Fernando Liguori
अथ आसनम्
हठस्य प्रथमाण्गत्वादासनं पूर्वमुच्यते।
कुर्यात्तदासनं स्थैर्यमारोग्यं चाण्ग लाघवम्॥ १७॥
Os āsanas são tratados em primeiro
lugar, e é a primeira parte do háṭha.
Assim, se deve praticar os āsanas,
que dão firmeza ao yogī, o
mantém saudável e tornam seus membros flexíveis.
Haṭhapradīpikā, I: 17
Postura ou āsana se refere a um
estado de ser em que a pessoa pode se manter física e mentalmente estável,
calma, imóvel e confortável. No Yogasūtra
de Patañjali há uma definição concisa sobre o
que é o āsana. Ele diz: sthirasukham-āsanam (II: 46), o que
significa que a postura deve ser firme, confortável e estável. Neste contexto, āsanas são praticadas para desenvolver a
habilidade do praticante em sentar confortavelmente em uma postura por um longo
período de tempo, como é necessário durante a meditação.
No pātañjala-yoga, āsana se refere a uma postura sentada,
mas no haṭha-yoga significa algo
mais. As posturas se ajustam de forma específica de maneira que abrem canais de
energia e centros psíquicos. Elas são ferramentas para uma consciência mais
elevada, provendo uma estrutura estável para a exploração do corpo, da
respiração, da mente e do que está mais além. Os haṭha-yogīs descobriram que, desenvolvendo o controle do corpo
mediante o āsana, a mente também é
controlada. Por isso, segundo o haṭha-vidyā,
o āsana deve ser praticado primeiro.
Āsana e prāṇa
O prāṇa, a energia vital,
permeia todo o corpo, fluindo por caminhos definidos chamados nāḍīs, sendo responsável pela manutenção
de toda atividade celular no indivíduo. A
rigidez corporal deve-se ao bloqueio do prāṇa e subseqüente acúmulo de toxinas.
Quando prāṇa começa a fluir, as
toxinas são removidas do sistema, assegurando a saúde do corpo inteiro. Como o
corpo se torna flexível, posturas que pareciam impossíveis se tornam de fácil
execução. A firmeza e a graça no movimento se desenvolvem. Quando a quantidade
de prāṇa é aumentada a um grau
elevado, o corpo assume determinadas posturas por si só, é quando āsanas, mudrās e prāṇāyāmas
ocorrem espontaneamente.
Āsana e kuṇḍalinī
O propósito último do Yoga é
despertar a kuṇḍalinī-śakti, a
energia de evolução no homem.1 Ao praticar āsanas, os cakras são
estimulados e a energia gerada é distribuída pela kuṇḍalinī por todo o corpo.2 Aproximadamente, trinta e
cinco āsanas atendem a este
propósito: bhujaṃgāsana para o mūlādhāra-cakra, sarvāṅgāsana para o viśuddhi,
śīrṣāsana para o sahasrāra etc. Os outros āsanas
regulam e purificam as nāḍīs,
facilitando a condução do prāṇa ao
longo do corpo. O maior objetivo do haṭha-yoga
é criar equilíbrio entre as atividades vitais, o processo do prāṇa e as forças mentais. Uma vez que
isso tenha sido alcançado, os impulsos gerados passam a despertar a suṣumṇā-nāḍī, o caminho central na coluna, pelo qual a kuṇḍalinī-śakti se eleva até o sahasrāra-cakra,
iluminando assim o mais alto centro de consciência humana.3
O haṭha-yoga, portanto, não só
fortalece o corpo, possibilitando saúde, mas também ativa e desperta os mais
elevados centros responsáveis pela evolução da consciência humana.
Āsanas dinâmicos e
estáticos
Práticas dinâmicas envolvem movimentos corporais energéticos. São
destinadas para desenvolverem os músculos, criar flexibilidade, aumentar a
circulação, soltar os músculos e juntas, relaxar os bloqueios energéticos e
remover a estagnação de sangue em diversas partes do corpo. Estes āsanas tonificam a pele e os músculos,
fortalecem os pulmões, encorajam o movimento dos sistemas digestivo e excretor.
Práticas dinâmicas são especialmente úteis para iniciantes, diminuem tamas encorajando o crescimento de rajas e desaceleram o processo do kapha agravado, aumentando pitta e vāta. Posturas dinâmicas incluem a série pawanmuktāsana, sūrya-namaskāra,
candra-namaskāra, paścimottānāsana e halāsana dinâmicos etc.
Āsanas estáticos são executados por
praticantes intermediários e avançados ou por pacientes com vāta e pitta agravados. Eles têm um efeito sutil e poderoso no corpo
energético (prāṇamaya-kośa) e na
mente (manomaya-kośa). São praticados
com pouco ou nenhum movimento, o corpo freqüentemente permanece em uma postura
por alguns minutos. Estes āsanas
proporcionam um massageamento suave nos órgãos internos, nas glândulas e nos
músculos, bem como relaxam os feixes nervosos que percorrem o corpo. Os āsanas estáticos têm como objetivo
essencial promover a tranqüilidade mental, preparando o praticante para as mais
elevadas técnicas de Yoga como a
meditação, por exemplo. Posturas executadas desta maneira têm o poder de
provocar a abstração mental (pratyāhāra).
Āsana, prāṇāyāma e
pratyāhāra
Na execução do sādhanā, embora a
prática siga etapas, os processos estão completamente integrados. A execução de
posturas estáticas, como mencionado acima, recebe o nome de āsana-pratyāhāra. É uma prática poderosa
capaz de introverter os sentidos. É a
abstração das percepções externas e o foco nas experiências internas, na medida
em que elas aparecem na consciência. O prāṇāyāma
é, em si, uma prática de pratyāhāra.
Sua execução produz o estado de paz e relaxamento necessário para que a mente
se introverta. Todavia, a realização do prāṇāyāma
segue etapas, como mencionamos no capítulo 6. A primeira etapa ou estágio é a consciência do prāṇa. Isso nós
conseguimos pela execução de posturas dinâmicas como a saudação ao sol (sūrya-namaskāra),
pela respiração psíquica, conhecida como ujjāyī-prāṇāyāma
etc.
O modo ayurvédico de
praticar āsanas
Nós vamos falar muito acerca da cultura do āsana na tradição do Yoga,
mas colocaremos ênfase na maneira ayurvédica
de executar as posturas. Cada nova introdução aos āsanas será uma oportunidade de nos aprofundarmos na ciência das
posturas para que possamos utilizá-las como ferramentas terapêuticas e para o
nosso crescimento interior. Em outras palavras, iremos abordar o āsana sob a perspectiva espiritual e terapêutica.4
A Āyurveda não olha para os āsanas como forma fixas que por si só
diminuem ou aumentam os doṣas. Ela os
vê como veículos de energia que podem ser usados para ajudar a balancear os doṣas, se usados corretamente. O mesmo
para a maneira que a Āyurveda vê a
comida. Enquanto alimentos individuais têm seus efeitos específicos para o
aumento ou a diminuição dos doṣas,
como preparamos a comida, como temperamos, como combinamos ou cozinhamos os
alimentos para misturar as qualidades da comida em um todo harmônico, é tão
importante como os itens a serem preparados individualmente.
Enquanto a Āyurveda diz que
alimentos com certos gostos são mais propensos a aumentar ou diminuir os doṣas, também diz que precisamos de um
pouco de todos os gostos. Assim também nós precisamos fazer com todos os tipos
principais de āsanas. É a intensidade e o esforço que variam com o
tipo constitutivo. Cada pessoa precisa de um amplo leque de exercícios que
lida com toda variedade de movimentos do corpo.
Para Āyurveda, a prática de āsanas deve ser como uma refeição: cada
uma deve conter um pouco de cada um dos seis gostos (doce, azedo, salgado,
pungente, amargo e adstringente) e um pouco de todos os tipos de nutrientes que
o corpo precisa (amidos, açúcares, proteínas, óleos, vitaminas e minerais), mas
ajustados para as necessidades de cada constituição individual. Do mesmo modo,
a prática de āsana deve conter todos
os tipos principais de āsanas
necessários para o exercício e relaxamento do corpo todo, ajustado de acordo
com os fatores de constituição individual. Deve conter posturas sentadas, em
pé, deitadas (em decúbito frontal ou dorsal), expansivas, contráteis, com
movimentos ascendentes e descendentes, mas de uma maneira e seqüência que nos
mantenha em equilíbrio e leve em conta nossa estrutura individual, condições
energéticas e mentais.
Chaves para praticar
āsana para seu tipo
Tipo vāta
·
Geral: Mantenha sua energia firme,
equilibrada e consistente; modere e leve seu entusisasmo de maneira sustentável.
· Corpo: Mantenha o corpo calmo, centrado e
relaxado; realize a postura vagarosamente e gentilmente, sem uso de rompantes
de força, evitando movimentos abruptos.
·
Prāṇa: Mantenha a respiração profunda, calma
e forte, enfatizando a inalação.
·
Mente: Mantenha a mente calma e concentrada,
aterrada no momento presente.
Tipo pitta
· Geral: Mantenha sua energia refrescante,
aberta e receptiva, como uma lua cheia.
· Corpo: Mantenha o corpo fresco e relaxado,
faça as posturas como uma entrega,
para remover o calor e a tensão.
· Prāṇa: Mantenha a respiração fresca, relaxada
e difusa; exale através da boca para evitar o calor, se necessário.
· Mente: Mantenha a mente receptiva, desapegada
e atenta, porém não afiada e nem
crítica.
Tipo kapha
· Geral: Garanta um aquecimento adequado e então
faça as posturas com esforço, velocidade e determinação.
· Corpo: Mantenha o corpo leve, em movimento,
quente e seco.
· Prāṇa: Mantenha o prāṇa movendo-se para cima e circulando; faça respirações rápidas e
profundas para manter a energia.
· Mente: Mantenha a mente entusiasmada,
desperta e focada como uma chama.
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