Fernando Liguori
O que é a concentração? É o
unidirecionamento da mente. É a habilidade de manter a mente focada em um
objeto sem nenhuma oscilação no fluxo da consciência. O aperfeiçoamento da
concentração (dhāraṇā) culmina na
meditação (dhyāna). No estado de
concentração pura, a mente não perambula pelo meio ambiente ou objetos
periféricos que circundam o objeto de concentração.
Por que a concentração é tão poderosa? Isso pode ser ilustrado comparando
a mente de uma pessoa comum a uma lamparina. Os raios de luz que saem da
lamparina são projetados em todas as direções. A energia se propaga. Se nós nos
afastarmos cinco metros da lamparina ainda veremos a luz que ela emana, mas não
sentiremos seu calor, mesmo que haja grande calor no centro da lamparina, no
fio da vela. Da mesma maneira, a mente de uma pessoa comum possui grande poder
em forma potencial, mas ele é dissipado em várias direções. A mente pensa em diferentes
coisas, uma atrás da outra, sem se focar com profundidade em nenhum objeto. A
mente comum não utiliza seu potencial máximo, i.e seu poder. O poder da
concentração também pode ser ilustrado pelo exemplo do laser. Para que o laser
possa ser produzido, todos os raios de uma mesma fonte de luz são alinhados
para que viajem na mesma direção. Eles vibram em harmonia e são dirigidos em
unissonância. A fonte de luz do laser não precisa ser maior ou mais potente do
que a chama da vela da lamparina, e se estivermos a dez metros da fonte de luz
do laser seu raio pode abrir um buraco em nosso corpo. Esse é o poder concentrado
da luz.
Exatamente da mesma maneira, o pensamento concentrado tem o poder da
percepção refinada e da intensa capacidade de ver as verdades além dos
fenômenos. Uma mente concentrada faz o
impossível, assim dizia Swami Satyananda Saraswati.
Uma mente concentrada é uma mente relaxada. Quando estamos imersos em
determinados afazeres, nos concentramos de tal maneira que automaticamente
começamos a relaxar e acalmar a mente enquanto completamos a atividade.
Portanto, no que concerne a
meditação, é absolutamente necessário que exista um intenso, mas relaxado estado
de concentração para que a mente não vagueie a esmo em todas as direções.
Compare a mente de uma pessoa comum a um gatinho. O gatinho corre atrás de
uma bola de lã por alguns segundos. Depois, começa a correr atrás de seu
próprio rabo por mais alguns segundos. Após se cansar, vai de um quarto ao
outro da casa sem nenhuma intenção aparente. Em seguida, faz mais algumas
travessuras pela casa. Nossa mente, sob circunstâncias normais, se comporta exatamente
desta mesma maneira errática. É apenas pela prática e a compreensão de que
necessitamos mudar nosso nível de consciência que nos tornamos mais
concentrados.
Nossa mente pula de eventos em eventos sem manter o foco de percepção da
consciência. Quando direcionamos o foco mental a um objeto, a mente permanece
confinada nos limites de sua concentração e isso interrompe seu envolvimento
com outros objetos que nos impedem de ver o foco de nossa concentração em sua
forma verdadeira. Simultaneamente a mente se tranqüiliza, o que permite que a
consciência iluminada brilhe. Quando isso ocorre, nos tornamos capazes de compreender
o significado mais profundo que jaz além dos fenômenos da vida.
Vamos discutir sobre algumas práticas que desenvolvem a concentração.
Visualização pura (dhāraṇā)
Este é o tipo mais comum de prática meditativa e a parte mais importante
de todos os sistemas religiosos. Geralmente conhecida como concentração, esta prática pode ser realizada de muitas maneiras
diferentes. O objeto a ser visualizado pode ser qualquer um dos centros
energéticos (cakras) localizados no
corpo como o cidākāśa (o espaço do ājñā-cakra), o hṛdayākāśa (o espaço do anāhata-cakra)
ou o daharākāśa (o espaço do mūlādhāra-cakra) ou qualquer forma que
esteja externa e na frente do corpo.
A concentração também pode ser estabelecida nas diferentes partes do
corpo, no processo físico e tranqüilidade corporal ou no relaxamento das
tensões. O processo respiratório também é utilizado em muitas técnicas
meditativas como suporte de concentração, principalmente em práticas como maṇipūra e anāhata-śuddhi contidas na lição Mantra Siddhi Yoga.
Qualquer objeto pode servir de base para concentração. O mais importante é
que ele tenha algum significado para o praticante e que ele utilize o objeto
dia após dia em suas práticas meditativas. O objeto deveria surgir em sua
psique na forma de concentração pura espontaneamente e para muitos aspirantes
ele simbolizará a totalidade da existência na forma única e significativa do iṣtā-devatā.
Objetos para concentração
Para muitas pessoas, o objeto utilizado nas práticas meditativas muitas
vezes aparece na forma de visões ou sonhos. Estes são os melhores! Outras
pessoas, contudo, possuem dificuldade até em criar uma forma apropriada de si
mesmas. Para auxiliar estas pessoas encontrarem seus próprios símbolos
psíquicos nós incluímos a lista que se segue. São apenas exemplos. Existe um
infinito número de objetos, cenas, sons apropriados e símbolos que podem ser
usados para visualização.
Portanto, na finalidade de encontrar seu próprio símbolo, nós aconselhamos
que o praticante iniciante siga esta lista de forma sagaz e penetrante, mas
ligeira. Talvez algum item da lista chame a atenção por ser favorável, talvez
não. Mesmo que não encontre um símbolo favorável nesta lista, acreditamos que
muitas das idéias que incluímos irão reorganizar sua memória e orientar sua
imaginação. Isso irá auxiliar que o símbolo correto se precipite na mente
espontaneamente, mais ainda nos períodos de relaxamento completo.
·
Deuses, santos, pessoas e partes do
corpo: Viṣṇu, Śiva, Brhamā, a
trimurti, Rāma, Rādhā, a bela Sītā, Saraswaī tocando música, Pārvatī, Arjuna na
carruagem, o pássaro Garuḍa com as asas abertas, Sarada Devī, Gaṇeśa, Hanumān, Lakṣmī,
Durgā sentada no tigre, Kālī com o colar de esqueletos, Jehovah, Zarathustra, Jesus
Cristo, Buda no lótus, Abraão o judeu, Lao-tze, Confúcio, Moisés sobre a
montanha, Milarepa, Naropa, o Papa, Madre Tereza de Calcutá, Swami Sivananda e
outras deidades, santos, gurus. Seu pai, sua mãe, sua esposa, marido, filho,
filha, amigo. O olho, a mão em mudrā,
os pés de lótus de um mestre, a ponta do nariz, o centro entre as sobrancelhas.
·
Objetos sagrados: Śiva-linga,
tridente de Śiva, o jyoti sempre
ardente (lamparina), a cruz em suas muitas formas, uma mālā, um altar, uma bela catedral com o sol transpassando seus
vitrais, a eucaristia, o cálice, a oração, um candelabro, a estátua de um Buda
feliz, o estatuário tântrico, a Vênus, as colunas gregas, o símbolo da lua
crescente.
·
Aspectos e fenômenos: Uma igreja, um santuário, uma sublime
catedral gótica, as pirâmides do Egito, uma grande mesquita, um monastério, um aśram, um templo vermelho e dourado, uma
mansão, uma montanha sagrada, planícies, desertos, um oásis, árvores, as flores
de um jardim, a vista do topo de uma montanha, um profundo e negro reservatório
de água, uma piscina de água.
·
Coisas vivas: Um elefante, um antílope, um leão
protegendo seu reino, um tigre na espreita, um macaco, uma vaca branca
pastando, um pequeno pássaro, um flamingo, uma borboleta, um cavalo-marinho,
uma estrela do mar, um lótus amarelo, uma rosa vermelha, uma tulipa branca.
·
Cores e formas: o vermelho, o azul celeste, o azul
claro do céu de um dia ensolarado, o verde da grama, amarelo, índico, laranja
como a vestimenta de um renunciante (saṃnyāsi),
o branco, o negro, o púrpura, a luz do sol de um dia quente, a lua cheia, o
pôr-do-sol, um triângulo invertido, um pentagrama, um hexagrama, os bījā-mantras em sânscrito, os cakras, as nāḍīs iḍā, piṅgalā e suṣumṇā, as nāḍīs se
interconectando nos cakras, radiantes
de prāṇa.
Trāṭaka
Essa técnica é discutida no capítulo 7 (veja abaixo, p. 46). É a prática
mais poderosa para se desenvolver a concentração na medida em que a mente é
dirigida a um objeto externo ou interno. É um método excelente para o
desenvolvimento da visualização interior, i.e. a habilidade de ver e sustentar
a imagem clara do objeto que se encontra na frente dos olhos fechados.
Recomendações gerais
Não se desaponte se está encontrando dificuldades nestas técnicas. Isso
acontece com muitas pessoas. A maioria de nós está usualmente pensando nos
termos das palavras que esquecemos nossa habilidade de visualizar. É para
quebrar essa limitação em nossas vidas que estas técnicas meditativas foram
designadas. Muitas pessoas caminham pelos acontecimentos da vida como se
estivessem em um sonho. Elas vêem os objetos ao seu redor, embora verdadeiramente
não consigam enxergar. Por exemplo, nós olhamos para uma árvore, observamos
todos os seus detalhes, mas não os registramos no cérebro. É somente quando o
objeto é observado com profundidade de significado que podemos registrar sua
forma, características etc.
A concentração não envolve nenhum tipo de tensão. Isso parece
contraditório para muitas pessoas, pois elas automaticamente associam a
concentração com algum tipo de esforço. Como estudamos no módulo II (capítulo
1), a tensão existe por algum tipo de conflito mental. Quando assumimos uma
postura meditativa e empregamos esforço para nos concentrar, estamos criando um
conflito interior, pois a concentração somente ocorre após um estado de
relaxamento.
A real experiência meditativa somente ocorre espontaneamente através da
concentração profunda e da mente completamente relaxada. Não lute contra a
mente. Meditação, que é liberdade e êxtase, não pode criar raízes em uma mente
tensa e manipulada. Assim, treine a mente, influencie sua mente e evite
contendas com ela.
Quando você praticar estas técnicas, não espere adquirir maestria sobre
elas da noite para o dia. Se você consegue, tenha certeza de que é uma pessoa
afortunada. Para muitas pessoas é necessário estimular as atividades
inconscientes e adestrá-las para que formulem imagens (símbolos psíquicos).
Isso leva tempo, mas eventualmente, quem sabe depois de alguns dias ou semanas,
dependendo da intensidade com a qual você praticou estes exercícios, o
inconsciente produza automaticamente a imagem que necessita. Com paciência você
alcançará o sucesso.
Visualizações simples
Técnica 1: Associação de
idéias
Escolha um objeto agradável como um
cachorro ou uma bela imagem.
Se concentre no objeto (vamos dizer que seja o cachorro).
Não tente manter a sua mente
completamente absorvida no cachorro, mas nos objetos relevantes e idéias que se
relacionam com o cachorro. Contudo, sempre mantenha o cachorro como foco
central de sua concentração. Não deixe que sua mente vagueie para uma linha de
pensamento completamente irrelevante.
Pense na forma do cachorro. Pense em
diferentes tipos de cachorro. Deixe que sua mente esteja focada no tema central
da prática, o cachorro. Pense na comida que alimenta o cachorro. Pense no
relacionamento íntimo que existe entre o cachorro e o homem. Retorne ao tema
central, o cachorro. Associe as mais variadas idéias sobre cachorro. Não deixe
que sua mente pense em mais nada que não seja o tema cachorro.
Duração: Tente executar esta
prática por dez minutos todos os dias.
Benefícios: Este é um método
excelente para desenvolver o poder de controlar o fluxo de idéias e
pensamentos. É uma técnica inestimável para treinar a mente a seguir e fixar a
associação de idéias ao invés de pular de um pensamento ao outro de forma
incoerente e sem conexão. Portanto, é útil no treinamento da mente para
meditação, bem como para cada atividade diária.
Nota prática: Outros objetos podem ser
escolhidos na medida em que você esgotar completamente a exploração do atual
símbolo psíquico.
Técnica 2: Recordação por
visualização
Relembre de quando andava em direção a
casa de um amigo. Visualize, com os olhos fechados, os muitos detalhes da
jornada que empreendeu até a casa de seu amigo.
Como eram as casas no caminho? Tente se
lembrar de cada casa, de cada carro estacionado, das pessoas que passaram por
você e daquelas que lhe cumprimentaram.
Visualize e reviva cada detalhe (pausa).
Agora, abra os olhos.
Observe com atenção cada detalhe do
ambiente em que se encontra.
Feche os olhos. Visualize cada objeto
percebido com os mínimos detalhes.
Repita o processo (pausa).
Agora, mentalmente conte de 1 a 20 e
veja cada número como uma imagem na frente de seus olhos fechados, na medida em
que processa a contagem.
Duração: Tente executar esta
prática por dez minutos todos os dias.
Benefícios: Essa técnica é útil para
desenvolver a consciência profunda do ambiente que nos cerca e para aumentar a
memória. Desenvolve o poder da concentração, recolhimento e visualização
interna.
Nota prática: Essa técnica pode ser
executada em qualquer ambiente: no trem, no ônibus ou qualquer situação em que
a mente esteja desocupada dos afazeres da vida. Em conjunto com a técnica da
escrita psíquica (apostila II, p. 32), essa prática garante um aprofundamento
no trabalho de visualização interior.
Técnica 3: Contração e
expansão do panorama visual
Observe uma figura com uma magnífica
paisagem e um objeto no centro. A cena verdadeira pode ser usada também. Para
isso, estude a cena por algum tempo até que esteja completamente familiarizado
com seus detalhes.
Feche os olhos e visualize a mesma
imagem internamente.
Tente ver claramente a imagem interior.
Progressivamente, retire o pano de
fundo da imagem. Por exemplo, remova o céu, as árvores, os pássaros e qualquer
outro objeto que circunde o tema central da cena.
Mantenha consciência apenas no objeto
central da imagem sem o pano de fundo. Mantenha sua consciência total no objeto
(pausa).
Agora, reconstrua a cena completamente
na ordem inversa. Recoloque os pássaros, as árvores, o céu etc.
Eventualmente você deverá ver a cena
como anteriormente.
Benefícios: Essa técnica é útil para
desenvolver a concentração e a memória.
Técnica 4: Propósito
consciente da visualização
Feche seus olhos. Observe o espaço
vazio na frente de seus olhos fechados.
Pense em qualquer objeto e tente formar
uma imagem dele. Após algum tempo, pense em outro objeto e novamente construa
uma imagem dele.
Continue dessa maneira por algum tempo.
Você pode escolher qualquer objeto: uma
caneta, um cisne, um candelabro, uma árvore etc.
Duração: Essa técnica pode ser
executada em qualquer hora do dia.
Benefícios: Essa técnica desenvolve
o poder da visualização interior.
Técnica 5: Contração e
expansão do ponto de vista
Escolha um objeto que contenha uma
cavidade. Pode ser um armário, caixa de fósforos, caixa de lápis etc.
Primeiro, imagine que você se encontra
dentro do objeto. Você reduziu seu tamanho na medida em que se encontra no
ponto central do espaço fechado.
Veja o interior do objeto de seu ponto
de vista. O que você vê?
Continue por alguns minutos observando
tudo desde este ponto de vista.
Agora, expanda seu ponto de vista além
dos limites do objeto escolhido.
Veja o objeto de diferentes ângulos (pausa).
Novamente, reduza seu tamanho até se
encontrar no centro do espaço fechado.
Repita essa expansão e contração por
alguns minutos.
Quando atingir proficiência na prática
com um objeto, escolha outro.
Benefícios: Essa técnica desenvolve
o poder da imaginação e concentração.
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