Maurizzio Canali
Yogī Vīra
É indicado que todo aspirante
espiritual pratique diariamente, pela manhã, o mantra-sādhanā. Quando digo "pela
manhã", é praticar como tua primeira ação pela manhã, antes de fazer
quaisquer outra coisa, e no período de até no máximo, uma hora após o
despertar.
Quando
dormimos, a mente se torna gradualmente tranquila, mergulhando num estado de
passividade — a superfície da mente, como a superfície de um lago tranquilo.
Assim, acordamos pela manhã, com a mente serena e relaxada, sem distração
mental, emocional ou física. Os sentidos aquietdos.
Se neste estado mergulhamos
imediatamente nos afazeres diários, trazemos à mente as preocupações e temores
do dia anterior, projetamos novas preocupações sobre nosso dia, e se ligamos a
tv ou o rádio em busca de notícias, a mente e o corpo entram logo em estado de
agitação, assimilando e fantasiando a respeito das versões apresentadas para os
diversos fatos: escândalos, acidentes, guerras, e todo o tipo de notícias
fatalistas próprias dos jornais televisivos. Estas atitudes só fazem como
agitar as águas, até então, tranquilas dos lago da mente, refornçado as tendências
condicionadas da mente e os vṛttis, mantendo-a tensa durante todo o
dia.
Assim, como as sementes de uma planta
só germinam se plantadas em solo próprio, e regadas diariamente, as sementes do
mantra devem ser plantadas no solo fértil de uma mente tranquila, serena e
receptiva, de modo que suas raízes penetrarem na mente subcosnciente — sendo o
mantra a primeira impressão que recebe todas as manhãs.
Mahāmṛtyuñjaya-mantra, gāyatrī-mantra e durgā-mantra são três mantras que
devem ser incorporados ao sādhanā (pratica
espiritual) de todo sadhaka (o praticante), plantando resoluções
para a saúde física (Mahāmṛtyuñjaya-mantra),
bem-estar mental, sabedoria e clareza interior (gāyatrī-mantra), e
superação das dificuldades na vida (durgā-mantra).
Praticando o mantra-sādhanā todos
os dias, como a primeira atividade no dia, dizem os mestres que "você
obterá coragem, força interior e paz. Suas amizades e relacionamentos irão
melhorar. Você crescerá e encontrará equilíbrio. Estará no controle de sua vida
e mente".
Durante o evento de Sītā
Kalyanam de
1998, Paramahaṃsajī — Swāmi Satyānanda — recomendou a todos a prática do mahā-mṛtyunjaya-mantra e o gāyatrī-mantra.
Referindo-se àqueles que desejam saúde e cura, ele recomendou a prática do mahā-mṛtyunjaya-mantra,
dizendo:
— eu
lhes garanto que se fizerem isso com tamanha concentração, vontade, pureza de
coração e sentimento verdadeiro, não há dúvida de que a saúde e a cura vão se
manifestar, tanto para você quanto para os outros.
Quanto ao significado do mahā-mṛtyunjaya-mantra,
é comum se dizer que é um mantra dedicado a Śiva,
e em outro texto falei da tradução literal, do significado de cada
palavra.Porém, mais
importante que saber o significado do que se está pronunciando é a vibração que
se cria ao vocalizá-lo.
Swami Niranjan ensina que "no mantra, a combinação dos sons cria
uma vibração específica no corpo. Nosso corpo também tem uma dimensão
vibratória e todas as células e átomos estão vibrando em harmonia uns com os
outros. No momento em que essa harmonia se rompe começa a deterioração do corpo
e começamos a morrer. Na morte, as pulsações do corpo param, a atividade das
células cessa e a energia vital abandona o corpo. As vibrações são os sinais manifestos
da força vital. Estas vibrações se representam simbolicamente
nos chakras ou centros psíquicos. Quando usamos uma combinação de
mantras ou sons silábicos, estamos ativando e carregando o potencial destas
vibrações que existem em forma inerente no corpo".
"Quando usamos uma cadeia de
vibrações como o mahā-mṛtyunjaya-mantra,
ocorre um realinhamento das perturbações do sistema vibratório. As doenças
e enfermidades podem ser tratadas de forma específica com este mantra. Em
nossos ashrams praticamos este mantra de cura todo sábado à noite,
acompanhado de um saṅkalpa (resolução,
propósito), um sentimento de que os poderes curativos do mantra curem nosso
corpo e o corpo daqueles que estão sofrendo. Se desejarmos incorporar em nossa
rotina prática de mantras o mahā-mṛtyunjaya-mantra, tenha
certeza de que ele irá proporcionar cura a nós e todos aqueles que
direcionarmos nossa intenção de curativa. Cada sábadopratique pelo menos um mālā para seu
bem-estar pessoal e para o de cada pessoa que o rodeia" —
afirma Swami Niranjan.
De início, nenhuma preparação é
necessária. Lembre-se de praticar os três mantras pela manhã,
antes de se levantar da cama ou ir ao banheiro (a menos que seja realmente
necessário, buscando não tirar a mente do estado de tranquilidade), e, desta
forma, estará, gradualmente, transcendendo a natureza condicionada da mente. Se
você tem um mālā pode utilizá-lo para contar as
repetições.
Mantra-sādhanā da manhã
Quando acordar pela manhã:
1. Foque o centro entre as
sobrancelhas. Inspire e expire profundamente sete vezes. Relaxe a cada
expiração.
2. Entoe o Oṃ três vezes,
concentrando em sua vibração. Sinta como se a entoação estivesse criando um
campo de força ao redor do corpo.
3. Inspire e expire profundamente mais
sete vezes e relaxe o corpo.
4. Faça um saṅkalpa para saúde
física e bem-estar mental e entoe o mahāmṛtyuñjaya-mantra 11
vezes.
5. Faça um saṅkalpa para
sabedoria, clareza interior e conhecimento intuitivo e entoe o gāyatrī-mantra 11
vezes.
6. Faça um saṅkalpa para
superação e remoção das dificuldades da vida e entoe o durgā-mantra 3 vezes.
7. Inspire e expire profundamente sete
vezes e relaxe o corpo.
Lembre-se de definir um saṅkalpa para
cada mantra, procurando definir sua intenção e formulá-lo numa sentença curta e
objetiva, e use sempre a mesma, a cada prática.
Repita o mesmo processo a noite, antes
de dormir.
Abaixo seguem os mantras. Como apoio
indico links no youtube onde você pode ouvir o audio para se familiarizar com a
pronúncia.
E segue aqui também uma explicação mais
detalhada sobre os mantras dadas por Swami Niranjan:
Orientação de Swami
Niranjan
Primeiro Mahamrityunjaya
Mantra
महामृत्युञ्जय मन्त्र
ॐ त्र्यम्बकं यजामहे सुगन्धिं पुष्टिवर्धनम्।
उर्वारुकमिव बन्धनात् मृत्योर्मुक्षीय मामृतात्॥
Mahāmṛtyuñjaya Mantra
(saṅkalpa para cura, poder, imunidade e força)
oṃ tryambakaṃ yajāmahe sugandhiṃ
puṣṭivardhanam |
urvārukamiva bandhanāt mṛtyormukṣīya
māmṛtāt ||
Segundo Gayatri Mantra
गायत्री मन्त्र
ॐ भूर् भुवः स्वः तत्सवितुर्वरेण्यं।
भर्गो देवस्य धीमहि धियो यो नः प्रचोदयात्॥
Gāyatrī Mantra (saṅkalpa
para sabedoria, clareza interior, conhecimento intuitivo, aprendizado)
oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ tatsaviturvareṇyaṃ
|
bhargo devasya dhīmahi dhiyo yo naḥ
prachodayāt ||
Terceiro 32 Nomes de
Durga
दुर्गाद्वात्रिंशन्नाममाला
ॐ दुर्गा दुर्गार्तिशमनी दुर्गापद्विनिवारिणी। दुर्गमच्छेदिनी दुर्गसाधिनी दुर्गनाशिनी।
दुर्गतोद्धारिणी दुर्गनिहम्त्री दुर्गमापहा। दुर्गमज्ञानदा दुर्ग दय्तिलोकदवानला।
दुर्गमा दुर्गमालोका दुर्गमात्मस्वरूपिणी। दुर्गमार्गप्रदा दुर्गमविद्या दुर्गमाश्रिता।
दुर्गमज्ञानसंस्थाना दुर्गमध्यानभासिनी। दुर्गमोहा दुर्गमगा दुर्गमार्थस्वरूपिणी।
दुर्गमासुरंहन्त्री दुर्गमायुधधारिणी। दुर्गमाण्गी दुर्गमता दुर्गम्या दुर्गमेश्वरी।
दुर्गभीमा दुर्गभामा दुर्गभा दुर्गदारिणी।
Durgādvātriṃśannāmamālā
(saṅkapa para superação de dificuldades, paz e harmonia na vida)
oṃ durgā durgārtiśamanī
durgāpadvinivāriṇī| durgamachchhedinī durgasādhinī durganāśinī|
durgatoddhāriṇī durganihamtrī
durgamāpahā| durgamajñānadā durga daytialokadavānalā|
durgamā durgamālokā
durgamātmasvarūpiṇī| durgamārgapradā durgamavidyā durgamāśritā|
durgamajñānasaṃsthānā
durgamadhyānabhāsinī| durgamohā durgamagā durgamārthasvarūpiṇī|
durgamāsuraṃhantrī durgamāyudhadhāriṇī|
durgamāṇgī durgamatā durgamyā durgameśvarī|
durgabhīmā durgabhāmā durgabhā
durgadāriṇī|
Um aviso importante: não use o mantra de forma distraída ou
para "impressionar" os amigos, colegas ou mesmo teus alunos. E não
banalize estes ensinamentos divulgando-os sem critério no meio virtual ou
impresso. Descrevo-os aqui para tua
prática pessoal. Saiba receber estes ensinamentos como uma ferramenta muito
especial que o ajudará a entrar em contato com com o próprio Íntimo e com o teu
Guru — que irá, então, instruí-lo, com práticas personalizadas e adequadas ao
teu temperamento e expressão no mundo. Este contato se dará a partir da
purificação e alinhamento que esta prática propicia, a medida em que torna cada
vez mais passiva, a tua personalidade em relação ao Ser.
Para informações mais detalhadas, e
orientação segura, entre em contato comigo (maurizzio_canali@uol.com.br) ou com
o Centro Autorizado de Satyananda Yoga no Brasil (www.satyanandayoga.com.br/site)
0 comentários:
Postar um comentário