Fernando Liguori
A série de artigos «Vida
de Yoga» está sendo escrita para responder inúmeras perguntas enviadas pelos
leitores do blog Yoga Dṛṣṭi. Temas como o propósito do Yoga na vida, a
integração de suas práticas no dia-a-dia de forma equilibrada para que atuem na
mente, corpo e espírito, a relação entre o guru e o discípulo, sādhanā,
disciplina e estilo de vida yogī etc. Nessa direção, o Yoga Dṛṣṭi apresenta o
Yoga na forma de uma medicina sagrada, um remédio em cápsulas a ser tomado
todos os dias. Para nós, Yoga é prática, Yoga é sādhanā, Yoga é estilo de vida,
Yoga é cultura.
Yoga-nidrā no fim do dia
Após a prática de posturas e respirações, tome seu café da manha e comece
o dia. Vá estudar, trabalhar, cumprir suas obrigações e deveres. À noite,
quando chegar cansado após um dia duro de atividades, vá direto para seu quarto
ou um lugar adequado para execução de seu sādhanā e faça uma prática
curta de yoga-nidrā por dez minutos. Você pode contar sua respiração de
trás para frente, do cem ao um. A cada expiração você se empenha em relaxar
mais o corpo. Se essa prática for executada com atenção, em dez minutos o corpo
estará descansado das tensões acumuladas ao longo do dia.
Se não quiser contar sua respiração, você pode fazer a rotação da
consciência por todo o corpo. Sem precisar aplicar todo processo da yoga-nidrā,
apenas deite-se em śavāsana, feche os olhos e comece a visualizar as
diferentes partes do corpo e a partir daí relaxe-as. Faça a rotação da
consciência pelo corpo da mesma maneira como se faz na yoga-nidrā. Um
ciclo basta. Ao terminar dê início aos seus afazeres noturnos: cuidar da
família, jantar, assistir TV, ir a algum aniversário etc. Veja os artigos OsEfeitos do Saṅkalpa na Yoga Nidrā e Yoga Nidrā: Sonho Dinâmico vsRelaxamento Consciente.
Meditação antes de dormir
À noite, antes de dormir, faça pelo menos dez minutos de meditação. Para
uma pessoa comum, o mais indicado é a combinação de duas técnicas meditativas: antar-mouna
e ajapa-japa.
Antar-mouna
A primeira etapa consiste em limpar o material acumulado na mente e
desestressar suas atividades. Através da observação dos pensamentos, sem se
envolver com eles, em uma atitude de testemunha, é possível limpar da mente as
impressões que dominam as faculdades da consciência. Tensões, problemas,
pensamentos sobre a família, sobre o dia que virá etc., apenas limpe a mente
através do testemunho consciente deles por cinco minutos. Observe apenas um
pensamento de cada vez. Após analisá-lo com uma atitude de testemunha, deixe-o
ir e espere o próximo. Veja o artigo Antar Mouna: O Silêncio Interior.
Ajapa-japa
O cinco minutos seguintes consistem em ajapa-japa: consciência da
respiração do umbigo ao centro entre as sobrancelhas. Ao inspirar, visualize a
respiração subindo pelo canal psíquico do umbigo ao centro entre as
sobrancelhas. Ao expirar, visualize a respiração descendo do ponto entre as
sobrancelhas até o umbigo dentro da passagem psíquica. Nesse processo,
mentalmente entoe junto à inspiração e expiração o mantra so-haṃ. Kabir,
o famoso santo indiano, disse que se pudermos praticar o mantra so-haṃ
de modo que ele faça parte integral de cada respiração, inspiração e expiração,
ele nos levará as dimensões mais profundas do ātman e fará com que
escutemos o som interior. Veja os artigos Ajapa Japa e FisiologiaPsíquica do Yoga #2.
Cinco minutos de antar-mouna mais cinco minutos de ajapa-japa
é a meditação a ser feita diariamente. Tensões inconscientes se precipitam na
mente e no corpo quando dormimos a noite. Nesse processo, quando acordamos pela
manha nos sentimos cansados, como se não tivéssemos descansado nada durante a
noite. O resultado é uma sensação de peso durante todo o dia. A meditação
expurga essas tensões. Assim, a consequência da meditação antes de dormir é um
sono profundo, energisante e restaurativo. Quando o sono segue nessa direção,
acordamos pela manha com a mente clara, leve e lúcida.
Uma pessoa comum não precisa praticar meditação por uma hora. Se a prática
for conduzida adequadamente, dez minutos darão o mesmo resultado que um yogī
alcança meditando por oito horas.
Repassando
Mantra-sādhanā no despertar, āsana e prāṇāyāma antes do café da manha, yoga-nidrā
no fim do dia e meditação antes de dormir. Este é o sādhanā semanal para
pessoas comuns. Quando me refiro a pessoas comuns, quero dizer àquelas pessoas
que não têm maiores pretensões no Yoga, que não buscam um aprofundamento
espiritual mais intenso. Nesse caminho, o Yoga pode ser integrado à
rotina diária em várias partes do dia, o que traz um benefício integral para o
corpo, mente, emoções e consciência.
Ṣaṭ-karmāṇi no domingo
Domingo é um dia de descanso, portanto, tire folga do sādhanā da
semana. Mas se possível, execute alguma prática de purificação. Se você conhece
a técnica, faça o kunjal-kriyā.
Kunjal
Kunjal
limpa o estômago, eliminando qualquer traço e sintoma da acidez, gases e muco.
Existem três humores «doṣas» que afetam o corpo: vāta «gases», pitta
«bílis» e kapha «muco». Quando existe desequilíbrio nesses três humores,
nasce a doença. Portanto, se pudermos manter estes três humores equilibrados,
qualquer tipo de doença fica distante de nós. Esse processo de limpeza do
estômago e do esôfago uma vez por semana mantém o corpo livre de toxinas.
Equilibra o processo digestivo e a manutenção do agni, capacitando o
corpo a absorver melhor os nutrientes digeridos. Veja o artigo TiposConstitutivos na Āyurveda.
Jala-neti
Após o kunjal, execute jala-neti, a limpeza das narinas. Jala-neti
é uma prática ONGO: limpa os ouvidos, narinas, garganta e olhos. A poluição que
respiramos durante todo o dia se acumula no seio da face e o resultado disso
são alergias e inflamações nessa região. O clima exerce uma profunda influência
sobre os seios da face, aumentando o processo de alergia e inflamação. Quando
os seios da face estão inflamados, a visão e a região frontal do cérebro são
afetadas. Isso gera uma profunda dor de cabeça que parece se estender por toda
região da face. Portanto, para manutenção da saúde da face e da cabeça, jala-neti
deve ser executado uma vez por semana.
Jala-neti afeta o tecido e os pequeninos e sensíveis nervos dos olhos, ouvidos,
nariz e garganta. Na medida em que a água flui pelas narinas esses nervos e
tecidos são estimulados. Por exemplo, muitos tipos de miopia podem ser
corrigidos pela prática de jala-neti, pois sua execução estimula os
nervos óticos. Com a estimulação dos nervos dos ouvidos muitos dos bloqueios da
audição são dissolvidos, reajustando a capacidade auditiva. Como a prática
estimula os nervos da fronte, enxaquecas e dores de cabeça diminuem
drasticamente. Veja o artigo Sinusite e Rinite: Rotas de Cura Através doYoga.
Essa é sua prática de haṭha-yoga no domingo. Aliado a todas essas
práticas até aqui expostas, ainda há outras que podem refinar nossa natureza e
caráter.
Revisão noturna do dia
Toda noite, antes de se deitar, analise seu dia, desde a hora em que
acordou até o presente momento. O que você fez? Como você lidou com as pessoas,
circunstâncias e situações? Quando você sentiu raiva? Quando você se sentiu
confuso? Quando você se sentiu deprimido, para baixo? Observe cada momento do
seu dia, hora a hora. Se você encontrou problemas em se comunicar com alguém,
sem consciência de culpa ou julgamento, pense: «se eu passar por essa situação
de novo existe uma maneira mais efetiva de lidar com ela?» Nesse caminho,
observe suas respostas e reações a cada situação vivida no dia. Essa análise
leva apenas cinco minutos. No curso do tempo você notará uma melhora no comportamento
de sua mente e isso afetará suas respostas às situações da vida de uma maneira
muito mais refinada. Essa análise é feita após a meditação, deitado na cama,
pouco antes de dormir. Isso é essencial para limpar a mente de todas as
impressões tóxicas acumuladas durante o dia.
Conheça a si mesmo: análise SWAN
Uma vez por semana, quando tiver tempo livre, pegue quatro folhas de papel
e sente-se sozinho em um lugar quieto. Em uma das folhas escreva, sob a sua
perspectiva, as suas virtudes e qualidades. Em outra escreva as suas fraquezas
e limitações. Em outra folha escreva as suas aspirações, ambições e
expectativas. Na quarta folha escreva as suas necessidades reais, não aquelas que
supõe, mas suas necessidades reais para sobreviver, para ser feliz. Desenvolva,
com o tempo, essas quatro listas. Não dá para fazê-lo em apenas um dia. Estou
trabalhando nas minhas faz meses. A cada semana eu avalio todas as listas. Apago
apontamentos e escrevo outros: «não, fiz uma análise equivocada, isso não é
real; é melhor apagar e substituir por isso». Portanto, analise as suas listas
com cautela. Isso levará tempo: um, dois ou três meses, até mais. Dessa
maneira, será capaz de identificar traços na sua personalidade que ainda não conhecia.
Poderá ver com mais clareza suas fraquezas e limitações, mas também olhará com
mais cuidado para suas virtudes. Quando passar por alguma situação no dia-a-dia
onde terá de se confrontar com suas fraquezas e limitações, estará mais
preparado para lidar com a situação e cultivar a qualidade oposta, quer dizer,
a virtude que se opõe a fraqueza e limitação.
Você deve analisar cuidadosamente quais os erros cometidos para tentar corrigi-los.
Isso é jñāna-yoga. Não se trata da questão «quem sou eu?», «sou divino?»,
«também posso transformar água em vinho ou caminhar sobre as águas?» Não é
isso. Trata-se de uma análise acurada sobre si mesmo para identificar os pontos
fracos e corrigi-los, pois eles entravam seu desenvolvimento e criatividade.
Quando terminar as listas, peque um item, por exemplo, a inferioridade e
trabalhe com ele por uma semana. Selecione uma fraqueza e uma virtude. Observe
em que momento a fraqueza lhe afeta e em que momento cultiva e pratica a
virtude. Isso é o que Swāmi Niranjan chamou de «Princípio SWAN»: virtude
[strength], fraqueza [weakness], ambição [ambition]
e necessidade [need]. É uma prática jñāna-yogī onde cultivamos
análise e reflexão escrevemos os traços de nosso caráter e mentalidade atual.
Trabalhe com cada traço individualmente e se em um ano você conseguiu trabalhar
um traço por mês, então em doze meses terá superado doze condições limitantes e
adquirido doze virtudes ou qualidades. Trabalhe com um item de cada vez e
aprenda a gerenciá-lo. A análise SWAN deve ser feita uma vez por semana para
que possa conhecer melhor a si mesmo.
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