Swami
Satyananda Saraswati
Yoga Magazine,
maio de 2001
Sivananda Math, Rikhya, Índia
Introdução
Por Fernando Liguori
Este é um
método sistemático de induzir uma completa descontração, a nível físico, mental
e emocional. Durante a prática de yoga-nidrā, pode parecer que se dorme,
no entanto o objetivo é atingir um grau de inércia física que permita à
consciência explorar as camadas mais profundas da mente. Nesse estado entre o
sono e a vigília o contato entre a dimensão subconsciente e inconsciente ocorre
espontâneamente.
Se a
consciência puder ser separada das experiências e estímulos exteriores sem
adormecer, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de diferentes maneiras,
por exemplo, para desenvolver a memória, a capacidade de concentração, aumentar
o conhecimento ou transformar a natureza individual. Em outras palavras, você
pode reprogramar a sua mente.
A yoga-nidrā
é uma prática que pode ser amplamente aplicada no mundo moderno para melhorar a
qualidade de vida. É uma técnica simples mas profunda que tem sido usada nos
seguintes domínios:
·
Relaxamento
·
Meditação
·
Problemas psicológicos
·
Doenças psicossomáticas
·
Sono
·
Rejuvenescimento
físico-psicológico
·
Exploração e despertar da
mente
·
Aprendizagem, educação e
inteligência
A yoga-nidrā
tem um vasto número de outras aplicações. Pode ser praticada por qualquer
pessoa, jovens e velhos, homens ou mulheres. É um processo científico
exaustivamente testado. Não requer nenhuma crença ou aceitação cega de qualquer
dogma. Só é necessário praticar.
A palavra Yoga
significa comunhão interior; o processo que leva a este estado. Nidrā
siginifica sono. Deste modo, yoga-nidrā pode ser definida como o sono
do yoga. É ao mesmo tempo o nome de uma prática específica de Yoga e
de um estado de consciência. A mecânica da prática é fácil de perceber e
definir, mas o estado de yoga-nidrā será entendido de maneira diferente
por pessoas diferentes:
·
Sono: para uma pessoa que
esteja cansada, exausta e constantemente preocupada, o estado de yoga-nidrā
significa apenas uma coisa, um profundo e refrescante sono. Nada mais, nada
menos.
·
Sono psíquico: para outros, possivelmente aqueles que praticam Yoga há alguns
anos, yoga-nidrā significa um estado de sonho consciente, onde se pode
ter visões do subconsciente.
·
Sono sem sonhos: este é o estado mais avançado da yoga-nidrā onde se balança no
fio da navalha entre introversão e extroversão. Este é o caminho de suṣumnā
e corresponde ao despertar da kuṇḍalinī. Este é o místico estado de Yoga
que corresponde à superconsciência. Tem sido descrito por inúmeros yogīs,
santos, bhaktas e sábios através dos tempos.
Definimos
três estados específicos de yoga-nidrā. Como prática podemos descrevê-la
como um método para induzir tranquilidade física e nervosa, como um método para
libertar a mente de tensão crónica, e induzir auto-conhecimento e meditação.
Transcende os processos racionais do pensamento e oferece paz interior.
A yoga-nidrā
é um método de exploração das diferentes camadas da mente. De acordo com certas
escolas de psicologia moderna existem três dimensões da mente: o consciente, o
subconsciente e o inconsciente. O objectivo da yoga-nidrā é explorar
progressivamente e transcender estas três dimensões.
A yoga-nidrā
foi adaptada das práticas tradicionais de nyāsa por Swami Satyananda
Saraswati para servir as necessidades do homem moderno. A palavra nyāsa
significa colocar. É uma prática em que mantras específicos são colocados
e sentidos em partes diferentes do corpo. É a forma tradicional de yoga-nidrā
usada por yogīs desde tempos imemoriais.
Mas Swami
Satyananda também preparou uma adaptação sem os mantras para que a yoga-nidrā
pudesse ser praticada por todas as pessoas independentemente da religião,
língua ou tradição. Mesmo destituída de mantras, a yoga-nidrā foi
cuidadosamente sistematizada para que mantenha o poder transformador da
personalidade e receptividade do praticante. A ênfase foi transferida da
vocalização de mantras (nyāsa) para a rotação da consciência
pelas diferentes partes do corpo.
A yoga-nidrā
pode ser dividida basicamente nas seções seguintes:
1.
Ajustamento preliminar do
corpo
2.
Relaxamento preliminar do
corpo físico
3.
Relaxamento preliminar da
mente
4.
Saṅkalpa (resolução)
5.
Rotação da consciência
(atenção pelas diferentes partes do corpo)
6.
Visualização
7.
Reflexão e consciência dos
símbolos
8.
Saṅkalpa
9.
Retorno à consciência
exteriorizada
Estes nove
passos são sequenciais; isto é, devem ser praticados um depois do outro na
ordem indicada. Podem ser adaptadas variações que respeitem esta estrutura
básica.
As
instruções para a yoga-nidrā podem ser dadas de três maneiras: através
de um professor, através de uma gravação ou pelo comando mental do próprio
praticante. É melhor aprender a yoga-nidrā directamente de um professor
competente para que as instruções possam ser adaptadas às necessidades
individuais do praticante e para que o método correto possa ser firmemente
impresso na mente.
A voz é algo
muito importante para o praticante. É a ligação que lhe permite manter a
consciência enquanto explora as camadas mais profundas da mente. Sem uma voz
condutora é muito fácil cair no sono (o que é perfeitamente aceitável nos casos
em que o praticante esteja bastante cansado ou provavelmente sofre de insónia).
As palavras do professor não devem ser intelectualizadas. Não é necessário que
sejam lembradas. É preciso apenas que sejam seguidas espontâneamente sem
esforço. Deixando a consciência fluir com o som da voz.
Segue o texto de Swami Satyananda Saraswati
A yoga-nidrā, que é derivada dos Tantras, é uma técnica poderosa na qual você aprende a relaxar
conscientemente. Na yoga-nidrā,
dormir não é considerado relaxamento. As pessoas sentem que estão relaxando
quando se sentam em uma cadeira com uma xícara de café, uma bebida ou um
cigarro, lendo um jornal ou ligando a televisão. Mas isto nunca será suficiente
para uma definição científica de relaxamento. Estes são apenas desvios
sensoriais. O relaxamento verdadeiro é, na verdade, uma experiência muito além
desta. Para um relaxamento absoluto, você deve permanecer consciente. Isto é yoga-nidrā, o estado do sono dinâmico.
A yoga-nidrā é um método
sistemático para induzir o completo relaxamento físico, mental e emocional. O
termo yoga-nidrā é derivado de duas
palavras sânscritas: yoga significa união
ou consciência intencional e nidrā
significa sono. Durante a prática de yoga-nidrā, nós parecemos estar
dormindo, mas a consciência está funcionando em um nível profundo de
conhecimento. Por este motivo, a yoga-nidrā
é normalmente mencionada como o sono médium ou relaxamento profundo com
consciência interior. Neste estado de limiar entre o sono e despertar, o
contato com as dimensões do subconsciente e do inconsciente ocorre
espontaneamente.
Na yoga-nidrā, o estado de
relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe de experiências de
fora. Se a consciência pode ser separada da consciência externa e do sono,
torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo,
para desenvolver a memória, aumentar o conhecimento e criatividade, ou
transformar nossa natureza.
No rāja-yoga de Patañjali, há um
estado chamado pratyāhāra onde a
consciência mental e espiritual são desassociadas dos canais sensoriais. A yoga-nidrā é um aspecto do pratyāhāra que leva ao mais elevado
estado de concentração e samādhi.
O nascimento da
yoga-nidrā
Há 35 anos, quando eu estava vivendo com meu guru, Swami Sivananda, em
Rishikesh, tive uma experiência muito importante que engatilhou meu interesse
no desenvolvimento da ciência da yoga-nidrā.
Fui designado para instruir a escola de sânscrito onde meninos estavam
aprendendo a entoar os hinos védicos.
Era meu dever permanecer acordado a noite toda, para vigiar a escola enquanto o
ācārya estivesse fora. Às três da
manhã, eu costumava dormir profundamente e, às seis, eu levantava e voltava ao aśram. Nesse meio tempo, os meninos
acordavam às quatro e entoavam os mantras
e hinos sânscritos, mas eu nunca os ouvia.
Algum tempo depois, meu aśram
teve uma grande função, e os meninos da escola foram chamados para entoar os
mantras védicos. Durante a função
eles recitaram certos ślokas que eu
não conhecia, embora eu sentisse de alguma forma que eu os tinha escutado
antes. Enquanto eu ouvia esse sentimento cresceu e tentava em vão lembrar onde
e quando eu os havia ouvido. Estava certo de que nunca os havia lido ou
escrito, embora soassem tão familiares para mim.
Finalmente, decidi perguntar ao guru dos meninos, que estava sentado
próximo, se ele poderia explicar o significado do que eu estava sentindo. O que
ele me disse mudou completamente minha perspectiva sobre a vida. Ele disse que
este sentimento de familiaridade não era uma surpresa, já que meu corpo ouvia
os meninos entoando os mesmos mantras muitas vezes enquanto eu dormia na
escola. Isto foi uma grande revelação para mim. Eu sabia que o conhecimento
podia ser transmitido diretamente através dos sentidos, mas a partir desta
experiência eu percebi que você também pode ganhar conhecimento diretamente,
sem qualquer meio sensorial. Este foi o nascimento da yoga-nidrā.
A partir dessa experiência, mais idéias e estalos vieram-me à cabeça. Eu
percebi que dormir não era um estado total de inconsciência. Quando você está
sonolento, há ainda um estado de potencialidade, uma forma de consciência que
está desperta e totalmente alerta a situações de fora. Descobri, com o
treinamento da mente, que é possível utilizar este estado.
A origem tântrica
Após esta descoberta, comecei a estudar as escrituras tântricas de forma
diferente. Encontrei muitas práticas importantes, mas pouco conhecidas, que me
interessaram muito. Após praticá-las, decidi construir um novo sistema chamado yoga-nidrā, que incorporaria a essência
destas práticas sem ter as desvantagens de rituais complicados.
A principal característica da yoga-nidrā
é a rotação sistemática da consciência no corpo, originada de uma prática
tântrica denominada nyāsa,
que significa colocar ou elevar a mente àquele ponto. Nyāsa, originalmente, é praticado em uma
postura sentada e envolve a utilização de mantras
específicos, que são colocados ou experimentados em diferentes partes do corpo.
Primeiro, o nome da parte do corpo é mencionado, então é visualizado ou tocado,
e o mantra é colocado nesta parte do
corpo. Nyāsa é uma maneira de
consagrar o corpo físico estimulando o conhecimento avançado ou a consciência
divina nas várias partes durante as práticas do ritual tântrico. Por exemplo, o
anguṣtadi-śadanga-nyāsa foi utilizado
para colocar mantras na mão, conforme
segue:
·
Polegar: hraṃ
anguṣtabhyaṃ namaḥ
·
Indicador: hrīṃ
tarjanibhyaṃ swāhā
·
Médio: hrūṃ
madhyamabhyaṃ vaśat
·
Anular: hraiṃ
anamikabhyaṃ vaśat
·
Mindinho: hrauṃ kaniṣthabhyaṃ
vaśat
·
Palma e costas da mão: hrak
karatalapriṣtabhyaṃ phaṭ
De forma semelhante, no hṛdayi-śadanga-nyāsa,
certos mantras são colocados em várias partes do corpo.
A atual forma de yoga-nidrā, que
eu idealizei, permite que as pessoas que não estejam familiarizadas com os
mantras sânscritos tenham todos os benefícios do nyāsa tradicional. Pode ser praticado por pessoas de qualquer
religião ou cultura. No começo eu costumava chamar esta prática de sono-yogī, mas agora eu tenho mais
consciência das potencialidades da yoga-nidrā
e acredito que a yoga-nidrā nada mais
é do que a yoga-nidrā. Se você pedir
que eu traduza o yoga-nidrā para o
francês ou o espanhol, eu diria yoga-nidrā.
É uma prática internacional.
Experiências com a
yoga-nidrā
Desde a idealização da prática, tenho feito vários experimentos para
validar estas idéias. Primeiro eu tentei em mim, e depois em diferentes
pessoas. Eu até tive sucesso ao treinar um cachorro Alsatian. Depois, experimentei
com alguns de meus discípulos e com muitas crianças, dando a elas conhecimento,
experiência e instruções enquanto elas estavam dormindo profundamente.
Uma das experiências mais interessantes foi com um menino que se
apresentou em meu aśram para saṃnyāsa. Eu queria mandá-lo para a
escola, mas ele recusava-se. Ele era um menino muito travesso, um macaquinho
absoluto. Todo dia ele quebrava coisas, constrangia visitantes e causava
acidentes. Finalmente, ele tornou-se tão responsável no aśram que eu decidi tentar a yoga-nidrā
nele.
Comecei entoando o Capítulo XV da Bhagavadgītā
para ele por treze minutos depois que dormia. Então, quando ele acordava de
manhã, eu o fazia ler o capítulo, o que ele fazia, claro, sem pensar. Depois de
uma semana, ele recitava o capítulo de cor. Após este sucesso, fui adiante com
outros textos, e, desta forma, consegui ensiná-lo sobre a Śrīmad Bhāgavatam, as Upaniṣads,
a Bíblia, o Corão, inglês, híndi, sânscrito, tudo o que eu sabia, enquanto ele
dormia.
Agora que o garoto tem vinte e um anos eu o enviei aos Estados Unidos. Ele
fala sete línguas, escreve e lê em inglês melhor que eu, mesmo ele nunca tendo
ido à escola. Todo seu estudo e aprendizado foi feito no período de dois anos,
quando eu fiz experiências com a yoga-nidrā
e ele sequer lembra disso.
Logo depois disso, eu fiz outra experiência. Trinta pessoas estavam
praticando a yoga-nidrā e
aproximadamente dez delas estavam roncando. Naquela hora eu as instrui: quando eu disser Hari Oṃ Tat Sat você deve
levantar-se. Repeti duas vezes. Quando a yoga-nidrā terminou, eu disse Hari
Oṃ Tat Sat e todos levantaram, mesmo aqueles que estavam roncando. Eu
perguntei a eles como eles haviam acordado. Eles disseram: de repente. Eles não ouviram o último Hari Oṃ Tat Sat, nem mesmo aquele no meio da prática, mas de alguma
forma eles seguiram minhas instruções. Agora, este é um fator muito
significativo. Isto significa que, mesmo que você esteja dormindo, você está
consciente e alerta.
A partir destas experiências, eu tirei minhas próprias conclusões. O sono
profundo não pode ser sono total. Talvez quando você estiver em sono profundo à
noite você tenha mais consciência, mais potencial do que quando você está em
estado de vigília. Isto significa que você aprende mais quando você está
dormindo do que quando você está acordado, e é assim que estamos utilizando a yoga-nidrā para a evolução da mente.
Impressionando a mente
Como isto acontece? A resposta é simples. Quando o relaxamento é completo,
a receptividade é maior. Quando a
consciência está conectada com todos os sentidos, a receptividade é menor. Este
é o segredo da yoga-nidrā. Devido à
intelectualização do processo, o conhecimento que vai ao cérebro não o
impressiona lá. Mas quando você volta sua mente um pouco e entra em um estado
onde não está nem em sono profundo e nem completamente acordado, quaisquer
impressões que entram na mente nesta hora tornam-se poderosas e permanecem ali.
Há diferentes níveis na mente. Alguns são solos áridos; alguns são solos
macios. A mente consciente é como solo árido porque tem intelecto e lógica em
operação. O intelecto é o processo de análise das coisas. Não aceita tudo;
rejeita também. Mas a consciência profunda não é assim. Quaisquer impressões que você plantar na mente subconsciente não podem
ser rejeitadas. Crescerá e os frutos enriquecerão cada aspecto de sua vida.
Portanto, você não deve preocupar-se se dormir na yoga-nidrā. Por outro lado, talvez seja mais poderoso. Mas, você
deve ter algo em mente: eu não vou dormir.
Você deve tentar não dormir. Você deve tentar permanecer acordado, porque se
você dormir, não será yoga-nidrā.
Supondo que você coloque uma fita para tocar, mas dorme e não ouve nada.
Então, o que você deve fazer é reproduzir a fita de manhã, quando você acordar.
Ouça com muita atenção. Isto criará a comunicação ou a ponte entre a
consciência e a inconsciência. Isto é como as línguas são aprendidas. Você pode
aprender qualquer coisa assim. Se você tiver certos hábitos que você quiser
superar, a semente ou saṅkalpa
correto seria primeiro colocado no inconsciente e depois você deve ouvi-lo
durante a consciência. Esta é uma ciência importante da autotransformação yogī para o futuro.
Estado hipna-yogī
Na yoga-nidrā, a consciência é
um estado entre o acordar e o dormir, mas não está relacionado a nenhum deles.
Na psicologia moderna refere-se como o estado
hipnagógico, mas eu prefiro chamá-lo de estado
hipna-yogī. Mas o melhor nome é yoga-nidrā.
Neste estado, a mente é excepcionalmente receptiva. Línguas e outros assuntos
podem ser aprendidos rapidamente. As sugestões dadas nesta hora são um sucesso
para a remoção de hábitos e tendências indesejáveis. De fato, a yoga-nidrā pode ser utilizada para
direcionar a mente a alcançar qualquer coisa. Este é o segredo da realização de
grandes yogīs e swamis.
A prática da yoga-nidrā permite
que você receba intuições da mente inconsciente. Este estado é a fonte de
inspiração poética e artística. É também fonte das maiores descobertas
científicas criativas. Wolfgang Von Goethe utilizava as inspirações e intuições
deste estado para resolver problemas que surgiam em seu trabalho. Nos sonhos
que ocorrem neste estado, Kekule percebeu a estrutura molecular do benzeno, o
poeta Nobel Niels Bohr viu a estrutura planetária do átomo, e Einstein acelerou
seu conhecimento na velocidade da luz no famoso experimento do pensamento, que o levou à teoria da relatividade.
As intuições recebidas na yoga-nidrā
permitem que você encontre em si mesmo as respostas para todos os problemas.
Sua verdadeira natureza e integridade se manifestam, permitindo que eles vivam
uma vida significativa e de paz em qualquer ambiente. Esta é a abertura do terceiro olho, que leva a consciência
além da personalidade condicionada, com suas tensões e complexidades. Não mais
identificado com a mente e o corpo, seu ser é impregnado com a consciência
divina.
No Tripura-Rahasya afirma-se: Portanto, perceba com sua própria mente sua
natureza verdadeira, que é pura, consciência não dividida do resto da mente,
que é composta de todo o universo em sua total diversidade. Perceba, com sua
mente, o estado entre dormir e estar acordado... Este é o verdadeiro Eu,
inerente, no qual você não será mais enganado.
Tradução livre de FernandoLiguori.
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