-o com os
movimentos da respiração, no horário escolhido para prática de ajapa-japa que descreveremos abaixo. Se
executado diligentemente, a técnica trará muitos benefícios, entretanto, não
como ajapa contínua durante o dia e a
noite.
Integração com o mantra
Qualquer mantra pode ser
integrado com o fluxo da respiração, mas o mantra
sohaṃ é mais genericamente usado, pois ele ocorre naturalmente e
corresponde ao som natural da inspiração e expiração. Observe cuidadosamente
sua respiração. Você irá escutar o som so
ao inspirar e haṃ quando expirar.
Você terá uma maior consciência deste efeito mântrico na respiração quando
associá-lo ao ujjāyī-prāṇāyāma.
Dependendo da duração da respiração, o som so
será prolongado: s-o-o-o-o-o-o; bem
como o som haṃ: h-a-a-m-m-m. Pouca ou quase nenhuma imaginação é necessária. É por
isso que o mantra sohaṃ é tão
poderoso, ele ocorre naturalmente com o som da respiração.
Algumas vezes o mantra haṃsa é
usado no lugar de sohaṃ. Essa é uma
maneira diferente de se executar a prática, mas não é menos eficiente. De fato,
se você é capaz de escutar qualquer som interno emergindo com a respiração,
use-o. Não há problema nenhum nisso. Ao contrário, só haverá ganho. Você pode
usar o mantra auṃ, raṃ, hrīṃ
ou qualquer outro mantra de sua
preferência. Você pode usar o guru-mantra
ou o gāyatrī-mantra. No caso do gāyatrī-mantra, metade dele deve
acompanhar a inspiração e a outra metade deve acompanhar a expiração. O
importante é que o mantra venha
naturalmente a você. Uma vez escolhido o mantra,
não troque.
Contudo, nós aconselhamos a escolha do mantra
sohaṃ, pois ele vem sendo praticado pelos yogīs através das eras em conexão com ajapa-japa. Este é o mantra
que conduz a contínua integração entre a respiração e a consciência. No Kulārṇavatantra, este mantra (sohaṃ) é chamado de śrī-prasadapara-mantra,
pois ele concede a graça sublime (prasada)
e é considerado o mais elevado (para)
de todos os mantras.
Significado do sohaṃ
O significado do mantra sohaṃ
não é essencial para prática de ajapa-japa.
Mas algumas palavras sobre ele são necessárias:
·
so: Śiva ou Ele
·
haṃ: Ahaṃ ou Eu sou
Portanto, sohaṃ quer dizer Eu sou Ele, Eu sou Śiva ou Eu sou
Consciência. O significado pode ser lembrado continuamente através da
prática de ajapa como um método de
afirmação ou como um saṅkalpa
(resolução). É um método excelente para aquelas pessoas que já passaram por
experiências profundas, pois ajuda a manter o estado de consciência elevada. É
um método de identificação intensa. Mas não é necessário associar o significado
ao mantra enquanto se executa a
prática, principalmente os iniciantes. Isso não é necessário na produção de
resultados. A lembrança contínua do
mantra e a atenção unidirecionada são o que de verdade importam.
Postura
Ajapa pode ser praticada em qualquer
postura, em qualquer lugar ou em qualquer situação. Contudo, para prática
meditativa disciplinada que abaixo iremos descrever, uma postura meditativa
deve ser assumida. Padmāsana, siddhāsana, siddha-yoni-āsana, vajrāsana,
swastikāsana, ardha-padmāsana ou sukhāsana
podem ser executadas. Śavāsana também
pode ser utilizada, mas nela é mais fácil cair no sono.
Integração do ujjāyī-prāṇāyāma
e khecarī-mudrā
Tanto ujjāyī-prāṇāyāma quanto khecarī-mudrā são técnicas muito
poderosas e devem ser integradas com ajapa-japa
para aumento dos efeitos da prática e um ganho máximo de benefícios.
Ajapa-japa: estágio 1
A técnica que se segue é o estágio 1 e deve ser praticada todos os dias
até que haja proficiência. Isso é essencial antes de seguir aos próximos
estágios.
Técnica
Sente-se em uma postura confortável.
Feche os olhos e relaxe todo o corpo.
Mantenha a coluna ereta, mas não
exagere no esforço.
Diga para si mesmo: durante toda a prática me mantenho no
presente, no aqui e no agora.
Portanto, deixe lá fora seus problemas
e seus compromissos. Mantenha sua consciência focada na prática de ajapa-japa.
Inicie ujjāyī-prāṇāyāma e execute khecarī-mudrā.
Torne-se consciente de todo processo
respiratório.
Quando inspirar, esteja consciente de
que está inspirando.
Quando expirar, tenha consciência de
que está expirando.
Consciência total no ar que entra e sai
pelas narinas. Sinta o ritmo, o fluxo natural de sua respiração (pausa).
Visualize que existe uma passagem
psíquica que conecta seu abdômen a sua garganta. Na medida em que inspira,
visualize o ar subindo do abdômen a garganta enquanto passa por essa passagem
psíquica. Quando expirar, visualize o ar descendo da garganta ao abdômen pela
passagem psíquica.
No início, essa visualização pode ser
difícil. Mas não se preocupe, apenas tente. O importante é estar completamente
consciente da respiração.
Deixe que a respiração se torne
rítmica, profunda e prolongada, mas sem esforço. Ela deve ser natural. Quanto
mais você relaxar, mais sua respiração se tornará lenta e profunda.
Mantenha a consciência (pausa).
Se a mente vaguear, o que certamente
acontecerá, não lute com ela. Ao contrario, mantenha a consciência
simultaneamente no processo respiratório. Não é fácil, mas você deve tentar (pausa).
A partir deste momento sincronize o mantra sohaṃ com o movimento de sua
respiração.
Quando inspirar, visualize o ar subindo
do abdômen até a garganta pela passagem psíquica enquanto mentalmente entoa so.
Quando expirar, visualize o ar descendo
da garganta até o abdômen pela passagem psíquica enquanto mentalmente entoa haṃ.
Esteja completamente consciente da
subida e descida do ar pela passagem psíquica na medida em que o mantra sohaṃ é produzido naturalmente.
Deve haver consciência incessante do mantra
sohaṃ na medida em que inspira e expira.
Se a sua mente vaguear, deixe-a. Mas
lembre-se de que ela está vagueando e tente manter a consciência no mantra e sua sincronização com a
respiração (pausa).
Inspira...
Expira...
Traga a consciência para o exterior na
medida em que vagarosamente movimenta os dedos das mãos e se espreguiça
completamente.
Abra os olhos.
Consciência
A essência de ajapa-japa, como
todas as técnicas meditativas, é a atenção contínua na prática enquanto ela
está sendo executada. Não é necessário suprimir as flutuações e distrações da
mente. Ao invés disso, simultaneamente mantenha a consciência no processo
respiratório e no mantra. Deixe que a
mente vagueie. Tudo o que você tem a fazer é se manter consciente.
Benefícios
Ajapa-japa provê os mesmos benefícios de todas as
outras práticas meditativas. Entretanto, os benefícios que você colherá
dependerão de seu esforço, regularidade e prática para manter um grau
relativamente profundo de harmonia na mente.
É
uma excelente preparação para o kriyā-yoga,
produz paz e harmonia interna, bem como unidirecionamento da mente, levando o
praticante diretamente a meditação.
0 comentários:
Postar um comentário