Swāmi Śivānanda Saraswatī
DEVĪ é sinônimo de Śakti ou o Poder Divino que se manifesta, sustenta e transforma o
universo como um unificador da Força da Existência. Na verdade, a adoração de devī não é sectária, não pertence a
nenhum culto. Pela atividade ou Śakti
queremos dizer o pressuposto de todas as formas existenciais do poder, o poder
do conhecimento, da onisciência. Esses poderes são os gloriosos atributos de
Deus, e você pode chamá-lo de Viṣṇu ou Śiva, ou da forma com que você se
identificar. Em outras palavras, Śakti são as muitas
possibilidades do Absoluto surgindo como várias representações do Deus deste
universo. Śakti e Śākta são apenas um; o poder e aquele que possui o poder
não podem ser separados; Deus e Śakti
são como o fogo e o calor do fogo.
A adoração de devī ou
culto de Śakti é, portanto, o culto
da glória de Deus, da grandeza de Deus e Sua supremacia. É a adoração do
Todo-Poderoso. É lamentável que devī é entendida como uma sanguinária deusa hindu. Não, devī não é propriedade exclusiva do Hinduísmo. Devī
não pertence a qualquer religião. Devī é a força consciente do Deva. Não deixe que isto seja esquecido. As palavras devī, śakti,
etc., e as idéias de diferentes formas ligadas à esses nomes são concessões dadas às limitações do conhecimento humano,
da compreensão humana. Bhāgavan Śrī Kṛṣṇa diz na Bhagadgītā: Esta é apenas a
minha natureza, a Śakti inferior, além desta está a minha natureza superior, a Śakti
original, o princípio da vida que sustenta todo este universo. A Upaniṣad diz: Pāra-Śakti, o Poder Supremo
de Deus é ouvida de várias formas, este poder é a natureza de Deus
manifestando-se como conhecimento, força e atividade. Verdadeiramente
falando, todos os seres do universo são adoradores de Śakti, pois não há ninguém que não A ame ou anseie por Seu poder de
uma forma ou de outra. Físicos e cientistas têm provado agora que tudo é
energia pura imperecível. Esta energia é apenas uma forma da Śakti Divina que existe em cada forma de
existência.
Visto que Śakti não pode ser adorada em sua natureza essencial, Ela é adorada
como concebida em suas inúmeras manifestações, ou seja, criação, preservação e
destruição. Śakti em relação a estas
três funções é Saraswatī, Lakṣmī e Kālī. Estas, como é evidente, não são três devīs
distintas, mas uma devī sem forma que é adorada em três formas diferentes. Navarātri é a ocasião festiva dos nove dias de adoração de Mahā-Kālī, Mahā-Lakṣmī e Mahā-Saraswatī, a Divindade do Universo adorada de três
maneiras.
Saraswatī é a
Inteligência Cósmica, Consciência Cósmica, o Conhecimento Cósmico. A Adoração
de Saraswatī
é necessária para buddhi-śuddi
[purificação do intelecto superior], viveka-udāya
[ação discriminadora], vicara-śakti [inquirição
na natureza da śakti] para jñāna [estado de gnose] para a iluminação. Lakṣmī não significa riqueza
material simples como o ouro, gado, etc. Todos os tipos de prosperidade, glória, esplendor, alegria, exaltação ou
grandeza estão sob a graça da Deusa Lakṣmī. Śrī Appāyya Dikṣitar chama a libertação final como mokṣa saṃrajya lakṣmī. Por isso o culto de Lakṣmī significa o culto
da Divindade, o poder que se dissolve na multiplicidade da unidade. A adoração de devī é, portanto, a explicação de todo o
processo de sādhanā espiritual em todos
os seus aspectos.
Durante o Navarātri, observe um estrito anuṣṭhana-sādhanā [prática espiritual
contínua], e purifique a sua natureza espiritual interior. Este é o período mais auspicioso no ano para a Adoração da
Mãe. Leia Sapthasathi, ou Devī-Mahātmya
e Lalita Sahasrānama. Faça japa
de mantra para devī. Realize o culto
formal com pureza, sinceridade e devoção
absoluta. Chore pelo darśana de
devī. A Mãe Divina vai abençoar-lo com o
conhecimento, a paz e a alegria que não têm fim. Que a Mãe Divina abençoe tudo!
Tradução
livre de Fernando Liguori.
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